Sim, atitude... Quando penso nas nossas atitudes, tanto positivas quanto negativas, vejo praticamente como um simples caso de ação seguida de reação, ou causa e efeito como preferirem. No entanto, quase sempre baseada nas circunstâncias e no ambiente em que nos encontramos. Mas, penso também que não seja algo externo a nós e que não tenhamos controle, e sim que durante o processo podemos aproveitar para nos moldar melhor, nos educar melhor e sempre nos aprimorarmos. E, mais ainda, perceber o quanto nossas próprias ações e atitudes nos afetam lá na frente no futuro de nossas vidas. Comprometem-nos e nos marcam para sempre. Nossas acoes, reacoes irao refletir sobre os nossos relacionamentos e até mesmo levantando uma reacao de pré-julgamento que muitas vezes encobre o real do que deveria ser o justo.

Refletindo sobre minhas atitudes passadas e circunstâncias vivenciadas, foquei em como o ambiente desempenha um papel importante e acaba por nos influenciar. Ainda,nao tem um poder tão forte capaz de nos mudar, de nos desviar da nossa essência.

Quando coloco em perspectiva as emoções negativas e pesadas que me afetaram durante anos  depois de ter sobrevivido ao ataque terrorista nas Torres Gêmeas, hoje percebo com mais clareza minhas reações que se tornariam “naturais”, ou como um efeito natural decorrente da tristeza, horror e dor que alimentavam sentimentos que impediam de seguir adiante como deveria. Até que finalmente chegou um momento que notei que eu precisava romper o ciclo que me prendia e me mantinha congelada e estática enquanto o tempo passava por mim, com aquele ar gelado e soprado por uma ideologia terrorista que insistia em me manter em uma espécie de cativeiro emocional de mim mesma.

Foi então aos poucos que minhas atitudes diante disso tudo comecaram uma mudanca como um processo natural de dentro para fora. E essa reconstrução veio repleta de sentimentos construtivos que floresceram e que transmito no intuito de que possam ajudar a outros. Essa reação se tornou mais evidente e mais forte no meu coração. Sim, resisti a uma das maiores tragédias causadas por ato terrorista que nossa época no nosso continente. Ato que deu início a uma era escura e gelada de ódio, destruição e maldade. Ainda assim, mantenho minhas raízes grudadas em atitudes de bondade, solidariedade e amor ao próximo. Três raízes sólidas capazes de suportar o impacto de qualquer ideologia destrutiva que venha ao nosso ataque. Quando me lembro da t

Então, na próxima vez que se ver em meio a um trânsito congestionado, ligue o rádio, tenha paciência, olhe para o céu, um lado e outro, e sorria para você mesma. A vida e o tempo não retornam e cada minuto é uma dádiva, mesmo presa no trânsito por horas em que suas atitudes aparentam não fazer diferença alguma, mesmo assim elas fazem. Ainda tenho muito que aprimorar e me libertar, não é fácil – perdoar, por exemplo –, porém muitas coisas que vivenciei consegui me libertar deixando nas mãos de quem sim poderá julgar. Somente a Deus e as leis do homem. A minha escolha não é esquecer a dor que passei, mas combate-la para que não me mantenha presa, senão estarei permitindo que o vento gelado de uma ideologia maléfica me arranque por inteira das minhas raízes. E minha chance de ainda estar viva teria sido desperdiçada e uma batalha a mais teria sido vencida pelo terrorismo.

Assim sendo, agradeço a chance de ainda estar aqui e assim viver cada dia com mais gratidão. Mais um sentimento nobre que hoje tenho ainda mais forte e aprendi a perceber após optar por uma atitude mais construtiva e, porque não dizer, edificantes. Finalizo assim, como li em algum lugar e acredito que se encaixa aqui: “Você deve fazer sua escolha se quiser ter uma chance ou sua vida nunca mudara ou se aperfeiçoará”. Nossa atitude nos encaminha a uma evolução e aprendizagem, e viva então sua vida de maneira positiva e quando olhar para trás que suas memórias sejam sempre lembradas com carinho assim como o seu legado.

Sorria para o mundo sempre, Adriana Maluendas