Ademir Soares Albuquerque[1]

Severina Raquel Andrade da Silva Barros[2]

Prof.ª Dra. Jedida Melo[3]

Prof.ª Dra. Edlucia Turiano[4]

04/2018

Introdução

Desde a existência do ser humano foi necessária uma harmonia do homem com a natureza para a sua sobrevivência. A partir do ano de 1.600 os cientistas começaram a fazer um levantamento do aquecimento global e posteriormente, das agressões ao meio ambiente. Tendo isto, conduzido para diversas reuniões no intuito de ajustar a degradação e criação de uma Educação Ambiental.O papel da escola é de formar na educação básica princípios e conceitos de preservação do ambiente com cuidados ecológicos no meio escolar, levando à sociedade.

Nosso artigo tem como objetivo a formação de cidadãos capazes de compreender a responsabilidade pela preservação do meio ambiente.

Desenvolvimento

A degradação do meio ambiente através de terremotos, desmatamentos, etc. vem agredindo e trazendo consequências para o ser humano. Mas, as degradações ao ambiente em que vivemos foram causadas e/ou determinadas pelo homem.

Verificou-se a aplicação de técnicas e medidas universais para ter uma melhoria na educação ambiental. Foram criadas e observadas correntes com diversas linhas de atuação, dentre elas, resolutiva, científica, humanista, etc.

No Brasil o Governo promoveu encontros na área da educação para discutir proteção e possível melhoria do ambiente, porém antes de medidas a partir do Governo Federal, nas escolas já existia atividades relacionadas ao meio ambiente. Sabemos que a escola é o local onde deve-se ensinar sobre a importância da preservação do meio ambiente, mas no ambiente familiar também é preciso uma educação formando a tríade família, escola e sociedade.

Se inserida no currículo, a educação ambiental atua em todas as disciplinas escolares visando conscientizar a importância sobre os malefícios causados através do desmatamento, da poluição para a sociedade atual e futura.

Conclusão                        

O professor como mediador e transmissor de conhecimento, na escola ao lado dos alunos constroem ideias para aplicar no cotidiano, possibilitando aos alunos compreender a necessidade de cuidar do nosso planeta para tornar um ambiente sustentável. É preciso rever que o planeta é como um organismo onde tudo está ligado, portanto deve ser avaliado ou analisado holisticamente. Mesmo o Brasil criando Leis a respeito do meio ambiente, infelizmente não funciona adequadamente, acontece grandes desmatamentos, descarte do lixo comum, hospitalar, eletrônico erroneamente; poluição nos mananciais dos rios, construções em locais inadequados, crescimento populacional desordenado. O planeta pede socorro! É de extrema importância a atuação da escola com a contribuição dos indivíduos para refletirmos e colocarmos em prática conhecimentos visando uma melhor educação ambiental.

Referência

SILVA, Márcia Nazaré. A educação ambiental na sociedade atual e sua abordagem no ambiente escolar.25 p.

[1] Aluno doutorando em Ciências da Educação pela  FICS

[2] Aluna doutoranda em Ciências da Educação pela FICS

[3]Prof.ª Doutora em Educação – FICS

[4] Prof.ª Doutora em Educação – FICS