RESUMO

A auditoria interna é uma das principais ferramentas para a organização, pois ela é responsável pelo controle e acompanhamento dos processos organizacionais em todos os seus aspectos, de forma que influencia nas decisões dos gestores e dos investidores. O departamento de auditoria interna é um departamento autônomo sem relações de dependência direta com os demais departamentos da organização se subordinando a presidência organizacional, expressando maior autonomia para melhor execução de seu trabalho. O problema que essa pesquisa busca responder é: quais os benefícios a auditoria interna propicia para a gestão da empresa? Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de identificar a importância do processo de auditoria para a gestão estratégica nas organizações, na medida em que ela permite esboçar cenários dentro dessas, especialmente aqueles caracterizados por riscos potenciais. O objetivo geral da pesquisa é evidenciar a importância da auditoria interna como ferramenta de gestão dentro das organizações, avaliando o resultado das informações obtidas. Mais especificamente, esse estudo objetiva: verificar as percepções de profissionais da auditoria interna sobre as atividades executadas; elencar os principais benefícios segundo a percepção da amostragem participante do estudo; e, analisar a contribuição da auditoria interna para o alcance da eficiência e eficácia organizacional. Como hipótese norteadora desse estudo, acredita-se que a auditoria é percebida muitas vezes como uma atividade meramente investigativa e de “detecção de problemas”, deixando veladas as reais contribuições desse processo para a gestão estratégica e de resultados de uma organização. Considerando a aplicação do questionário como forma de avaliar as percepções que os auditores da empresa entrevistada possuem sobre a Auditoria Interna, faz-se importante, realizar uma caracterização da amostragem pesquisada. Com a apresentação do questionário autoexplicativo aos participantes, foram obtidos resultados quanto às percepções dos mesmos acerca da Auditoria Interna, seu papel, importância e suas implicações no ambiente organizacional.

Palavras chave: Auditoria Interna. Controle Interno. Organização.

  1. INTRODUÇÃO

Com os intensos avanços tecnológicos, imersos na era da globalização, as organizações se depararam com o desafio de aperfeiçoar sua forma de administrar, objetivando ter mais controle e garantir a sobrevivência, ao considerar o mercado atual cada vez mais competitivo. A gradativa busca por lucratividade e redução nos custos configurou a área da contabilidade como um setor de grande relevância no cenário empresarial, na medida em que auxilia os gestores nos processos de tomada de decisões e alcance de metas organizacionais.

As organizações, em meio à ampliação de seus processos e atividades, notaram a necessidade e importância de controlar e obter informações por meio de pessoas independentes daquelas que exerciam propriamente as tarefas. Considerando essa nova demanda, o profissional da auditoria interna se insere como um consultor de negócios que atua de forma atenta às novas tendências do mercado, buscando participar de maneira significativa na criação e desenvolvimento de estratégias de ação em um contexto competitivo, visando a melhores resultados para a empresa.

Dentre outras funções, os auditores internos podem colaborar diretamente com a organização na eliminação de desperdícios, otimização de processos, redução de custos, bem como na avaliação das políticas, planejamentos, procedimentos e normas legais vigentes, de forma a detectar os desvios de sua aplicação pela organização. Nessa perspectiva, a auditoria interna se caracteriza como uma função de apoio à gestão, ajudando a organização no alcance de seus objetivos.

Nessa perspectiva, esse trabalho apresenta como temática central o processo de auditoria interna nas organizações, considerando suas atividades e benefícios segundo percepção de profissionais de uma empresa de grande porte existente no interior de Goiás.

O problema que essa pesquisa busca responder é: quais os benefícios a auditoria interna propicia para a gestão da empresa?

Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de identificar a importância do processo de auditoria para a gestão estratégica nas organizações, na medida em que ela permite esboçar cenários dentro dessas, especialmente aqueles caracterizados por riscos potenciais.

O objetivo geral da pesquisa é evidenciar a importância da auditoria interna como ferramenta de gestão dentro das organizações, avaliando o resultado das informações obtidas. Mais especificamente, esse estudo objetiva: verificar as percepções de profissionais da auditoria interna sobre as atividades executadas; elencar os principais benefícios segundo a percepção da amostragem participante do estudo; e, analisar a contribuição da auditoria interna para o alcance da eficiência e eficácia organizacional.

Como hipótese norteadora desse estudo, acredita-se que a auditoria é percebida muitas vezes como uma atividade meramente investigativa e de “detecção de problemas”, deixando veladas as reais contribuições desse processo para a gestão estratégica e de resultados de uma organização.

A metodologia de pesquisa é quantitativa, sendo que o estudo foi realizado por meio de referencial bibliográfico. Por sua vez, a coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, para maior conhecimento do assunto, seguido de um estudo de campo, com a aplicação de um questionário autoexplicativo para uma amostra de cinco (05) auditores internos de uma empresa de grande porte situada em uma cidade do interior do Estado de Goiás, com o intuito de verificar se possui algum tipo de controle interno na organização e suas opiniões a respeito. [...]