Resumo

O presente trabalho científico, tem como tema “Avaliação de Desempenho como Ferramenta de Rendimento do Profissional na Electricidade da Moçambique: Caso Cidade de Xai-Xai (2016 à 2018) ”. Com o mesmo, pretende-se analisar a importância da ferramenta de AD como processo que possa facilitar a gestão e rendimento do profissional dentro da EDM- ADX. O seu desenvolvimento foi feito na pretensão de responder ao problema: “Como utilizar a ferramenta de AD para ajudar a EDM-ADX a gerir o desenvolvimento e o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores?”. Uma AD subjectiva, faz com que as classificações sejam subjectivas, em função da afinidade entre o avaliador e o avaliado, e consequentemente, não se alcancem os objectivos para os quais foi implantado, que é identificar o estágio de desempenho dos profissionais e da organização. Esta pesquisa é qualitativa, exploratória, desenvolvida com o recurso ao método do estudo de caso e hipotético – dedutivo, apoiando-se as técnicas: Entrevista, análise documental e bibliográfica, numa amostr de 67 trabalhadores da EDM-ADXo modelo de AD implantado na EDM- ADX, que é o de Escala Gráfica, não é o modelo adequado segundo os testes dos questionários, daí que convidamos por isso que, antes de pensar o modelo de AD, ser necessário, identificar quais as políticas, crenças e valores adoptados e praticados na empresa e que premissas fundamentam essas políticas.


Palavras-chave: Avaliação de desempenho, Rendimento.


CAPÍTULO I: CONTEXTUALIZAÇÃO


Introdução


O presente trabalho de pesquisa, visa essencialmente abordar da Avaliação de Desempenho como Ferramenta de Rendimento do Profissional na Electricidade da Moçambique, concretamente na Cidade de Xai-Xai, num período compreendido entre 2016 à 2018. Avaliação de Desempenho é a sistematização de comportamento do indivíduo na função que ocupa, suportada na análise objectiva do comportamento do homem (ROCHA, 1997). A avaliação de desempenho tem como objectivos: organizar a política de promoções; organizar  a política salarial; ter funcionários motivados, entre outras atribuições.


E neste contexto que surge o presente trabalho de pesquisa, que visa analisar a importância da ferramenta de AD (Avaliação do Desempenho) como processo que possa facilitar a gestão e a análise do desempenho do profissional dentro da EDM-ADX (Electricidade de Moçambique da Área de Distribuição de Xai-Xai), no qual pretende-se identificar as ferramentas de gestão utilizadas no processo de avaliação na EDM-ADX; verificar as etapas e métodos de AD e seu objectivo, demonstrar como é que a avaliação melhora o desempenho humano dentro das organizações, analisar os erros de AD mais comuns no modelo de AD utilizado pela EDMADX; e assim como descrever sugestões que possam melhorar ou minimizar os efeitos negativos do processo de AD na EDM-ADX


No concernente à organização do mesmo, além do próprio primeiro capítulo, que compõe a introdução, delimitação do tema, problematização, objectivos geral, específicos, justificativa (motivação), é constituído por mais quatro capítulos.


No segundo capítulo, é feita a revisão da literatura, que serviu de base para o desenvolvimento da monografia, apresentando-se os conceitos de avaliação de desempenho, gestão de diagnóstico e análise do desempenho do profissional na electricidade de Moçambique.


O terceiro capítulo tem como principal propósito apresentar a Metodologia utilizada na recolha de informação.


No quarto capítulo são apresentados, analisados e interpretados os resultados da entrevista


aplicado no campo de estudo. Por fim, as conclusões, limitações do estudo e perspectivas de trabalho futuro, fazem parte do quinto capítulo e por fim a referência bibliográfica.


Quanto às metodologias e técnicas de pesquisa de dados, o trabalho científico em causa, do  ponto de vista abordagem do problema, a pesquisa será qualitativa; quanto ao procedimento técnico, será usada a pesquisa bibliográfica, método de estudo do caso e hipotético-dedutivo; do ponto de vista objectivo, a pesquisa usada será descritiva e explicativa, fontes internéticas, questionário, entrevista e também a comunidade académica em geral. O trabalho científico em causa, para ser um trabalho consumado, vai abrir um espaço da sua abordagem.