AULA DE FILOSOFIA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Professor Me. Ciro Toaldo

 

TEMA - ORIGENS DA FILOSOFIA

 

INTRODUÇÃO – Os alunos precisam compreender que a Filosofia se desenvolveu a partir de uma separação dos elementos mítico-religiosos e, isto começou com os Gregos. Para o homem ocidental, filosofar significou e significa exercitar a crítica, ou seja, pensar livremente, sem as limitações dos dogmas religiosos ou culturais. Os Gregos sistematizaram uma forma de conhecimento, um modo de reflexão e uma teoria de compreensão da realidade definida como Filosofia.

 

SEQUENCIA DIDÁTICA DA AULA:

Mapa da Grécia Antiga – localização e contextualização da Grécia. Os aspectos culturais, políticos, históricos devem ser compreendidos pelos alunos. Outro aspecto fundamental: sem o auxilio da História, como ciência sistematizada (que também nasceu no seio da cultura grega) não se compreende a Filosofia. Compreender o que é mitologia grega, uma vez que a Filosofia nasce como reação ao pensamento mitológico. Após esta introdução os alunos serão conduzidos a compreender a divisão tradicional da Filosofia Ocidental, com seus principais filósofos e características.

 

CONTEÚDO:

Grécia  - Cultura grega – mitologia grega – deuses gregos – nascimento da filosofia e seu significado.

 

DIVISÃO DA FILOSOFIA

 Filosofia Antiga – Desde suas origens até Roma;

Principais filósofos: Tales, Heráclito, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Cícero, Sêneca e Plotino.

Características: Superação do mito; leitura racional do mundo e valorização do homem.

 

Filosofia Medieval – Desde a filosofia cristã até o período renascentista, se estabelecem as bases da modernidade.

Principais filósofos: Agostinho, Pedro Abelardo, Alberto Magno e Tomás de Aquino.

Características: Busca da conciliação entre verdades da fé e as verdades da razão.

 

Filosofia Moderna – Desde o desenvolvimento das técnicas, da reforma religiosa, da formação dos Estados modernos até a Revolução Francesa.

Principais filósofos: Bacon, Descartes, Pascal, Hobbes, Locke, Hume, Montesquieu, Rousseau, Voltaire e Kant. Características: Separação entre fé e razão, rejeição ao passado; desenvolvimento da crítica; confiança na razão e antropocentrismo.

 

Filosofia Contemporânea – Surge com o movimento Iluminista. Os Iluministas pregaram a plena liberdade, ruptura com o absolutismo do passado. Isto significou a independência do homem frente aos modelos tradicionais de leitura do mundo e implicou na busca de novas formas de pensar; chega até os dias de hoje é marcada pelo pluralismo de ideias.

Principais filósofos – Hegel, Marx, Comte, Nietzsche, Jaspers e Sartre.

Características – Pluralismo de ideias, historicidade e antidogmatismo.

 

Observação: os alunos serão levados a ler e refletir a parte do livro O Mundo de Sofia, A Cartola, para que compreendam a importância da Filosofia e irão entregar uma resenha ao professor.