Sebastião Geraldo de Oliveira - Curso Administração 5 ° Período - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS         MATÉRIA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Auditoria Interna

1 -   AUDITORIA INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA  NA CONTABILIDADE

A auditoria interna é um dos ramos da contabilidade muito importante nesta área, sua especialização é detectar falhas e problemas, avaliar e sugerir soluções, com isso ela propõe melhoria, para que a empresa tenha um rendimento desejado, a auditoria interna mudou os destinos das organizações, passou a ser uma ferramenta completa para os administradores, ela ajuda na identificação dos erros e corrigi as deficiências da organização, evita que a organização tenha riscos, erros e desperdícios,  assisti, ampara e auxilia, ela é como uma fonte de equilíbrio para as organizações. “Auditoria interna vem sendo comentada desde 1949 no Brasil logo, que contadores identificaram sua ligação com controles internos e controles contábeis, os autores que mais abordaram sobre auditoria e auditoria interna foi Willian Attie e Marcelo Almeida”. ( Leandra de Jesus Lima, Robernei Aparecido Lima).

 

2 - REGULAMENTO E NORMAS DE UMA AUDITORIA INTERNA

Ela usa um método de avaliação, para prestar serviço às empresas, avaliar e acompanhar, monitorando o controle interno. O auditor interno é um individuo que tem um cargo que faz parte de um trabalho de auditoria, o objetivo da auditoria interna pode variar, conforme cada organização, isso devido a estrutura de cada uma delas, também depende dos recursos expostos para o auditor, sendo assim o auditor interno deve ajustar-se as normas e as condutas das diferentes empresas que serão avaliadas. "A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que têm por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade" (Resolução nº 986 de 21/11/03, que aprova a NBC T12).

3 -  CONCEITO E OBJETIVO 

Este conceito diz respeito à atividade e os processos da Auditoria Interna Contábil, ela trabalha com indivíduo jurídico de direito público, e pode ser usada dentro e fora da organização. A Auditoria Interna examina, analisa, avalia, e faz um exame na organização e um levantamento completo para ter uma comprovação exata, as sugestões apontadas nos relatórios ajudam a empresa a adquirir um aperfeiçoamento dos procedimentos, com isso avalia a eficácia, a eficiência e também a integridade, faz uma análise do controle interno, incluindo o ambiente e os riscos, observando o comportamento da administração em vista do objetivo da empresa. O objetivo da auditoria interna é avaliar a empresa e fornecer ajuda para que desenvolva com eficácia suas competências, sugerindo  e recomendando mudanças nas áreas analisada. 

4 -  FUNÇÕES DE UM AUDITOR

 Os relatórios têm que ser documentados, podem  ser por meios eletrônicos ou por meios de papéis de trabalho, deve-se arquivar de forma responsável, esses papéis contém informações e evidências dos fatos analisados pela auditoria com o propósito de comprovar os relatórios feitos, dar assistência às suas sugestões , recomendações  e também às suas críticas. Os relatórios têm que ser bem esclarecidos para se ter uma boa compreensão da conclusão obtida aos interessados, antes de anexar às análises feitas pelo consultor no papel de trabalho, tem que verificar suas integridades.

5-  FRAUDE E ERROS

         Na prevenção de fraudes ou erros o auditor tem que auxiliar a administração da empresa, informando sempre através de relatórios redigidos e sendo discreto a respeito de qualquer irregularidade encontrada com a análise do seu trabalho.

6 - NORMAS DA AUDITORIA INTERNA

A auditoria Interna é um processo que tem aumentado muito, como também se tem exigido uma categoria de especialização, como tem o objetivo de ajudar a administração, por intermédio de análise e por meios de críticas construtivas e opiniões, dando prioridade para conciliar os projetos com os objetivos, o jeito e a forma de executar o combinado, a honestidade do método do cumprimento da direção, na eficiência e na eficácia e outros.

7 - MÉTODO 

Para o auditor ter confirmação de sua conclusão e dar a sua sugestão, ele tem que fazer uma apuração dos fatos com muita cautela e sempre analisando-os com muita atenção, esta análise verifica se os indivíduos da organização estão cumprindo com as suas obrigações. As normas que foram estabelecidas pela administração, as informações que comprovam o relatório feito pela Auditoria Interna são provas e tem que ser autênticos para que possam ser usados como comprovantes e assim poder concluir e  fazer advertências necessárias.

8 - AMOSTRAGEM

          Essa amostragem é um procedimento utilizado tanto na Auditoria interna quanto na auditoria financeira  ou na auditoria externa, são testes feitos para se chegar a uma conclusão a respeito da análise feita, quando se vai avaliar os testes feitos pela Auditoria, é feito uma amostragem, e quando se explica uma frequência de ocorrências de uma auditoria feita, tem que ter evidências, consideráveis e convenientes.

9 - PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS 

 

Esse processo de dados só acontece quando uma auditoria é  administrada dentro de um ambiente de processamento eletrônico de dados, quando uma empresa utiliza um computador para trabalhar contabilmente.  Quando se trata da tecnologia, deve ter cautela, pois  a Auditoria Interna tem que ter em seu poder um indivíduo que entende do assunto, para poder lidar com as informações utilizadas.

10 - NORMAS RELATIVAS AO RELATÓRIO DA AUDITORIA INTERNA

Este relatório é uma conclusão feita pela auditoria interna, nele consta o resultado de seu trabalho, este relatório tem que ser justo, e ser evidente com suas decisões, sugestões e medidas que serão tomadas pela organização, depois que a Auditoria Interna finalizar o relatório este deve ser entregue a quem solicitou a auditoria, ou também pode ser entregue a um responsável que a empresa tenha autorizado a entrega do mesmo. A Auditoria Interna faz uma comparação do que ocorreu dentro da empresa e o que realmente deveria ocorrer, o alvo da auditoria interna é auxiliar a organização para vitalizar a gestão, curar as ações de controle e dar apoio para a administração.

11 - MONITORAMENTO DAS ORIENTAÇÕES

Este monitoramento é um acompanhamento da organização, feito para ver se os órgãos administrativos têm tomado providência, a respeito das orientações feitas pela Auditoria Interna, como estão tomando asprovidências a respeito das irregularidades encontradas dentro da organização, a intenção do monitoramento é verificar, acompanhar, analisar e auxiliar,

12 - CONDUTA DE UM AUDITOR(A)

         O auditor impreterivelmente tem que ser imparcial, ele não pode procurar culpados, mas sim situações que serão avaliadas,  deve ser imparcial em qualquer uma delas. O auditor tem que estar focado no seu propósito, estar sempre buscando melhorias, ser discreto, ao contrário isso poderá prejudicar a auditoria e ter um resultado negativo. Antes de o auditor começar uma auditoria, ele deve primeiramente realizar uma reunião com a sua equipe, explicando qual será sua meta. A realização da auditoria interna nunca pode  ser vista como um problema, mas sim como um instrumento que visa melhorar a organização, todos os erros encontrados na organização deverá ser avaliado minuciosamente e também registrado. Tem que haver um prazo para cada responsável dos cargos tomarem uma atitude para sanar os problemas.

                13 - CONCLUSÃO DA AUDITORIA INTERNA

Ao concluir uma Auditoria Interna é bom que se faça uma avaliação de todas as informações obtidas junto com seus assistentes, e é fundamental que seja apresentado o antes da Auditoria e o depois. Esta reunião tem por objetivo mencionar os problemas encontrados dentro da organização fazendo uma análise critica construtiva a respeito dos problemas. 

 

 

 

 

 

REFERÊCIAS

 CLÁUDIO,Marcelo Rodrigues Cordeiro -  Editora ATLASAuditoria Interna e Operacional - Fundamentos, Conceitos e Aplicações Práticas

AVALOS, Jose Miguel Aguilera - Auditoria e Gestão de Riscos - Col. - Instituto Chiavenato

ATTIE, William  -  Auditoria Interna - 2ª Edição - Editora Altas