Avaliação Métodos Construtivista e Tecnológico.

Patrícia Devetak Pereira

Juliana Mazei Silva

 

Estudos revelam que avaliação e os instrumentos escolhidos dependem do tipo de concepção pedagógica que se assume em um determinado contexto escolar ou ação pedagógica adotada pelo docente. Desta escolha, obtém-se informação sobre o tipo de aluno que se pretende formar, como também direciona as práticas que serão desenvolvidas na escola e esclarece o tipo de projeto pedagógico que orienta a instituição de ensino Por outro lado, é de suma importância avaliar o processo para se perceber os progressos, dificuldades e reorientar as atividades didáticas.  

      Em uma unidade didática estão sempre presente os elementos orientadores que são: os objetivos, os conteúdos, a metodologia e a avaliação, este é um modelo que tem sido bastante orientado pela pedagogia na hora de organizar os planos pedagógicos. Nesta atividade apresentada, faz-se referência a dois modelos: o tecnológico e construtivista. O modelo tecnológico faz uma distinção entre o ensino e aprendizagem a qual o primeiro deve estar subordinado ao segundo, este estudo, contribui para as novas propostas curriculares em que os objetivos específicos devem ser objetivos de aprendizagem, devem esclarecer qual a conduta que se espera do aluno e que avaliar, neste método, supõem observar o que espera do aprendizado ensinado e compreendido.

   Já a concepção no modelo construtivista traz o cognitivo que passa a ser a fundamentação do currículo, para este, os objetivos devem ajustar a conduta e fazer a mediação entre os estímulos recebidos e a resposta esperada. Avaliação, neste modelo, é inacessível a observação direta, o que se percebe são as consequências, indicadores a interpretar diante do objeto avaliado. Ela é subjetiva, pois analisa o grau de maturidade dos esquemas cognitivos a qual depende do avaliador que a interpreta de acordo com seus princípios educativos a qual pode variar de avaliador.

       As pesquisas sobre o currículo por objetivos sustentam que uma atividade avaliativa  sempre parte dos objetivos  e que se deve  sempre tê-lo como meta. Nossa proposta é adequar a situação avaliativa de aprendizagem no método construtivista.  A base deste pensamento consiste em considerar que há uma construção do conhecimento que busca novos conhecimentos, criando condições para que o aluno vivencie situações interativas, construindo novo saberes. Estamos com uma nova geração dominada pela tecnologia que permite, através dos recursos digitais, organizar o pensamento mediante a constituição de esquemas, adaptação a situações novas. Nesta proposta o conhecimento é o resultado da interação entre alunos e o meio.  O ensino usando o  este método é exigido pela  atualidade.

     A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e vem ganhando na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Porém, necessita de preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos, pois a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.

    O professor, que trabalha numa didática interativa, observa gradativamente a participação e produtividade do aluno, contudo é preciso deixar bem claro que a prova é somente uma formalidade do sistema escolar e não ser simplesmente usada como avaliação. Desse modo, entendemos que a avaliação não se dá nem se dará num vazio conceitual, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica.

   Avaliar é mediar o processo ensino/aprendizagem, é oferecer recuperação imediata, é promover cada ser humano, é vibrar junto a cada aluno em seus lentos ou rápidos progressos.

   Sendo assim, devemos relacionar a avaliação da aprendizagem com os diferentes modelos de desenvolvimento curricular que tem sido postos em prática nas últimas décadas e determinar características, possibilidades e limites da avaliação no modelo interpretativo- construtivismo.

Palavras Chave: Avaliação, informação, Construtivismo, tecnológico.

Referências bibliográficas:

BRUSAMARELO, Raquel, OLIVEIRA, Wabney Dantas de, PRIETCH, Soraia Silva,  ROCHA, Carlos Guilherme. A Utilização do Blog como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem para o Ensino Médio na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga. Disponível em http://www.natalnet.br/sbc2006/pdf/arq0199.pdf. Acesso em 20/08/2018.

Coll, C. (1987). Psicologia y Curriculum. Barcelona: Paidós

 

Feliz Natal /MT-23/07/2020