O ano nem começou e 2010 já está mostrando a sua “face”. Cada dia tem sido como um grande desafio, o desafio de: “Confiar no Senhor por completo ou no que eu penso ser a melhor solução?”

Confiança é algo que não nasce do dia pra noite, é preciso intimidade, afinal, você não confia em alguém que você não conhece!!! E mesmo conhecendo, às vezes ainda surge aquele pensamento: “Hummmmmmm, confio ou não?” Por exemplo: “Qual o marido que não fica com um pé atrás quando a esposa pega o cartão de crédito e vai fazer compras???” (rsrsrsrsrsrsrsrs) Mas, brincadeiras à parte, com Deus deveria ser diferente…. Sua Palavra nos fala (Números 23:19), “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” O problema é que esquecemos que Ele é Soberano, tem o controle de todas as coisas e que tudo ocorre conforme a Sua palavra, por isso, quando as coisas não fluêm de acordo com o que pensamos ser o correto, ficamos fustrados, e isso ao ponto de ter a nossa confiança em Deus abalada. Essa é uma triste realidade, aceitar que “Ele é perfeito, que nEle não existe possibilidade de erro, e que em mim, bem, é totalmente o oposto!” É isso que Provérbios 3:5 tenta nos alertar, “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.”

Mas… por que continuamos dividindo o nosso coração entre o que sabemos ser a verdade e o que pensamos ser a verdade??? Ou, por que temos essa tendência de olhar e valorizar somente o problema e não Àquele que pode resolvê-lo??? Quantas vezes o Senhor nos apresenta um direcionamento mas seguimos um outro, e as consequências, em sua maioria, são sempre “desgastantes”. Ele nos fala: Perdoa! Mas preferimos viver afundados no peso da mágoa; Dá exemplo! Mas optamos por ser cúmplices ou omissos em muitos casos; Confia! Mas insistimos em seguir aquilo que achamos ser o melhor. Creio que é por isso que Jeremias 17:9 nos fala, “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” As situações vão surgindo e não perguntamos ao Senhor como proceder, preferimos dar ouvidos à nossa carne, levados por nossas emoções, nossos impulsos, e geralmente vamos encontrando os “culpados”, seja o trabalho; a igreja; a esposa(o); os filhos… Chegamos a pensar: “Cada um tem sua parcela de culpa para minha realidade hoje…” Mas será que o problema também não pode estar em mim? E mesmo se existirem culpados, “é melhor fazer a minha justiça ou descansar naquele que é Justo?” Talvez você fale: “Descansar? Nunca! Eu vou falar isso e fazer aquilo... Vai ter o que merece!!!” Então, três, cinco anos mais tarde, você vai olhar decepcionado para tudo aquilo que você falou ou fez, todos aqueles pensamentos, palavras, atitudes… e pensar: “Porque eu fiz isso.” Mas tudo nesta vida serve de ensinamento, vale lembrar daquela frase: “errar é humano, persistir no erro é tolice!” E isso é uma tremenda verdade!  

Deus é um ser tão completo que Ele ainda nos fala em Sua Palavra (Provérbios 23:26), “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.” Podemos traduzir isso em: “Filho, confia em mim e vê tudo o que Eu posso, quero e vou fazer por você.” Essa relação pai e filho me faz lembrar do meu pai… como era bom quando tentava de alguma forma agradá-lo ou fazer sua vontade, em troca ele não media esforços, sempre lutando para me dar o melhor possível. E se o meu pai terreno foi capaz de fazer isso por mim, quanto mais o meu Pai celeste!!! Acredite, Deus preenche em todos os aspectos a idéia do que venha a ser um pai de verdade. Ele fez por mim e por você algo que até hoje o mundo não teve, não tem e nunca terá condições de te oferecer, Ele nos deu o que tinha de melhor, Jesus Cristo, para que tivéssemos acesso ao que existe de mais valioso que é a Sua presença!!! E essa presença é o que nos oferece condições de “descansar” mesmo nos momentos difíceis, eu posso ainda não ver a solução, a saída, a cura… para o meu problema mas eu sei que algo vai acontecer pois o meu Pai está comigo!!! Como Ele mesmo nos disse em Josué 5:1b, “não te deixarei nem te desampararei.” O próprio Senhor Jesus nos falou em Mateus 28:20b, “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” E também em (João 14 : 16), Ele nos disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” Ou seja: O Pai, o Filho e o Espírito Santo, todos comigo!!! Como não confiar???

As dificuldades existem, sim! Mas devemos ter guardado em nosso coração o que está em 1 João 4:4, “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” Portanto, quando o mundo começar a tirar a sua paz com qualquer de suas mentiras, lembre: “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31)

Rafael e Patrícia Costa  http://prfamilia.blogspot.com/2010/02/ate-onde-confiar.html