ASPECTOS TURÍSTICOS DE VALENÇA-BAHIA
Autora: Janete Pereira de Sousa Vomeri
Este artigo apresenta alguns aspectos turísticos da Cidade de Valença- Bahia.

Segundo o senso de 2010, Valença possui cerca de 88.000 mil habitantes. Está localizada na Costa do Dendê e apresenta um potencial turístico sem igual, embora não seja explorado. A cidade atualmente serve principalmente como ponto de partida para as ilhas do arquipélago de Tinharé: Morro de São Paulo, Gamboa, Garapuá, dentre outras. A zona urbana possui muitos pontos turísticos que podem ser explorados. A cidade tida como hospitaleira não deveria servir apenas de entreposto para as ilhas, pois é repleta de belezas naturais e arquitetônicas. Mas, como não há uma política de iniciativas voltadas para a divulgação desses atrativos, muitos visitantes apenas transitam pelo município em direção a outras localidades.

No centro é possível encontrar um valioso patrimônio arquitetônico, cultural e artístico, além da exuberante beleza natural das matas e estuário próximos a foz do Rio Una. As igrejas conservam imagens dos séculos XVII e XIX.:Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Padroeira dos Operários, refeita como réplica da Igreja do Bonfim pelo Comendador Madureira, por volta de 1757; Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro da cidade, datada de 1801. A Matriz tem uma enorme escadaria característica neoclássica, duas capelas construídas após a sua inauguração. Sobrados do período imperial como: Prédio da antiga Câmara, na Rua Conselheiro Cunha Lopes, conhecido como prédio da cadeia; ruínas da antiga fábrica de tecido Todos os Santos de 1847, primeira fábrica têxtil do Brasil movida à energia hidráulica; o belo Palacete da Câmara Municipal de Valença, datado de 1849. A Câmara de Vereadores foi à antiga casa do Comendador Bernardino de Sena Madureira, um importante empresário e proprietário de terras de Valença. Em 1860, o prédio serviu como hospedagem para D.Pedro II em sua visita a parte litorânea do sul da Bahia. Nele pode ser apreciado um quadro a óleo sobre tela, datado de 1860, que faz parte do acervo do Memorial da Câmara de Valença, espaço que conserva a memória do Legislativo e do município.

Além disso, existe a Estância Azul, prédio de 1816 que guarda um vasto acervo mobiliário da família Guedes de Mello, inclusive peças escravocratas. A Orla Marítima do Rio Uma , inaugurada em 1999 na gestão do prefeito Agenildo Ramalho; o Teatro Municipal de Valença, datado de 1910, construído pelo engenheiro Antonio Frederico de Lacerda, o mesmo engenheiro do Elevador Lacerda na Capital da Bahia, Salvador; conjunto de sobrados e a Praça da República, construídos no final do século XIX pela empreaPortuguesa Regis e Ferreira; o prédio da Recreativa, espaço de recreação dos operários, atual prédio do Sindicato Têxtil e Núcleo do CEGER, construído por volta do final do século XIX pelo engenheiro francês Raul Malbuisson. Este também serviu como o primeiro banco de sangue da Bahia, usado no ano de 1942 para socorrer e abrigar os náufragos dos navios torpedeados na costa do Guaibim, por volta da segunda Guerra Mundial; Predio da Farmácia Coutinho construído em 1910, primeira farmácia de Valença-ba.

Dos atrativos naturais é possível citar: as Ilhas do Conde e da Esperança, localizados na via Ba-Valença Entroncamento, ideais para quem procura sossego, com águas tranqüilas e paisagem natural encantadora. A cachoeira Água Branca, localizada na estrada do distrito de Jequiricá, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Ela possui uma cortina de espuma branca que caí por cerca de 30 metros de altura. Para quem gosta de aventura é uma ótima escolha, pois antes de chegar à cachoeira tem que seguir uma trilha ecológica, com mata densa, morada de animais silvestres e uma diversidade em fauna. Excelente lugar para a prática de rapel. No povoado de Sarapui existem as corredeiras de Sarapui e sua cachoeira denominada Canta Galo, com queda de 20 metros. Ótimas opções pela paisagem e pelas águas, excelente para a prática de esporte radical como o rafting. Para quem gosta de história, este pequeno povoado foi fundado no século 17 e preserva ainda ruínas de um antigo engenho de cana-de-açúcar e a capela de Nossa Senhora de Santana (de 1818). Além dos já mencionados, Valença conta com a badalada praia do Guaibim, com 17 km de praia em mar aberto. Tem também a praia Ponta do Curral ponto de desovada tartaruga marinha, primeiro lugar a receber as primeiras cabeças de gado vacum no Brasil, trazidas pelo fundador do povoado do Una( atual Valença), Sebastião de Pontes, por volta de 1557-1560; E a Serra do Abiá, ponto mais alto do município onde muitos praticam vôo livre.

Por estas razões e outras mais, Valença deveria ser divulgada através de políticas de desenvolvimento do seu potencial. Com certeza, vale à pena viver Valença. Cidade bela, hospitaleira e nunca vencida.