AUDÁCIA, CARÁTER E FÉ

A criação da FACIB - Faculdade da Ibiapaba teve como base de sustentação a seguinte tríade: AUDÁCIA, CARÁTER e FÉ.
Quando citamos o termo AUDÁCIA me refiro ao espírito de empreender algo de novo numa sociedade marcada por um forte sentimento de conservadorismo.
O que é novo sempre incomoda o que é velho.
A necessidade inútil que impõe o velho a se eternizar é incapaz de impedir o surgimento impreterível do novo.
Implantar uma IES - Instituição de Ensino Superior numa região fortemente marcada pela pobreza econômica e intelectual é o mesmo que "cutucar onça com vara curta".
Não tardou muito para a idéia enfurecer a elite dominante da época. Magistrados, magníficos, doutores, acadêmicos e outros segmentos da elite conservadora se rebelaram a seu modo é claro.
A rebeldia da elite se manifesta através de ações contrárias da imprensa e a justiça. Quando isto acontece, todo tipo de instrumento que justifique a ação se torna inútil diante do poderio social, econômico e político movido pela elite contra um inconfidente, subversivo, operário e pobre.
Grande parte da elite só vê grandeza nas ações do Poder Público, talvez por que necessite das vagas de emprego ou outro tipo de concessão pessoal.
Ora desde a descoberta do Brasil quando os Jesuitas se propuseram a alfabetizar os nativos das Tribos dos Tupinambás e Guaranís e o fizeram, escrevendo com seus cajados nas areias do Litoral Baiano, despertando-os para a conquista da cidadania e dos seus direitos, a elite imperialista não mediu esforços para expulsá-los das terras brasileiras, sem falar do genocídio cometido contra tais tribos que tiveram de ser exterminadas. Muitos outros pensadores comprometidos com a cidadania e educação popular tiveram o mesmo fim ao longo dos nossos cinco séculos de história.
Não poderíamos deixar de citar a história de um nordestino valente chamado PAULO Réglus Neves FREIRE que se propôs a cumprir a mesma missão a algumas décadas atrás e tomou o mesmo rumo dos Jesuítas.
Realmente não é novidade para os que conhecem realmente a nossa história. Tomar iniciativas deste porte é o mesmo que caminhar para o cadafalso e entregar-se a degola. É candidatar-se a eterno rejeitado.
É comprometer as suas condições de trabalho e sobrevivência. É colocar em risco a estabilidade familiar. E, finalmente perder a última coisa que resta a um homem íntegro: a sua honra, sem falar na possibilidade de ser taxado de louco.
Apenas uma chama permanecerá acesa dentro do espírito destes líderes que denominamos de AUDÁCIA.
Quando citamos o termo CARÁTER me refiro ao espírito de responsabilidade diante dos momentos de crise e das pressões que forçam os homens a desistirem de seus propósitos.
A covardia é o alimento dos irresponsáveis.
Não basta que o homem esteja imbuído apenas do sentimento de audácia para transformar o mundo, pois temos muitos e muitos exemplos de irmãos que foram audaciosos e fracassaram em seus propósitos, sem falar dos prejuízos históricos que eles deixaram.
Implantar uma IES - Instituição de Ensino Superior numa região que apresenta um grande potencial de desenvolvimento econômico e social é o mesmo que refazer e transformar toda a estrutura política conservadora com a formação de novas lideranças dentro de cada comunidade.
Apesar do grande esforço da equipe para atender todas as exigências legais para criação da FACIB, iniciadas através de eventos visando a conscientização e mobilização da comunidade local, não podemos negar que da mesma forma forças contrárias trabalhavam para impedir o avanço da proposta.
Daí surgiram denúncias, calúnias e difamações de todo tipo e natureza, originadas é claro de indivíduos com grande influência juntos a elite dominante que sempre se opôs as iniciativas de natureza popular.
Nem por isso abandonamos a luta, apesar do confronto que se estabeleceu e até hoje continua, propositalmente, objetivando apenas impedir que as coisas se resolvam.
É notório perceber que grande parte das ações que envolvem o nome da FACIB visam apenas impedir que a mesma concretize a sua nobre missão.
Afirmamos veementemente que o CARÁTER é o combustível que move o espírito de responsabilidade que garantiu a diplomação de 9.473 alunos através de outras IES que atuaram na defesa dos interesses de nossos alunos que já atuam como profissionais de grande confiabilidade no mercado de trabalho por conta do sofrimento que partilharam conosco durante a integralização de seus cursos superiores.
Podemos afirmar que este sentimento de CARÁTER tem sido o grande escudo defensor de todo tipo de repressão contra os nossos ideais.
Quando citamos o termo FÉ me refiro ao espírito que se manifesta dentro de cada ser humano que se sente injustiçado pela maldade dos homens e que acredita firmemente na existência de um Deus, onipotente, onisciente e onipresente que a tudo observa, analisando e julgando as fortalezas e as fraquezas de cada ser humano durante a sua frágil existência terrena.
É preciso acreditar nos seus ideais.
Não basta que o homem esteja imbuído apenas de seus sentimentos de audácia e caráter para transformar o mundo, é preciso somar a tudo isso um forte apego a fé para que possamos realmente suportar a nossa breve passagem terrena.
A fé consiste em acreditar que é possível materializar desejos, compartilhar benesses e acreditar que um ser superior nos observa atentamente em todos os momentos da vida, ajudando, admoestando e ás vezes penalizando, objetivando apenas ensinar a viver.
Aos que me elogiam, Deus os abençoe. Aos que me criticam, Deus os abençoe também. Paz.

Stenio Neves Gameleira
Diretor Geral
FACIB - Faculdade da Ibiapaba