Alfredo José de Almeida Neto, Ana Manoela de Oliveira Leite,

Ariângela Teixeira Cavalcanti da Fonseca, Flávio Pereira da Silva,

Ivone Maria Correia de Lima, Maria Janeide deOliveira Silva, Rosilene Luís da Silva E

Verandilson Ferreira Zuza[1]

Prof.ª Dra. Jedida Melo[2]

Introdução

Neste estudo buscamos mostrar que Avaliação Institucional é uma ferramenta que visa a melhoria da qualidade do ensino superior,com articulação do planejamento e das ações acadêmica - administrativa que possibilita a identificação de problemas e tomada de decisões para corrigi-los.Está regulamentada através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior(SINAES) que foi criado em 2004 com a finalidade de avaliar as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes,com um olhar prioritário que busca melhorar o mérito,o valor das instituições além de orientar a expansão,respeitando o perfil da instituição e a sua autonomia.É através de seus indicadores que podemos ter uma visão da qualidade de cursos e instituições de ensino superior no país.

Desenvolvimento

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior(SINAES) vem trazendo de forma bem cristalina reformulações nas políticas de avaliação para o ensino superior.Esse sistema possui vários instrumentos como avaliação externado Exame Nacional do Desenvolvimento dos Estudantes(ENADE),autoavaliação,avaliação dos cursos de graduação, entre outros. O instrumento de autoavaliação é feito através de um questionário elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP) e pela Comissão Nacional de Educação Superior(CONAES),já a avaliação externa é realizada por um instrumento de Avaliação Institucional do Ministério da Educação.

Avaliação Institucional Externa se dá através da Portaria nº92, de janeiro 2014,que estabelece meios para essas conjecturas,utilizando indicadores importantes que são:Evolução institucional sob processos de planejamento,Projeto de autoavaliação institucional,Participação acadêmica,Análise e divulgação dos resultados,Elaboração do relatório da autoavaliação.Diante do exposto estes indicadores fazem essa avaliação com objetivo básico para provar,os questionários dos estudantes e dos coordenadores dos cursos,entre o planejamento e avaliação,atendendo as necessidades de ação acadêmicas de forma efetiva para que a comunidade acadêmica apresente seus resultados, análises, reflexões. Avaliação deve ser uma atividade sistemática e permanente que resulte em aspectos pedagógicos, políticos e administrativos um processo integrado para melhoria da qualidade institucional em todos os aspectos. O resultado dessas avaliações serve para orientar as instituições na formulação de políticas institucionais,no planejamento e gestão universitária.

Conclusão

Constituindo-se um processo necessário ao cotidiano das universidades, a Avaliação Institucional como instrumento de gestão,permite o monitoramento necessário a produção de conhecimento,identificação de problemas e deficiências,no sentido de identificar os aspectos mais vulneráveis e que devem ser melhorados na instituição, possibilitando evolução pedagógica nas atuações internas e/ou externas tendo como efeito a melhora no ensino e diretamente na qualidade de vida.Assim a comunidade acadêmica deve manter sempre articulados os processos administrativos e pedagógicos tendo a avaliação como meio de alencar melhorias para instituição de forma continua em busca da excelência.

Referência Bibliográfica

NUNES, E.B. L. L. P. et. Al., Planejamento e Avaliação Institucional: um indicador do instrumento de avaliação do SINAES, 2017.

[1] Mestrandos em Ciências da Educação com Ênfase em Saúde – FICS

[2] Doutora em Educação – FICS