Avaliação da Aprendizagem – Um momento de reflexão acerca das expectativas na escolarização

Por: Sydney Pinto dos Santos[1]

Matrícula: BRFPMME1987643 (Curso de Mestrado)

 

É notório e significativo que, quando nos concentramos nossos esforços unicamente na questão da resolução do "exame", pouco se faz ou aproveitamos do contexto que implica algumas análises mais profundos de certos temas.

Assim, quando discutimos nossas sugestões, proposições e ideias dentro das expectativas de determinados assuntos, percebemos que há muito mais aproveitamento e contribuição, pois a reciprocidade nos diálogos, faz com que haja um englobamento de nossas ideias, as quais irão se "encaixando" paulatinamente, e dando assim um corpo sadio, concreto e eficiente ao que buscamos, que é a aprendizagem dentro de um contexto maior e agregado de valores e conhecimentos diversos.

Todavia, a respeitabilidade diante dos inúmeros posicionamentos acerca da aprendizagem, são extremamente válidos, quando transportamos para o discente este valor imensurável, já que entendo que os reflexos do processo ensino - aprendizagem, mesmo não sendo estanque, mas sim tendo seus reflexos no futuro através daqueles que interagiram conosco no aprender e apreender, certamente pode ser considerado os resultados mais notáveis e palpáveis.

Logo, entendemos que nosso conhecimento não é definido por uma "cultura" inerte e pragmática, mas somada a um possível caminho dinâmico, flexível e criativo, onde as situações diversas e as possibilidades intervenientes de mudanças, acontecem no dia a dia, nas diferentes sociedades e dentro de um conjunto de variáveis que contextualizam nossas necessidade e por conseguinte requerem soluções plausíveis; e que as vezes somente é possível se alcançada através de uma escolarização-educação democrática, acessível e somada com esforços diversos, entre Estado, família, escola e a sociedade.

 

 

 

[1] Pedagogo e professor da rede pública de ensino de Prainha Pará. Mestrando em Educação com Especialização em Educação Superior (FUNIBER/UNIB)