Atividade de Portfólio: O Handebol de ontem, de hoje e do amanhã.

Autor: Dr. Elionai Dias Soares

Professor de OMF / Anatomia Humana – Cesmac / AL

Aluno de Educação Física – Claretiano / SP

[email protected]

@soaresbikefit

Introdução e descrição da atividade

O acesso ao conhecimento histórico das modalidades esportivas torna-se um dos conteúdos essenciais a serem abordados nas aulas de Educação Física. Com isso, os estudantes têm a oportunidade de compreender a influência dos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais no desenvolvimento histórico das modalidades esportivas. Neste sentido, você deve elaborar um projeto, cujo objetivo principal seja abordar os aspectos históricos relacionados ao handebol. Para o delineamento adequado do seu projeto devem constar as seguintes informações: 1) Título do seu projeto; 2) Em qual série será desenvolvido o projeto? (escolher somente uma série/ano em que o projeto será desenvolvido); 3) Quais os objetivos estabelecidos para o projeto? (elencar, no mínimo, dois objetivos ligados a história do handebol); 4) Quais as disciplinas estariam envolvidas no desenvolvimento do projeto? (indicar, além da Educação Física, mais duas disciplinas que farão parte do projeto); 5) Quais conteúdos serão abordados durante a realização do projeto? (apontar, no mínimo, três conteúdos relacionados ao próprio handebol); 6) Quantas aulas serão necessárias para o desenvolvimento do projeto? (indicar o número de aulas necessárias para o desenvolvimento do projeto. Você deve utilizar, no mínimo, quatro aulas); 7) O que será desenvolvido em cada uma das aulas do projeto? (realize uma descrição sucinta de cada uma das aulas previstas. Neste item, você não deve criar quatro planos de aula, mas descrever, em linhas gerais, como será cada uma das aulas das disciplinas envolvidas no projeto); 8) Quais os recursos materiais e espaços físicos que serão utilizados para o desenvolvimento do projeto? (indicar todos os recursos materiais e espaços que serão utilizados no desenvolvimento do projeto); 9) Como os alunos serão avaliados? (indicar os instrumentos e critérios avaliativos a serem adotados).

 

Resposta da atividade

1) Título do projeto: O Handebol de ontem, de hoje e do amanhã. 2) Série: 1o Ano do Ensino Médio
3) Objetivos:

- Conhecer os aspectos históricos do Handebol, incentivando o aluno para um novo olhar da modalidade; Despertar para o entendimento da importância do Handebol dentro e fora do ambiente escolar, relacionando com a sociedade e os aspectos comerciais.

4) Disciplinas envolvidas: Educação Física; Português; História.
5) Conteúdos: História, conceito, definição, significado e importância do handebol;

Capitalismo e prática social do esporte. 6) Quantidade de aulas: 4
7) Descrição das aulas:
* Educação Física:

Aula 1 – Identificação dos conceitos prévios e provisórios sobre os aspectos históricos do handebol. Divisão em times de estudo e seleção de coordenadores. Tempestade de ideias.

Aula 2 - Reunião dos grupos/coordenadores para assistirem um filme sobre o Handebol – suas origens e importância para a sociedade. O professor fará perguntas norteadoras (O que significa; Onde e quando surgiu; Quem joga; Relação com sociedade, capitalismo e comércio).

Aula 3 - Rediscussão e pesquisa entre grupos e intergrupos. Com os conceitos prévios x anotações do filme, os grupos deverão interagir na investigação das perguntas norteadoras do professor, sobre os aspectos históricos do handebol.

Aula 4 – Apresentação dos times, que apresentarão os resultados de sua interação e pesquisa. Construção e apresentação de Mapa Mental/Conceitual (individual) e entrega do relatório (grupo), sobre o tema de estudo. Fechamento do professor.

* Português:
Aula 1 - Descrição inicial, por meio de tópicos (em grupo) e dos conceitos prévios sobre a

história do handebol.

Aula 2 – Durante a apresentação do filme, cada grupo, com a participação efetiva de seus coordenadores, realizará anotações sobre os aspectos históricos, sociais, culturais e comerciais.

Aula 3 – Pesquisa com elaboração de novos tópicos/ideias, por meio da convivência entre grupos e coordenadores (utilização dos recursos tecnológicos – internet, computadores etc).

Aula 4 – Elaboração de relatório sobre as conclusões e confecção de Mapa Mental / Conceitual. Fechamento do professor.

* História:
Aula 1 – Conceito de handebol, sua origem, motivos de sua criação, como chegou ao Brasil e

suas relações com a cultura, capitalismo e comércio.

Aula 2 – O filme abordará o significado de handebol, assim como seu significado na atualidade.

Aula 3 – Articulação dos conceitos históricos com o presente e o futuro da prática do handebol.

Aula 4 – Síntese sobre a importância do handebol para o presente e futuro, pautado no conhecimento histórico da modalidade. Fechamento do professor.

8) Recursos utilizados: Sala de aula invertida; papel; lápis/canetas coloridas; recursos tecnológicos: internet, computadores, projetor multimídia, caixas de som, microfone.

9) Avaliação: Mapas mentais e conceituais (individual): frequência, participação e iniciativa; Relatórios dos grupos (coletiva): coerência, convivência e entrega do material.

Referências:

ALVES, T. S. HandBlog: o handebol das quadras para a Net – UCA. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br. .

KAWASHIMA, L. B.; GOMES, L. A. Handebol. Caderno de Referência de Conteúdo – CRC, Unidade 1. Batatais: Claretiano, 2015.