Avaliação de projetos sociais deve ser considerada como a principal ferramenta de aferição por parte das entidades sociais em seus projetos desenvolvidos. Verificar se os objetivos do projeto social estão sendo atendidos provoca na equipe responsável oportunidade de constatar se a entidade está cumprindo com sua missão maior, aquela que se propusera por ocasião de sua fundação. Por ocasião da elaboração de um projeto social deve-se especificar os procedimentos de avaliação e determinar quais serão seus indicadores nas várias etapas que o projeto apresentar. Assim, se faz necessário dominar um vocabulário comum, palavras que ditas pelos integrantes de uma equipe tenham o mesmo significado para todos. Para falar em avaliação de projetos áqueles que não são especialistas e, estão envolvidos direta ou indiretamente com projetos sociais e queiram tirar proveito do aqui apresentado, sugerimos que leiam com atenção e, procure entender o significado de cada termo técnico.

O Glossário aqui apresentado foi compilado do “Manual de Avaliação de Projetos Sociais do IAS – (Instituto Airton Senna)”. – Editora Saraiva.

AVALIAÇÃO – Processo de delineação, obtenção e fornecimento de informações úteis ao julgamento de alternativa de decisão sobre determinado objeto.

PROJETO – Empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de orçamento e de tempo.

MARCO ZERO – Análise situacional da realidade – inicio da ação.

AVALIAÇÃO FORMATIVA – Avaliação durante a implementação do projeto, reflexão sobre a dinâmica do funcionamento e suas relações com o público alvo.

INTERESSADOS – Clientes e parceiros no projeto.

PERGUNTA ORIENTADORA – Perguntas respondidas ao final da avaliação.

INDICADORES – São elementos concretos que indicam a medida de sucesso ou fracasso em relação aos resultados esperados.

Com o vocabulário apresentado, entendemos a importância sobre a avaliação de projetos e de como ela é importante para o financiador dos recursos.

 

Nádia Januário

Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em Gestão de Pessoas