APRESENTAÇÃO 

            Esta atividade está fundamentada em 04 capítulos do livro Métodos e Técnicas de Pesquisa Social de Antônio Carlos Gil. O capítulo do primeiro exercício trás definições da ciência, fenômeno que permite ao homem conhecer o mundo, a natureza das coisas e o comportamento das pessoas. O segundo capítulo, trata de métodos essenciais para se chegar à veracidade dos fatos, métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação. O terceiro capítulo ressalta o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico, níveis de pesquisas e suas finalidades (descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos) e o quarto capítulo é o delineamento da pesquisa (formulação dos problemas, construção de hipóteses e a identificação das relações entre variáveis).

 EXERCÍCIOS E TRABALHOS PRÁTICOS DA PÁGINA 25

1. Considere o tema “vida” é analisado por filósofos, cientistas, poetas, sacerdotes e pessoas comuns.

Na visão filosófica a vida é tida como imposta pela sociedade, que não pode ter sua independência como um todo. Neste caso, a vida fica a deriva das imposições da sociedade, caráter, moral e ética.

Na visão dos Cientistas, a vida é estudada como um todo, como um conjunto de células e órgãos que trabalham em conjunto para fornecê-la. É feito de tudo para que essa vida permaneça e seja prolongada através das descobertas de cura.

Na visão dos poetas a vida é mais que simplesmente um ser vivo. É a riqueza de sentimentos que a compõe.

Na visão dos sacerdotes a vida é uma dádiva de Deus e a ele pertence. Não somos somente feitos de carne, possuímos alma e devemos cuidar dessa alma espiritual, pois ela é a vida em si.

Para nós, pessoas comuns as análises são diversas, pois cada um segue um parâmetro para definir a vida, mas uma certeza se tem: devemos cuidar dela seja fisiologicamente ou espiritualmente. É o desejo de todos tê-la sempre, pois ninguém deseja perdê-la. É o bem mais precioso e guardado pelo ser humano.

 2. Identifique algumas “verdades” amplamente reconhecidas que se justificam apenas pelo argumento de autoridade.

 As verdades das leis: São amplamente reconhecidas pela sociedade e as pessoas se tornam obrigadas a cumprirem essas verdades. Dizemos que são verdades, porque são incluídas e sancionadas após discussões e manifestações da sociedade que as fazem valer com penalidades a aqueles que não a cumprirem. É validada pelo argumento de autoridades de legisladores e governos, que as possuem para sancioná-las.

As verdades de moral e ética: Também amplamente reconhecidas pelo argumento de autoridades: Conjunto de regras e comportamentos que são padrões em seres humanos profissionais e de convivência. São normas que também foram validadas pela verdade apresentada em manifestações e mediante consequências que são acarretadas na falta do seguimento dessa moral ou ética.

3.  Analise a expressão: “A ciência, ao contrário de outros sistemas elaborados pelo homem, reconhece sua capacidade de errar”.

Conforme dito pelo autor, a própria definição de ciência tem sido um tema bastante polêmico de considerar, no entanto, após várias reflexões chegou-se a conclusão que é uma forma de conhecimento que tem por objetivo formular, mediante linguagem rigorosa e apropriada. Também é caracterizada pelo conhecimento objetivo, sistemático, geral, verificável e falível. Partindo desses experimentos, reflexões pode-se haver erros nas concepções e formulações podendo ter uma ou mais considerações levando a crer que uma delas pode ser menos comprobatória que a outra. Daí então há o reconhecimento de que houve erro, ou então mudança de concepções.

4. Relacione certo número de ciências e, a seguir, procure definir seus objetos.

Formais: matemática (ordem e padrões) e a lógica formal (inferência com conteúdo puramente formal)

            Empíricas: física (propriedades gerais dos corpos e as leis que tendem a modificar seu estado ou seu movimento sem modificar lhes a natureza), química (Estuda a estrutura, composição, propriedades, reações e transformações dos materiais), astronomia (universo) e a biologia (seres vivos) e sociais: sociologia (fatos sociais), antropologia (cultura e relação do homem com o mundo), ciência política (estudo da politica), economia (sociedade) e história (ação do homem no tempo).

5. Analise em que medida o conhecimento sociológico é objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível.

            O conhecimento sociológico é objetivo quando é feito o estudo pautado de diferentes grupos sociais e a sua cultura, é racional quando há produção de conhecimentos, de teorias lógicas que condiz com a realidade. O conhecimento sociológico é sistemático quando ele é trabalhado por meio de técnicas que seguem uma ordem até ser concluído, é geral quando abrange diversas situações e aspectos que podem ser identificadas em qualquer ambiente. É verificável quando há a possibilidade de pôr em prática conhecimento elaborados e que em seguida é comprovada a existência da teoria no meio social e á falível quando o método não trás resultados suficientes e o pesquisador parte para outros métodos.

EXERCÍCIOS E TRABALHOS PRÁTICOS DA PÁGINA 41

1. Colete diferentes definições de método científico e faça uma análise comparativa.

O método científico refere-se, portanto, ao conjunto dos passos/trâmites necessários para obter conhecimentos válidos (científicos) por meio de instrumentos fiáveis.

Método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo.

O método científico pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível.

Com base nas três definições de método científico, existe a relação de conjunto de técnicas que são seguidas e que permitem verificar se um determinado resultado é verdadeiro.

2. Formule problemas de pesquisa social que possam ser pesquisados mediante a utilização do método experimental.

            Quais vantagens e porque o processo de reciclagem é importante para o homem e para a natureza? Porque hoje é vista como alternativas na busca do desenvolvimento sustentável ambiental?

3. Analise relatórios de pesquisa e procure identificar os métodos utilizados em seu desenvolvimento.

            O projeto “Evolução do Trabalho do Homem no Contexto da Civilização” de Sérgio Escosim descrito no relatório, apresenta característica do método monográfico, pois busca informações e conhecimentos que norteia a investigação.

            O relatório do projeto “Religião em Movimento” de João Everton da Cruz relata características do método observacional, em que ele faz um percuso dentro da visão sociológica, com exemplos de fenômenos, retratando aspectos dentro daquilo que foi visto pelo o próprio autor.

4. Critique a afirmação de Poincaré: “A sociologia é a ciência que possui mais métodos e menos resultados”.

            Essa afirmação é justificada pelo fato de que têm existido muitas disputas em descobrir métodos, técnicas, mas os resultados válidos tem sido poucos, provenientes dos métodos que realmente deram certo.

5. Procure obras que tratam dos fundamentos das ciências sociais e verifique como seus autores consideram as perspectivas positivista, funcionalista e dialética. Poderão ser consultados, dentre outros, as obras de Trujillo (1977), Demo (1981), Triviños (1987) e Marconi (1992).

ADORNO, Sérgio (org.). A Sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade. Porto Alegre: Ed. UFRGS/SBS, 1995.

FERNANDES, Florestan. Fundamentos empíricos da explicação sociológica. São Paulo. T. A. Queiroz, 1980a.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo. Cortez. 1993.

EXERCÍCIOS E TRABALHOS PRÁTICOS DA PÁGINA 48

1. Indique razões de ordem e prática para a realização de pesquisas sobre: religiosidade, agressividade, preconceito racial e motivação no trabalho.

Religiosidade: os conflitos que existem a liberdade religiosa individual e o direito à educação (formação em nível superior) do indivíduo membro regular da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que frequenta uma universidade regularmente. Os conflitos surgem a partir de quando o estudante é adepto à crença religiosa dessa denominação e, por lei e norma educacional é obrigado a frequentar aulas durante a semana e praticar atividades acadêmicas que muitas vezes para o aluno tais atividades podem afetar o comportamento e os princípios religiosos que ele preserva quanto ser humano. Daí surge indagações se, neste caso, um direito deve se sobrepor ao outro.

Agressividade: cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivos, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores. As razões sobre esse tema parte da necessidade de realizar uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação porque no mundo moderno vemos notícias de jornais relatando casos de violência contra professores, bullying (humilhar, intimidar, ofender, agredir física ou psicologicamente), vários outros modelos de abuso e agressão acometidos contra a comunidade escolar, ate mesmo em relação ao prédio público, depredações, pichações entre outras, como forma violenta.

Preconceito Racial: as razões de ordem para este tema são referentes aos desafios contra o preconceito racial, principalmente quando se trata dos afros descendentes, em que muitas situações o professor não tem conhecimento sobre seus alunos, a história de vida deles, as raízes, a cultura e etc. constantemente é visível casos de violência ou bullyng relacionados à aparência física (cor da pele, cabelos, condição financeira, etc) e religiosidade. Considerando então, a necessidade de desenvolver ações que possibilite alguns caminhos para estudos e compreensão, com o aluno, dos valores e identidades advindos do meio cultural em que vivem.

Motivação no Trabalho: as razões para este tema se trata de organização, incitar a motivação dos funcionários, porque é uma das formas de se obter uma satisfação mútua nos trabalhos individuais e coletivos, isso resulta em funcionários motivados que passam a ter melhor qualidade de vida no trabalho e os melhores resultados sejam qualitativos ou quantitativos. Considerando-se, portanto, a necessidade de promover palestras, divulgação, orientações de cursos motivacionais com objetivo de sensibilizar o trabalhador sobre as vantagens e oportunidades de crescimento no seu setor de trabalho.

2. Analise a expressão: “Pesquisas descritivas referem-se ao que e explicativas ao porquê”.

            Na pesquisa descritiva realiza-se o estudo do que é um objeto, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. A finalidade é observar, registrar e analisar com detalhes os fenômenos ou sistemas técnicos, sem entrar no mérito dos conteúdos. Nesse tipo de pesquisa não pode haver interferência do pesquisador, que deverá apenas descobrir a frequência com que o fenômeno acontece ou como se estrutura e funciona um sistema, método, processo ou realidade operacional.

            Já a Pesquisa explicativa registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Essa prática visa ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar e definir modelos teóricos, relacionar hipóteses em uma visão mais unitária do universo ou âmbito produtivo em geral e gerar hipóteses ou ideias por força de dedução lógica. A pesquisa explicativa exige maior investimento em síntese, teorização e reflexão a partir do objeto de estudo. Visa identificar os fatores que contribuem para a ocorrência dos fenômenos ou variáveis que afetam o processo. Explica o porquê das coisas.

3. Analise as implicações da regra definida por Durkheim “Tratar os fatos sociais como coisas”.

Para ele, fatos sociais são coisas. São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos, ou seja, os fatos sociais possuem uma realidade objetiva e são passíveis de observação externa, por isso devem desta forma, ser tratados como "coisas".

4. Estabeleça relações entre o método dialético e a pesquisa-participante, sobretudo no que se refere ao papel do pesquisador.

A pesquisa participante envolve pesquisadores e os pesquisados no processo da pesquisa, isso distancia os princípios da pesquisa científica acadêmica. O pesquisador mantém papel ativo na coleta de dados, análise e interpretação dos dados. Essas características fazem parte do método dialética, em que o pesquisador deve confrontar qualquer conceito tomado como “verdade” com outras realidades e teorias para se obter uma nova conclusão, uma nova teoria. Assim, a dialética não analisa o objeto estático, mas contextualiza o objeto de estudo na dinâmica histórica, cultural e social.

5. Analise vários relatórios de pesquisas. Procure classifica-las em exploratórias, descritivas e explicativas.

De acordo com as informações no Relatório do projeto “Tecnologia de Ponta em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Renato Frances”, a pesquisa é de natureza exploratória com abordagem qualitativa referente à inserção de diversos aparelhos utilizados em unidades de saúde e sua influência na prestação do cuidado de forma mais clara e objetiva.

Já as informações contidas no Relatório do projeto “Variações Linguísticas X Desvios Fonológicos de Ana Carla Estellita”, a pesquisa é de natureza descritiva, pois enfatiza estudos da Língua Portuguesa considerando as manifestações que são expressos valores, hábitos, comportamentos e diferentes modos de vida de diferentes grupos sociais, sendo assim, objetiva diferenciar os desvios fonológicos das variações linguísticas.

            E o relatório referente ao projeto de “Ocupação da Amazônia de Wagner de Cerqueira” mostra que a pesquisa é explicativa, pois retrata todo o processo de ocupação no território da Amazônia, como desenvolveu a cultura, a renda dos habitantes e nesse caso a pesquisa tem como fator principal a observação.

EXERCÍCIOS E TRABALHOS PRÁTICOS DA PÁGINA 74

1. Formule um problema de pesquisa e localize material bibliográfico presumivelmente importante para o seu desenvolvimento.

Como pode ocorrer o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa tendo como referencia principal a própria gramática?

Referências Bibliográficas:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1° e 2° ciclos do ensino fundamental. Brasília: SEF, 1997.

BRITTO, Luiz P. L. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1997.

CARDOSO, S. H. B. Discurso e ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

2. Formule problemas de pesquisa no âmbito das ciências sociais que possam ser pesquisados experimentalmente.

Quais as reais competências que um enfermeiro deve executar durante o acompanhamento materno?

3. Analise relatórios de pesquisas e procure classifica-las de acordo com os tipos de delineamento.

            O relatório da pesquisa “A gestão democrática da escola: as relações político-pedagógica do coletivo docente e seu gestor de Iris Pereira Lima dos Santos” mostra que o delineamento em destaque é a pesquisa experimental, onde a autora tem a intenção de incitar a reflexão sobre a gestão democrática nas escolas da rede pública e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, trazendo os diversos instrumentos que favorecem esta participação.

            O relatório referente a pesquisa “Evasão Escolar na EJA de Jailson Filho tem por característica principal o estudo de caso, em que busca compreender os motivos que levam alunos a se ausentarem da escola, a relação do professor - aluno e ele apresenta resultados que esclarecem tais motivos.

4. Formule problemas de pesquisa cujos dados possam ser obtidos exclusivamente a partir da análise de documentos.

Quais as dificuldades dos alunos na aprendizagem da gramática normativa na sala de aula? Que recursos podem ser usados para dinamizar e motivar os alunos nas aulas teóricas?