UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE LINGUAGENS

DEPARTAMENTO DE LETRAS

CURSO DE LETRAS/ESPANHOL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PAULO MARCOS FERREIRA ANDRADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

N 1.4 - ATIVIDADE I - 2ª SEMANA

 

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 

 

ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuiabá, MT

2014

 

ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO

 

Em 2012 quando estava na fazendo faculdade a faculdade de pedagogia, ouvi um relato de uma colega de turma que também era professora, que ao meu modo de pensar se encaixa nesta teoria da assimilação e acomodação. Que dia dizia o seguinte:

A mãe de um menino de oito anos mais ou menos, resolveu levar seu filho ao psicólogo na tentativa de amenizar seu medo de cavalo A primeira vez aconteceu quando foram para casa dos avós em sítio para onde se mudaram, ele ainda tinha 05 anos, foi quando viu o animal pela primeira vez, e infelizmente em pleno ato sexual. Daí pra frente todas as vezes que a crianças se aproximava de um cavalo, já se ouvia os gritos de pavor, medo e quase como se fossem gritos de dor.

Em síntese após muitos trabalhos com profissionais, dos quais não sei dizer os procedimentos usados, conseguiram chegar a conclusão de que a crianças era constantemente abusada pela padrasto, com o qual ela associava a figura paterna  de amor e carinho. Ao ver o cavalo em situação inusitada ela associou ação do animal com a ação do próprio “pai”.

Logo podemos afirmar que a criança todas as vezes que via um cavalo ao longo de 04 ou 05 anos de sua vida, o associava ao arquivo das atitudes de abuso que o pai lhe inferia. Por isso tinha tanto medo e com relação ao padrasto  não sentia mesmo posto d que este estava associado  a figura paterna de proteção.