AULA DE HISTÓRIA – ALGUMAS CURIOSIDADES DA HISTÓRIA DO BRASIL

PROFESSOR CIRO

O nome do Brasil – Os portugueses chegaram em 1500, não estavam preocupados com as terras encontradas, mas sim com o comércio com as Índias. Inicialmente, como os índios chamavam esta terra de Pindorama, Terra dos Papagaios, assim também o chamaram. Depois, com a reza da primeira missa e a implantação de uma cruz, chamando-a de Terra de Vera Cruz, depois de Terra de Santa Cruz,  Terra de Santa Cruz do Brasil, Terra do Brasil e com a chegada dos primeiros colonizadores, em 1530, passou a ser chamado de Brasil.  

Açúcar – O Brasil, no século XVII foi o maior produtor de açúcar do mundo, isto ajudou a divulgar o produto que até então era um artigo de luxo e de consumo exclusivo da nobreza (em pouca quantidade) que adquiriam o produto do oriente por um custo muito elevado.  Lembrando que a produção do açúcar no Brasil teve uma participação importantíssima dos holandeses, muitos historiadores afirmam que a produção deste produto na colônia portuguesa foi mais uma ação holandesa que portuguesa. Com uma mão de obra farta, dos escravos, terra com boa produção das terras brasileiras, a produção foi abundante no Brasil colonial.  

Feijoada – Tem sua origem em uma comida feita pelos escravos, ou seja, quando os porcos eram abatidos, as partes descartadas pelos senhores como os pés, as orelhas e rabo eram preparados pelas escravas e cozidos com o feijão, transformavam-se em suculentas feijoadas.  

Tiradentes e seu retrato desconhecido - A figura mais conhecida da Inconfidência Mineira, Joaquim, José da Silva Xavier, tem uma polêmica sobre o retrato de Tiradentes, que aparece com toque de martírio, com barba e muito parecido com Cristo,  quando nem mesmo a sua fisionomia se conhece.  A monarquia portuguesa abominou tudo que era pertencente a este alferes, entretanto, na propaganda republica, a imagem de Tiradentes foi reabilitada na forma de herói a partir de 1870.

Primeiro Imperador do Brasil – D. João VI - D. João VI foi o rei de Portugal que veio para o Brasil em 1808, não estava preparado para o cargo e tinha uma mania de dizer a qualquer momento “Hem! Hem!” Apesar de fazer parte da nobreza era louco por coxas de galinha. Foi o imperador que mais concedeu títulos de nobreza enquanto esteve no Brasil, mas estes títulos eram vendidos para comerciantes, usineiros e quem tivesse dinheiro com a finalidade de capitalizar o Banco do Brasil, criado por ele. Enquanto esteve no Brasil como este Imperador trouxe milhares de portugueses, estes trouxeram um costume recomendado por médicos europeus, o banho de mar, algo que levava D. João VI a tomar banhos regulamente na praia do Caju, no Rio de Janeiro.  

Filho de D. João VI – D. Pedro I – Ele teve 18 nomes. O imperador se chamava Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

D. Pedro II – foi batizado com 15 -  Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.

Guerra de Canudos - Antônio Conselheiro morreu de diarreia – ele não morreu de ferimentos recebidos na batalha travada para defender seu reduto de Belo Monte, a causa foi diarreia  que o desidratou antes do massacre final praticado pelas forças federais, que decapitaram seu cadáver para levar a cabeça como troféu.

Brasil nunca teve presidente solteiro -  . Ao longo desses 129 anos de república, o Brasil teve um viúvo, Humberto de Alencar Castelo Branco. Hermes da Fonseca casou durante o mandato. Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Dilma Rousseff  eram divorciados. Temer é caso com  Marcela, 43 anos mais nova que els. .

José e João foram os nomes que mais se repetiram entre os presidentes brasileiros Entre os políticos que ocuparam a presidência da República, os nomes se repetiram foram João (João Café Filho, João Goulart e João Baptista Figueiredo) e José (Prudente José de Moraes, José Linhares e José Sarney). De todos, Prudente José de Moraes foi o único a ser eleito pelo voto direto.

Rio Grande do Sul é o estado que mais presidentes elegeu O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que mais presidentes da República elegeu, direta ou indiretamente. Foram seis: Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel. João Goulart assumiu o cargo, como vice-presidente, com a renúncia de Jânio Quadros.