AUMENTAR O CTR? SAIBA COMO EM 8 DICAS
Por André Cristiano Faria Craveiro | 09/11/2015 | CursosAumentar o CTR – ‘O bem mais desejado‘ mas cuidado!
Aumentar o CTR pode ser importante – sim! – mas tudo depende dos objectivos da empresa. Uma coisa é certa, não existem fórmulas mágicas – esqueçam isso. E o Aumentar o CTR pode ser importante – sim! – mas tudo depende dos objectivos da empresa. Uma coisa é certa, não existem fórmulas mágicas – esqueçam isso. E o Adwords também não é uma ciência exacta – os anúncios estão sujeitos a inúmeros factores.
Deixo-vos no entanto algumas dicas que me ajudaram a alcançar o meu objectivo inicial quando comecei a gerir uma conta já existente: Aumentar o CTR!
LIMPEZA DE PALAVRAS-CHAVE
Se começarem a trabalhar numa conta que já está activa o mais provável é que tenham de fazer uma bela limpeza às palavras-chave inseridas. A falta de actualização é o mais recorrente – lembrem-se que as tendências de pesquisa vão se alterando ao longo dos tempos.
A limpeza deve ter em conta o Índice de Qualidade, a Posição Média, as Conversões bem como o próprio CTR. No entanto, é algo que fica ao vosso critério. Tudo depende dos vossos objectivos.
Como fazer?
Nas ‘Campanhas’ cliquem em ‘Palavras-Chave’. Aí podem pausar a palavra-chave ou mesmo eliminar.
INTRODUÇÃO DE PALAVRAS NEGATIVAS
Como é sabido, uma das formas de segmentação é pelas palavras-chave associadas aos anúncios. Elas podem ter vários tipos de correspondência de acordo com os objectivos que foram estabelecidos. Existe no entanto uma outra forma – também ela muito eficaz – de segmentar os anúncios. O uso de palavras-negativas.
As palavras-chave negativas ajudam a reduzir a exposição do anúncio, a alcançar pessoas mais relevantes e a aumentar o Retorno do Investimento (ROI).
Exemplo: se vendem bolas de futebol não vai querer que o vosso anúncio apareça a quem procura por bolas de bilhar!
Como fazer?
Nas ‘Campanhas’ cliquem em ‘Palavras-Chave’ e mesmo por baixo vão encontrar a aba ‘Palavras-Negativas’. Cliquem ai depois é só adicionar palavras em ‘+ Palavras-Chave’.
LONG TAIL KEYWORDS
Usem palavras-chave mais extensas, também conhecidas por palavras-chave de cauda longa. Elas ajudam a alcançar um público mais específico onde não existe tanta competição, e menor competição menor será o custo.
Como fazer?
Esta é simples. Basta adicionarem ‘+ Palavra-Chave’ na ‘Campanha’.
CRIAR MAIS ANÚNCIOS
Nunca criem apenas um anúncio. Criem vários – nunca menos de 3 – e deixem o google trabalhar durante 7/15 dias. Só ai conseguem perceber realmente qual tem melhor taxa de publicação, qual é o mais clicado, qual converte mais e qual tem o melhor CTR. Depois dessa afinação inicial podem continuar a ajustar o anúncio “eleito” criando várias versões até definirem o “ideal”.
Como fazer?
Criatividade + Relevância + Página de Destino
INTRODUÇÃO DE EXTENSÕES
Uma das formas mais fáceis de aumentar o CTR é através da introdução de extensões. Elas ajudam a fornecer informação adicional tornando o anúncio mais encorpado, conseguindo assim mais destaque em relação aos restantes anúncios. Podem adicionar extensões de sitelinks, de localização, de chamada, de aplicação, de comentários, de anotações e de fragmentos estruturados.
As extensões não têm custo associado, apenas será cobrado o clique no anúncio tal como é habitual.
Como fazer?
Cliquem na vossa ‘Campanha’ e de seguida em ‘Extensão de Anúncios’. Na aba ‘Ver’definam qual extensão querem trabalhar e depois é só clicarem em ‘+ Extensão’. (Tal como os anúncios as extensões estão sujeitas a verificação)
PROGRAMAÇÃO DE ANÚNCIOS
Definam quando é que os anúncios aparecem. Programem os anúncios para certos dias da semana ou para determinada hora. Tudo depende do vosso objectivo e estratégia. Esta pode ser uma forma muito eficaz de segmentar o vosso público – recordem-se que há horas em que os anúncios geram mais tráfego ou gerem mais conversões. Podem ainda ajustar o lance (aumentando ou diminuindo) para determinado dia ou hora.
Como fazer?
Nas ‘Campanhas’ cliquem em ‘Definições’ e de seguida cliquem em ´Programação de Anúncios’. Depois destes passos basta clicar em ‘+ Programação de Anúncios’ e voilà.
AUMENTAR DO CPC MÁXIMO
Aumentar o CPC Máximo pode ser bastante perigoso se não compreenderem bem a‘ciência’ à volta do ‘ciência’ à volta do Lance (vale bem a pena perder um bocado de tempo a tentar perceber como funciona).
O CPC Máximo tanto pode ser definido quanto à campanha, tanto como a determinada palavra-chave. Ao aumentar o CPC estamos a aumentar a posição do anúncio e quanto melhor estiver posicionado mais hipóteses há ser ser clicado.
Exemplo: se começarem a ter muitas impressões mas os cliques não estão a acompanhar essa subida – e o CTR diminuiu – poderá estar na hora de aumentar o CPC Máximo. Caso tenham duvidas sobre qual o CPC Máximo que devem usar podem utilizar a ferramenta ‘Simulador Ajuste de Lance’.
Como fazer? (forma simplificada)
Nas‘Campanhas’ cliquem na aba ‘Palavras-Chave’. De seguida escolham que palavra(s)-chave(s) querem aumentar. Depois de seleccionadas, cliquem na aba‘Estratégia de Lance’ e de seguida em ‘Utilizar lance de CPC manual’. Definam o valor e terminem clicando em ‘Efectuar alterações’.
ULTIMAS CONSIDERAÇÕES
Testar, testar e testar. Segmentar, segmentar, segmentar. Não existem fórmulas mágicas nem coisas do género. Existem sim boas práticas, boas dicas e muitas boas – e más – ideias. No fim, tudo se resume aos objectivos e às estratégias delineadas e se estas estão ou não a resultar.
“Never stop testing, and your advertising will never stop improving.”
David Ogilvy