AVALIAÇÃO DO NIVEL DE CONHECIMENTO AOS FUNCIONÁRIOS DA ÁREA CLINICA SOBRE INSTRUMENTOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA SAÚDE NO HOSPITAL GERAL DE MAVALANE NO II SEMESTRE DE 2011 DE SETEMBRO Á NOVEMBRO

RESUMO

Os níveis de comunicação permitem a circulação em escala planetária das informações. É dentro desta sociedade global, gerada pela expansão e pela transformação. Os avanços na área da informática e robótica e as mudanças nos hábitos dos funcionários consumidores em direcção a produtos e serviços mais personalizados, encontraram na criatividade maior manipulação e flexibilidade do conhecimento e da informação por parte dos Gestores ou Administradores.

Em 2005 o DIS (Departamento de Informação para Saúde) iniciou um processo de actualização, expansão e modernização dos instrumentos do Sistema de Informação para Saúde constituindo assim um objectivo geral e orientador do Plano a Médio Prazo nesta área. Desde modo foi dedicada atenção particular à revisão e/ou desenho dos instrumentos do SIS de modo a torná-los mais apropriados aos conteúdos dos programas e serviços, ao ciclo de planificação integrado

Foi realizado um estudo  Esploratório-Descritivo no periodo de Setembro a Novembro de 2011 Hospital Geral de Mavalane  na Cidade de Maputo com objectivo de se Avaliar o nível de Conhecimento dos Funcionários da área clínica sobre Instrumentos do SIS. Foram entrevistados  56 funcionários  com tempo de serviço no Hospital que variou entre 1 a 25 anos distribuidos em 73.2%(41) do sexo Feminino e os restantes do sexo Masculino.

Por outro lado, analisou˗se e intrepretou˗se os dados, usando como suporte os programas estatisticos SPSS v.13 e Microsoft Excell 2003 e 2007.

 Em relação ao conhecimento sobre os Instrumentos de SIS cerca de 71% dos inquiridos foram unânimes em afirmar que nunca tiveram capacitação nesta matéria o que revela um conhecimento baixo.

Este estudo recomenda o treinamento dos clínicos em matéria do Sistema de Informação para Saúde para aplicação correcta dos Métodos Estatistico.

PLAVRAS CHAVES  Conhecimento, Sistema de Informação para a Saúde e Instrumentos

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho do fim do curso de Técnicos de Estatística Sanitária, constitui uma base de aquisição de conhecimento técnico˗científico sobre o SIS e uma etapa inicial nesta área. Espera˗se que os resultados deste estudo sirva de base para esclarecer as causas de uso inadequado dos Instrumentos de SIS nos Hospitais em Moçambique.

A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde –SIS como um mecanismo de colecta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planear, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação, e inclusive recomendações para a acção.

Em 2005 o DIS (Departamento de Informação para Saúde) iniciou um processo de actualização, expansão e modernização dos instrumentos do Sistema de Informação para Saúde constituindo assim um objectivo geral e orientador do Plano a Médio Prazo nesta área. Desde modo, foi dedicada atenção particular, à revisão e/ou desenho dos instrumentos do SIS de modo a torná-los mais apropriados aos Conteúdos dos Programas e Serviços, ao Ciclo de Planificação integrado.

O MISAU PE-SIS (2009-2014 P 22) salienta que para um melhor funcionamento do SIS é necessário estimular a capacitação dos profissionais envolvidos em todo o ciclo de SIS, desde a colheita dos dados, passando pelo processamento, disseminação ate ao uso das informações. Por um lado, para um melhor aproveitamento dos recursos, sugerem-se que sejam realizados capacitações em cascata, e profissionais do nível central repassem seus conhecimentos para equipa das províncias, estes para os distritos e posteriormente capacitarão as unidades sanitárias. Mèdico-chefe do nível distrital e provincial como pilar para a gestão da qualidade dos dados, os clínicos das US como produtores dos dados, devem sempre ser envolvidos no processo de capacitação. [...]