Adailton Joaquim dos Santos[1]

Dynalle Frances de Souza1

Francimar Maria da Silva Costa1

Francineide Maria Silva Vasconcelos1

João Cristovão de Melo Neto1

Meire Aparecida Nunes de Melo Lima1

Mylene Gomes Silva Santos1

 

Prof.ª Dra. Jedida Melo[2]

 

Introdução

Este artigo tem como objetivo identificar e avaliar os instrumentos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES) com a implementação das ferramentas avaliativas na busca da melhoria da qualidade do ensino superior no Brasil, no intuito de buscar alternativas para as fragilidades no planejamento institucional existentes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, baseada na analise do artigo: Planejamento e avaliação institucional: um indicador do instrumento de avaliação do SINAES. A proposta deste estudo é relevante no tocante a busca de estrutura de qualidade, na melhoria do ensino de pesquisa e extensão.

Desenvolvimento

O estudo tem como finalidade a melhoria do ensino superior a avaliação institucional, é um instrumento de planejamento e de ações acadêmico – administrativos da melhoria institucional (NUNES, et al 2017).

Os fundamentos avaliativos envolvem: avaliação dos estudantes por meio do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE), avaliação instrucional e corpo docente.O ENADE identifica no aluno suas fragilidades, mostrando onde o curso está faltante, classificando disciplinas a serem reforçadas, bem como vitrine do curso. A avaliação instrucional e do corpo docente, expõe a qualificação, capacitação e atualização do professor, bem como a infraestrutura do laboratório e tecnologia a serviço do funcionamento legal.A instituição não tem apenas a função de se adequar as leis, a cobrança com custeio do desenvolvimento de capacitações dos professores com incentivo monetário, com planos de cargos e salários.

A autoavaliação coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), orientada pelas diretrizes e roteiro de autoavaliação constituído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).A análise global da autoavaliação divide em cinco eixos:

1 – Planejamento e avaliação institucional;
2 – Desenvolvimento institucional;
3 – Politicas acadêmicas;
4 – Politicas de gestão;
5 – Infraestrutura física.

Conclusão

Contudo é mister que avaliação é ferramenta importante para melhoria da qualidade de ensino ministrado pelas universidades. Salienta-se que as análises bem concebidas e realizadas com comunidade interna e externa, fornece contribuições necessárias ao cotidiano das instituições, avançando no processo de qualificação buscando eficácia e eficiência do produto final.

Referência Bibliográfica

NUNES, E.B. L. L. P. et. Al., Planejamento e Avaliação Institucional um indicador do instrumento de avaliação do SINAPES. 2017

[1] Mestrandos em Ciências da Educação – FICS

[2] Doutora em Educação – FICS