INTRODUÇÃO

As Redes Sociais têm despontado como plataformas primordiais para a comunicação nos últimos anos, especialmente no Brasil. Redes como Instagram, YouTube, Twitter, Facebook, entre outras, ganham cada vez mais espaço nas vidas dos brasileiros e nas suas formas de se comunicar. As empresas, por sua vez, precisam se adaptar e se inserir nos novos espaços, para permitir o seu crescimento e a sua existência. Órgãos públicos, ONG’s e as mais diversas entidades também se apropriam desse espaço virtual para exibir e expandir suas atividades. Em pesquisa realizada pela Cuponation, o Brasil está entre os 3 primeiros países nos quais as pessoas costumam ficar mais de 9 horas por dia navegando na internet. Além disso, está entre os dois primeiros no ranking da população que passa mais tempo nas redes sociais, sendo, em média, mais de três horas por dia. (https://www.cuponation.com.br/insights/instagram2019) Este estudo será voltado para a análise da Universidade Federal do Cariri, cuja sede está localizada na cidade de Juazeiro do Norte, interior do Ceará. Fundada em 2013, a Universidade possui campi em 5 cidades da Região do Cariri, ofertando 23 cursos de graduação, além das especializações, mestrados e doutorados. A Universidade possui presença oficial nas seguintes redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Flickr. O seu acervo, iniciado em 2015, conta com centenas de publicações que buscam a promoção dos serviços da Universidade, bem como divulgações de interesse institucional. Sendo assim, o fator a ser estudado neste trabalho, em específico, é a presença da Universidade Federal do ambiente digital, com foco específico de análise de postagens nas redes sociais Facebook e Instagram, observando o alinhamento entre elas. As observações realizadas permitiram uma análise a respeito do comportamento desses meios, da sua interação e do alcance atingido pelas plataformas (o que modifica, de uma forma geral, a relação da Universidade com o público-alvo que pretende atingir). Essa análise levou em conta fatores como: convergência de postagens, estratégias, abordagens, uso de ferramentas disponíveis, diferenças entre as duas plataformas, e a efetividade de alcance de cada meio. Os resultados apresentados apontam, de uma forma geral, a convergência entre as diversas plataformas utilizadas, que tem em seu escopo o alcance do público e a conversão, bem como a mobilização social em torno do assunto.

OBJETIVOS

O objetivo geral desta pesquisa é compreender como funciona a convergência midiática entre as plataformas de Redes Sociais utilizadas pela empresa e as estratégias de comunicação. Parte-se, assim, da premissa que toda comunicação transmite uma mensagem e que esta pode se manifestar sobre diferentes aspectos, em diferentes plataformas e, ainda assim, manter entre elas um diálogo convergente. Como será enfatizado no tópico referente à Redes Sociais, essa convergência permite benefícios a missão e a visão da entidade, que serão descobertos e analisados durante a análise dos resultados. O que será considera para fins desta pesquisa será o discurso produzido nos diferentes meios; a mensagem que pretende ser transmitida (e, consequentemente, o teor publicitário presente na mesma). Como plataformas de Redes Sociais que serão analisadas estão: Facebook, Instagram, YouTube e Flickr. A partir desses elementos, a proposta presente buscará compreender os elementos e as convergências midiáticas que foram apresentadas no período, e qual a relação existente entre elas. Em síntese, essa pesquisa pretende responder as seguintes questões: • Há convergência entre as Redes Sociais da entidade estudada? • Qual o agendamento do marketing (temática recorrente) e como ela está presente nas redes sociais? • A percepção da comunicação da entidade com o uso das Redes Sociais.

REVISÃO DE LITERAURA

1. MARKETING E A PUBLICIDADE NAS REDES SOCIAIS

O marketing, antes de tudo, é a forma de organização de informações, de ações e de serviços e de uma distribuição coerente de ideias que são produzidas pelos colaboradores da empresa, trazendo assim resultados satisfatórios para ambas as partes (Holley et al, 2011). Ou seja, para esse autor, a finalidade inicial das atitudes tomadas pelo setor de marketing, bem como os seus produtos, marketing é que ocorra a geração de resultados satisfatórios, fazendo uso das potencialidades, conhecimentos e capacidades da entidade em questão. Indo além, o marketing também busca uma comoção ideológica dos colaboradores, da entidade como um todo, entendendo todo o conjunto interno e externo como um receptor orgânico de conhecimentos, capazes de aderir, se identificar e de corroborar com a marca em questão. Dessa forma o autor Las Casas (2012) simplifica esta definição afirmando que o marketing nada mais é do que uma atuação dentro do mercado. O autor ressalta que não é possível definir o marketing unicamente como uma propaganda de um produto ou serviço, ou até mesmo defini-lo apenas como vendas de bens, embora ele seja simplista no seu conceito inicial, ele alerta que o marketing é uma ferramenta essencial para uma organização alcançar seus objetivos e adquirir mais clientes. Esse alcance dos objetivos, bem como a atração de mais clientes, não pode ser feito simplesmente apresentando os produtos disponíveis, as ações realizadas, e esperar que o público-alvo simplesmente se interesse por eles. Numa sociedade cada vez mais competitiva, a mera oferta não basta para satisfazer as necessidades dos clientes, que procuram outras formas de satisfação pessoal: sejam elas por encantamento, por qualidade no atendimento, preço, vantagens além da compra, ou outras que a empresa possa ofertar. Essa linha de pensamento segue o exposto por Czinkota et al.(2001, p.28) “caracteriza a era do marketing como muito importante na identificação e satisfação das necessidades e dos desejos do consumidor”. Para Moore e Pareek (2008), o marketing é um instrumento que fortalece a capacidade das organizações de identificar as necessidades dos seus consumidores, aumentando a qualidade do que é ofertado de serviço, qualidade e eficiência [...]