Avaliação da aprendizagem segundo Luckesi

Segundo Marcos Cezar de Freitas, da Cortez Editora, o professor Cipriano Carlos Luckesi, Mestre em Ciências Sociais e Doutor em Educação, tem estudos seminais que caracterizam por nos chamar a atenção por que não foram pensados até agora a respeito daquele tema. O sentido é que sempre nos falta o conhecimento.

Consoante Luckesi, a prática pedagógica em nosso país necessita de cuidados, ou seja, seja no planejamento, seja na execução, seja na avaliação. E, nosso esforço como um profissional ou como teórico da área da avaliação, nós todos educadores consigamos juntar o ato de avaliar, com o ato de planejar, com o ato de executar.

Aliás, os três atos formam um todo que é o ato pedagógico. Em nossa tradição, infelizmente, o ato de avaliar tem sido praticado de forma em separado ao ato pedagógico. E nossa proposta seria por em insistência que esses componentes formem um todo. O livro publicado pela Editora Cortez: Avaliação da Aprendizagem – Componente do Ato Pedagógico, está estruturado em três partes:

Primeira parte que trata do ato pedagógico, ou seja, o projeto pedagógico e mais as mediações para se executar e se realizar o ato pedagógico. A segunda parte trata da metodologia, da prática da avaliação; então, o que seria a avaliação; dos desvios que temos tidos na avaliação. Os instrumentos de coleta de dados para a avaliação. E também os desvios e, uma orientação metodológica para a prática significativa do uso de instrumentos.

E, a última parte, tratamos de temas correlatos tais como: As relações interpessoais que na avaliação escolar, do educador que avalia, e do educando que é avaliado. Das relações interpessoais nesse processo, a ética na conduta da avaliação. E, por último nós colocamos temas que são recorrentes das nossas conferências, das perguntas que nos chegam pela internet, tais como: - Avaliação por competências;

- Avaliação por utilidade; - O Enem; - O SAEB;

- As notas na escola.Enfim, vários temas nos foram chegando e nós selecionamos alguns que são, em geral, os mais comuns, essenciais e, criamos um capítulo sobre esse e se chama Catado, por que é um grupo de componentes. O livro trata de três pontos: O projeto pedagógico e a avaliação; a avaliação propriamente dita, e temas correlatos à avaliação; esse livro é feito para a escola. Todavia, o ato de avaliar ele é igual em toda e qualquer circunstâncias. O ato de avaliar é o ato de investigar a qualidade do resultado de algo, e esse tipo de prática, esta investigação da qualidade pratica o administrador, o pai, o gestor, a mãe; enfim, o ato de avaliar é equivalente em todos os lugares.

Referência:

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar-Componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2013.