AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS EM UM AMBIENTE DE TRABALHO ADMINISTRATIVO

RESUMO

As aplicações dos conceitos de ergonomia se tornam ainda mais necessários, pois os problemas relacionados às posturas desconfortáveis são maximizados, principalmente nas atividades com grande dispêndio de energia e movimentos repetitivos. Com ambientes destinados à realização de atividades laborais predominantemente administrativas, os escritórios devem ser espaços preparados para atenderseus usuários em condições de conforto ambiental.A metodologia adotada no desenvolvimento do trabalho foi por meio de uma pesquisa exploratória realizada na área operacional administrativa de colaboradores terceirizados da empresa Petrobras que teve como propósitoavaliar alguns parâmetros relacionados à Segurança, Medicina e Saúde do trabalhador, identificando os aspectos ergonômicos e métodos de trabalho.A ergonomia se preocupa com os fatores psicofisiológicos objetivando a segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores em seus relacionamentos com os sistemas produtivos. É importante a caracterização dos aspectos ergonômicos em um escritório e a garantia de modificações do meio nas adaptações dos trabalhadores às atividades diárias. O presente estudo possibilita um melhor entendimento aos colaboradores quanto à obediência às normas de segurança, postura profissional,comprometimento e mudanças de paradigmas, de forma a reduzir os riscos de acidentes e problemas de saúde, melhorando com isso a qualidade de vida laboral e pessoal dos colaboradores do setor administrativo.

 INTRODUÇÃO

Devido a péssimas condições de trabalho no âmbito das indústrias e mesmo administrativos, o trabalhador tem apresentado problemas como: fadiga muscular, desmotivação, dores musculares entre outros fatores decorrentes da carência ergonômica no ambiente interno (MONTMOLLIN, 1990).

O autor Ilda (1993), define a Ergonomia como o estudo da adaptação dotrabalho do homem, porém se entende Ergonomia como “o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho”.

Ergonomia é hoje, uma das ciências de grande atuação nos mercadosnacionais e internacionais, desta forma, vem sendo solicitada, cada vez mais aatuar na análise de reestruturação produtiva, seja de produtos ou serviços.A questão de postura corporal temaos longos dos anos deixados muitos colaboradores com sérios problemas musculares e tais fatores são relacionados diretamente ao tipo e modo de trabalho em que cada pessoa exerci suas funções.

As posturas corporais são o iceberg dos problemas causador de lombalgias e outros fatores de dores musculo esquelético de afastamento do trabalho.

1.2 OBJETIVOS     

1.2.1 Objetivo Geral

- Propor melhorias no espaço de trabalho para melhorar as condições ergonômicas dos colaboradores.

1.2.2 Objetivos Específicos

- Identificar junto aos colaboradores em suas atividades as condições de posturas com grau de risco na saúde e segurança ocupacional sob o enfoque ergonômico dos trabalhadores administrativos.

- Avaliar as condições de trabalho dos funcionários administrativos sob o enfoque ergonômico nas suas atividades diárias.

- Analisar com os trabalhadores as condições ergonômicas envolvidas nas áreas administrativas.

- Propor sugestões de melhorias nas atividades administrativas em geral.

  1. ERGONOMIA

 O termo ergonomia é derivado das palavras gregas “ergon” (trabalho) e “nomos” (regras). Não existe uma história propriamente dita sobre ergonomia; Os primeiros estudos sobre o homem em atividade profissional foram realizados por engenheiros, medico do trabalho e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. (CHIAVENATO, 1999).

O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857, pelo polonês W. Jastrzebowski, que publicou um artigo intitulado “Ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência da natureza”.  Este trabalho porem so veio ser reconhecido de fato no ano de 1960 na Inglaterra através de grupos de pesquisas que se auto intitulava “ErgonomicsResearchSociety"

Devido a não utilização de técnicas ergonômicas, notou-se que o trabalhador tem apresentado problemas como: fadiga muscular, desmotivação, dores musculares entre outros fatores decorrentes da carência ergonômica no ambiente interno. (VIDAL, 1997).

Desse modo, as organizações estão a cada dia, identificando as necessidades dapresença de ergonomistas, seja como consultor externo ou colaborador direto, para que intervenha no desenvolvimento dos projetos. O papel desse profissional consiste em fornecer instancias sobre sua visão dos problemas ergonômicos, participar de decisões técnicas, contribuir para o desenvolvimento detransformações das atividades futuras dentro da ergonomia, propor a implantaçãode uma estrutura ad-hoc(grupo de acompanhamento), onde serão tratados pontospolêmicos, procurando os métodos específicos de ergonomia para um trabalhoconfortável.O procedimento ergonômico é orientado pela perspectiva detransformação da realidade, cujos resultados obtidos dependerão em grande parteda necessidade de mudança. Mesmo que o objetivo possa ser diferente de acordocom a especialização de cada pesquisador, o objeto do estudo não pode serdefinido a priori, pois sua construção depende do objetivo da transformação.   (GARCIA, 2007).

De acordo com Dull (2004), há grandes vantagens para as empresa em implantar um programa de ergonomia: são elas;

  • Fornecer os dados para elaboração de Manuais;
  • Normas e Procedimentos para trabalho;
  • Racionalizar as tarefas;
  • Minimizar os dispêndios energéticos;
  • Melhorar o nível de conforto do ambiente do trabalho;
  • Corrigir posturas dos trabalhadores;
  • Minimizar a ocorrência de doenças ocupacionais oriundas dos postos de trabalho;
  • Reduzir despesas com tratamentos médicos e cirúrgicos;
  • Reduzir ações trabalhistas;
  • Reduzir o estresse ocupacional;
  • Reduzir o Absenteísmo;
  • Fornecer dados atualizados para o treinamento do pessoal e da hierarquia;
  • Atender a legislação trabalhista.

Na visão de Grandjean (1998) "a ergonomia pode ser definida como a ciência da configuração das ferramentas, das máquinas e do ambiente de trabalho. O alvo é a adequação das condições de trabalho às capacidades e realidades das pessoas que trabalham". O autor observa que o objetivo da ergonomia é contribuir para a concepção ou a transformação das situações de trabalho, tanto com relação aos seus aspectos técnicos como aos sócios organizacionais, a fim de que o trabalho possa ser realizado respeitando a saúde e a segurança dos homens e com o máximo de desconforto e eficácia.

 A responsabilidade permanente de todos que diretamente estão na linha de produção é melhorar o desempenho das operações, na busca da qualidade com eficiência e sem danos à saúde dos colaboradores, sejam físicos ou psicológicos.

 2.1 -ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO

 Os escritórios hoje são donos de 70% dos casos de registros de doenças profissionais e ou ocupacionais como LER e DORT. (COUTO, 1995). Diz ainda, que qualidade esta sobre 4 prismas, são elas; Condições mínima de vida digna, condições do meio urbano em que se vive, qualidade de vida no trabalho e os aspectos pessoais. Sendo assim olhando por este subjetivo, qualidade de vidatraduz o grau em que as pessoas se sentem competentes para atuar física, emocional e socialmente, a julga de vidas dignas de serem vividas.

As causas que levam às doenças do trabalho podem ser múltiplas e variadas. No entanto, grande parte dos casos são ocorridos devido ao uso excessivo e repetitivo de determinadas articulações do corpo. Outros fatores que contribuem para o aparecimento de lesões podem ser destacados: ausência de pausa durante a jornada de trabalho, postura inadequada, bem como móveis e equipamentos inadequados, jornada prolongada de trabalho, sustentação de peso, dentre outros. Podemos citar como doenças ocupacionais as tendinites, Cistos sinoviais, Epicondilites, Bursites. (WEEDMEERSTER, 2002).

A decisão de investir em algum tipo de ergonomia deve ser tomada pela área competente, observando os custos do empreendimento e treinamentos permitindo harmonia entre trabalho e trabalhador. A etapa de montagem busca uma seleção de fornecedores onde serão definidas as formas de posto de trabalho, chamadas profissiogramas, e nesta etapa é fundamental a participação da ergonomia para definir a organização do trabalho e a formação do pessoal (GONTIJO, 1990).

De acordo com Blucher (2004) com a análise ergonômica nos ambiente de trabalho, principalmente para quem desenvolve suas atividades laborais em escritório são agravantes para o aumento do numero de doenças ocupacionais, que são causadas pelos abaixo:

  • Exigência de postura inadequada;
  • Utilização de mobiliário inadequado;
  • Imposição de ritmo excessivo;
  • Jornada de trabalho prolongada;
  • Trabalho em turno e noturno;
  • Monotonia e repetitividade.
  • Além destes riscos as condições de avaliação do ambiente de trabalho faz parte da ergonomia também:
  • Nível de iluminação;
  •  Temperatura;
  •  Ruído;
  •  Reflexos e
  •  Stress físico e ou psíquico

Nos escritórios existem registros de doenças profissionais desde 1716 quando Romazzini o pai da medicina do trabalho, descreve como “a doenças dos escribas e dos notários” caracterizados pela fadiga, dor e declínio acentuado do desempenho profissional. A relação Homem-máquina que já trouxe enormes benefícios a humanidade também trouxe um grande número de vitimas sejam elas os portadoresde doenças profissionais incapacitantes ou aquelas que cuja capacidadefísica foiatingida.

[...]