ATÉ NELE TOCAR!

Por Angela Celestino | 18/03/2025 | Religião

 

Já enfrentou situações em que se sente impotente ou marginalizado(a)?

Faz tempo que você enfrenta uma situação difícil?

Você já se sentiu excluído(a)?

Vamos refletir...

“Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais. Ela havia escutado falar de Jesus; então entrou no meio da multidão e, chegando por trás dele, tocou na sua capa, pois pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.” Logo o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada. No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: — Quem foi que tocou na minha capa? Os discípulos responderam: — O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso? Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo. Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo. E Jesus disse: — Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento.” Marcos 5:25-34.

 

1. Contexto de Dor e exclusão

Em Levítico podemos ver a apresentação do contexto e realidade da mulher do fluxo de sangue, pois em sua cultura ela não poderia se aproximar de ninguém, não poderia tocar em nada, por ser considerada impura.

“Quando uma mulher tiver o fluxo de sangue da menstruação, ficará impura por sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até o entardecer.” Levítico 15:19.

Impura, excluída socialmente, emocionalmente defraudada, isolada de sua família, amigos, abandonada, rejeitada pela sociedade e sem recursos financeiros por ter investido tudo que tinha em busca de cura.

 

2. Desesperança x Esperança:

Uma pessoa há 12 anos sofrendo, é possível imaginarmos como essa mulher estava em todos os níveis da vida, até que ouviu falar de Jesus e tomou uma atitude.

A mulher ouviu sobre Jesus, o curador e decidiu que essa era a sua chance, tomou uma atitude e antes de agir, ativou a fé, pois, fé sem ação é morta (Tiago 2:26) e dizia a si mesma, se tão somente eu tocar....

O que você tem dito para você?

Quais as conversas internas que têm acontecido dentro de você?

Quando tentado Jesus usou a palavra para vencer, qual arma você tem utilizado em suas guerras?

Todos os dias somos tentados a ceder ao nosso lado humano ao invés de agir pelo Espirito, e deixamos o que Deus é por nós e o que deseja fazer através de nós, permitindo que a VIDA se esvaia, nos perdemos e fora do alvo, ficamos como a mulher mencionada acima, cujo fluxo ininterrupto de sangue  a tornava inapropriada, impura, excluída não apenas da sociedade mas excluída do propósito do SENHOR para a vida dela, até que ouvir falar de Jesus proporcionou a metanóia que a levou a enfrentar toda oposição e inclusive o conceito social sobre ela e foi com fé e Esperança tocar em Jesus e extrair o poder que a curou.

 

3. Cura Instantânea:

A mulher enfrentou o que foi necessário para tocar em Jesus e foi curada imediatamente e a cura dela não foi apenas física, mas também emocional e espiritual. O poder de Jesus é instantâneo e transformador e Jesus não se contamina com nossa impureza.

Seja o que for não assusta o nosso salvador, podemos tocar NELE e ao invés de contamina-lo, nós é que somos imediatamente purificados!

 

4. A Sensação de Poder:

 Jesus percebeu que dele saiu poder. ELE estava atento às necessidades ao seu redor, e mesmo em meio à multidão, ELE se importava profundamente com cada um, porém, só a fé pode extrair poder.

 

5. Até Nele tocar

 Jesus pergunta quem o tocou, não porque não sabia, mas para chamar a mulher à frente, restaurando sua dignidade.

 Ele a chamou de "Filha", um termo de amor e aceitação. Isso mostra como Jesus valoriza e restaura aqueles que a sociedade muitas vezes ignora.

ELE a chamou e imagino que ELE a olhou nos olhos, transformou em relacionamento pessoal.

 A resposta de Jesus: “A tua fé te salvou; vai em paz e fica livre do teu mal.” Este é o verdadeiro milagre: a fé que traz paz e liberdade.

Que barreiras você precisa ultrapassar para buscar a cura em Jesus?

  Devemos reconhecer nossas dores, anseios e a necessidade de nos aproximarmos de Jesus, mesmo quando parece impossível, aproximar DELE com confiança e convicção de que tudo estará perdido somente ATÉ NELE TOCAR!

 

Ângela Celestino