Este trabalho se ocupou de diversas pesquisas direcionadas na avaliação no Ensino Superior no Brasil atual, tendo como eixo central duas vertentes, a dimensão da avaliação formativa e a dimensão de políticas públicas. Elencamos entre os objetivos examinar ambas as dimensões e as perspectivas do Ensino Superior no Brasil.
Optamos para usar como metodologia a pesquisa bibliográfica no qual ao longo desta trajetória se configurou em quatro capítulos e as discussões e conclusões.
Nossa fundamentação teórica apoiou em estudos de Demo (2006), Juliatto (2005), Zabala (2007) e Stallivieri (2009) no qual buscou aclarar e responder de que forma as dimensões da avaliação formativa e de políticas públicas contribui para o Ensino Superior no Brasil atual? Para além de revelar a contribuição de ambas às dimensões, percebemos que elas são indispensáveis no cenário educacional, pois a priori está inserida em qualquer esforço realizado na implantação de uma avaliação que tenha o objetivo de alcançar a excelência.