Atos do Espírito Santo

Base Atos 1:5 (Porque João na verdade ,batizou com água, vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias)  

Introdução .
Esse seria o segundo livro escrito por Lucas para “Teófilo” , o primeiro tratado para o mesmo foi o Evangelho de Jesus , tanto Lucas como Teofilo não eram judeus , alguns acreditam que “Teófilo” Este nome é formado de * Deus (Theos) e * amor fraterno (philos). Isto pode ser traduzido por “Amante de Deus”, “amigo de Deus” ou “amado por Deus”. O título “mais excelente” em Lucas 1:3 poderia ser um título honorífico para um oficial do governo Romano (Obs. Atos 23:26; 24:3; 6:25), possivelmente usada pela ordem eqüestre da sociedade Romana. Ele pode ter sido o benfeitor literário para a escrita, cópia e distribuição dos dois livros de Lucas. A tradição da Igreja o nomeia como sendo Teófilo Flavius Clemens, primo de Domiciano.
Foi para ele que Lucas escreveu um livro em dois volumes , o primeiro volume será o “evangelho” narrando nascimento , vida , ministério , morte e ressurreição de Cristo , o segundo volume seria “Atos” descrevendo ascensão , e atos dos apóstolos (  a palavra grega práxis, práxis; atos, maneiras, comportamento, feitos, práticas) caso Teófilo fosse realmente gentio , sua curiosidade é evidente acerca da vida de cristo e da igreja primitiva ( possivelmente sobre Paulo ) é dentro desse cenário que o grego Lucas (Médico) escreve o livro de atos ,devemos observar que o livro mostra em seu título que o seu conteúdo está voltado às ações que os apóstolos praticaram , porém esse livro poderia ter outros nome , que Seria “Atos do Espírito Santo”
pois é evidente a ação do mesmo em todo o livro , nas curas , nas libertações , etc…
Logo tudo que aconteceu só aconteceu porque o Espírito Santo estava com eles !

observe , do capítulo 1 ao capítulo 10 em todos os capítulos aparecem os “atos” do Espírito Santo
veja :
1) Atos 1:5 ; O Espírito como Promessa
2) Atos 2:4 ; O Espírito cumprindo a promessa
3) Atos 3:20 ; O Espírito na pregação apostólica
4) Atos 4:31 ; O Espírito na oração dos apóstolos
5) Atos 5:32 ; O Espírito no Testemunho da Ressurreição
6) Atos 6:3 ; O Espírito como característica fundamental
7) Atos 7:55; O Espírito sobre o primeiro Mártir
8) Atos 8:17 ; O Espírito sendo derramado na imposição de mãos
9) Atos 9:17; O Espírito enchendo Paulo
10) 10:44; O Espírito descendo sobre a casa de Cornélio

Logo vemos que a igreja igreja primitiva possuía a presença diária do Espírito , uma vida totalmente controlada pelo Espírito , uma vida centralizada na presença do Espírito , era promessa de Jesus e também um desejo da igreja primitiva !
além da companhia diária do Espírito santo , a presença D’Ele proporciona para sua igreja sete bênçãos extraordinárias ..
Essas benção não foram apenas para a igreja primitiva , mas para nós nessa época , ele continua fazendo seus atos em nosso meio …
Vejamos as sete bênçãos da presença do Espírito Santo

             Bençãos do Espírito sobre a igreja

Primeira benção
Sua companhia todos os dias ( João 14:16)

Segunda benção
O Espirito Santo só nos fala a verdade (João 16:13)

Terceira benção
O Espírito Santo nos convence do pecado (João 16:7-8)

Quarta benção
O Espírito Santo nos direciona (Romanos 8:1)

Quinta benção

O Espírito Santo nos aproxima do Pai (Romanos 8:15-16)

Sexta benção
O Espírito Santo Intercede por nós ( Romanos 8:26)

Sétima benção
O Espírito protege a igreja (2*Tessalonicenses 2:7)