CLÉSIA DE ANDRADE OLIVEIRA

1. RESUMO

Existem diferentes maneiras de ensinar, e de conduzir o processo de ensino aprendizagem, de relacionar com o aluno e de percebo lo, sendo estas determinadas através das convicções de cada educador.

Isso nos leva a entender, portanto, que existem também diferentes formas de se avaliar o processo de construção de conhecimento do aluno.

Por este peculiar motivo a avaliação pode ser encarada sob diferentes ângulos, sob diversas formas ópticas, claro que isso vai depender sempre do tipo de ação educativa adotada e da visão do educador sobre o que é ensinar e aprender.

Assim sendo este trabalho tem como objetivo analisar a função e a funcionalidade real da avaliação no que se refere á prática pedagógica, buscando compreender a relação entre currículo e avaliação, e a postura do professor diante do processo avaliativo escolar.

Palavra chave:.Avaliação e Função Pedagógica

2. INTRODUÇÃO

Discutir a avaliação pressupõe compreender a concepção de formação dos processos de ensino e aprendizagem e como esses são organizados e levados á sala de aula. Nessa perspectiva, a avaliação passa a ter o caráter de acompanhamento tanto da aprendizagem como do ensino, passa a ser pensada de maneira democrática, atuando como caráter de orientação pedagógica, do processo de ensino aprendizagem, dando bases de para que o professor reconheça quais mudanças que devem ser introduzidas progressivamente neste processo, no intuito que todos os alunos aprendam de forma significativa; Como afirma Luckesi “[...] A avaliação educacional, em geral, e a avaliação de aprendizagem escolar, em particular, são meios e não fins, em si mesmas, estando assim delimitadas pela teoria e pela prática que as circunstancializam. Desse modo, entendemos que a avaliação não se dá nem se dará num vazio conceitual, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica. (LUCKESI, 1995, p. 28). Este é o verdadeiro significado da avaliação! Como instrumento do processo educativo, onde permite momentos de construção e reconstrução do conhecimento tanto para o docente, como para o discente, através de estratégias diversas. Cabe ao professor fornecer condições aos alunos, com propostas e intervenções adequadas ás diversas condições socioculturais, ás suas aptidões e limitações, considerando as diferenças cognitivas de cada alunos, para que o processo de ensinar e aprender se efetue plenamente. [...]