Resumo:
O presente artigo é um breve relato decorrente de estudos e pesquisas relacionados aos aspectos sociais de Uruará. Nesse contexto são citados os problemas, causas e benefícios no meio social. Os resultados neste estudo revelam questões sociais interessantes para dar conhecimento e uma reflexão sobre os temas pesquisados, com base em informações, através de entrevistas com representantes de órgãos, entidades municipais, textos bibliográficos que reforçam os fatos e relatórios produzidos nos setores de saúde. Uma reflexão sobre a necessidade da existência de um relacionamento harmonioso e integrado entre família, escola e o meio social. Neste contexto que norteou a elaboração deste artigo foi possível identificar os prejuízos que correlacionam as famílias uruaraenses bem como o incentivo governamental que favorece a população. Equipe de Acadêmicos da Disciplina de Comunicação e Expressão: Anacitia Dias Dorabiato, Denise Baldo da Silva, Jeferson Lazarine de Aquino, Julio José Trevisan, Maria Andréia Ferreira De Araújo*, Roberta dos Santos Nascimento*Orientadora: Drª Djalmira de Sá Almeida.
Palavras-chave: Aspectos sociais; Uruará
_____________
*Discentes do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Itaituba - PA


Introdução

O objetivo do presente artigo é descrever o panorama atual dos aspectos sociais e problemas neles existentes do município de Uruará. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica; uma reflexão sobre a necessidade da existência de um relacionamento harmonioso e integrado entre família, escola e o meio social, pois o distanciamento das bases sociais conclui-se que o indivíduo torna-se frágil e vulnerável no meio em que vive. Neste contexto que norteou a elaboração deste artigo, foi possível identificar os prejuízos que correlacionam estas famílias uruaraenses, bem como o incentivo governamental que favorece a população, já que a família é a base primordial de uma sociedade que ingressada com programas sociais e seu agrupamento em sindicatos e instituições filantrópicas, inserida em clubes e agremiações, tendo o seu credo, levam aos indivíduos dessa sociedade à contribuir para a formação de cidadãos conscientes em relação ao seu papel, cumprindo seus direitos e deveres e fundando seu compromisso como agentes de transformação moral, social e cívico.
O primeiro sub-tema abrange "aspectos sociais: a relação dos problemas sociais de mais incidências em Uruará"; o segundo sub-tema trata dos "problemas sociais implantados em Uruará e órgãos de assistência de apoio que garantem a inclusão social das famílias através de benefícios oferecidos; o terceiro aspecto envolve associações e sindicatos que colaboram para a evolução da participação organizada e democrática da sociedade no processo de seus interesses públicos e privados; o quarto aspecto demonstra a influência do credo, e a participação ativa dos salões de beleza, que de forma indireta, atua no setor figurativo e expressivo do indivíduo, aliena-se a esses aspectos as agremiações e clubes que de forma divertida envolve o indivíduo a se relacionar com outros,criando um círculo de amizades, num triângulo físico, mental e espiritual. Ressalta-se que a vida em sociedade é regida por leis, normas e regulamentos, para que possa garantir uma vida harmoniosa e justa.

Problemas Sociais no município de Uruará.
O crescimento da população, da vulnerabilidade e o distanciamento das bases sociais e os prejuízos que correlacionam as famílias, demonstra o risco social , no desenvolvimento emocional da criança e do adolescente, sabendo-se que a família é a base fundamental de uma sociedade e de ideologia moral e emocional de cada ser constituído. Neste contexto, foi constatado que há em nossa sociedade diversos tipos de problemas sociais, tais como: violência contra a mulher,abuso sexual,depressão, maus tratos à criança e adolescente,menores infratores,crimes, e tentativa de suicídio, entre outros, conta- nos a psicóloga Dr. Maria Helena Oliveira que hoje atua em diversas áreas no que diz respeito a tratamentos psicológicos, no município de Uruará . "Há negligência da sociedade, até na escola em identificar estados emocionais divergentes em que a criança demonstra sem ser levada esta notícia aos órgãos competentes para serem avaliados e tratados.

Criança e adolescente em conflito com a lei

Sem base, sem conhecimento de si mesma, a criança que tem ou teve uma infância turbulenta, provavelmente sofrerá mais danos na sua juventude, ou com o passar do tempo. Na adolescência, existem inúmeros problemas psicológicos, hábitos prejudiciais e outros que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. Para a psicóloga Helena, quando a criança é submetida à espancamentos, maus tratos, e tratada com arrogância, automaticamente isso se refletirá aos doze ou treze anos de idade; é o que ela chama de "explosão de sentimentos" e possivelmente passa a desenvolver os distúrbios mentais que só um tratamento adequado, e com amor e carinho, irá amenizar tal situação e conduzi-lo a uma nova visão da sociedade. Outro fator conivente com esta situação é o uso de drogas e entorpecente, como o tabagismo, que favorece para que este quadro se complique, pois as maiorias dos viciados já contemplam a própria família usando álcool, cigarro manso, enquanto deveriam ser exemplos para os filhos, diz a promotora do conselho tutelar. Estes tipos de drogas prejudicam seu aprendizado e seu comportamento na sociedade em que vive, segundo a psicóloga, desestrutura a criança que cresce sem base e põem em risco a sua formação. Nota-se que os pais são os grandes responsáveis por diversas calamidades familiares. A grande maioria dos abusos sexuais envolvendo menores de idade, é a falta de responsabilidade dos pais (mães) que ao contrair outro casamento, põem em risco a vulnerabilidade da criança, pois confia na personalidade masculina adquirida e deixam seus filhos aos cuidados desses indivíduos que usam da ingenuidade infantil e acabam cometendo este horrível crime; acrescenta a promotora do conselho tutelar de Uruará, aonde casos desta espécie de violência chega com frequência ao órgão CTU, notificados como denúncia anônima, e que geralmente são pessoas envolvidas da própria família, acrescenta Dra Helena, a partir daí surgem novos problemas psicossomáticos, que é a gravidez indesejada, que surge à partir dos doze anos de idade, segundo a enfermeira Odaia Costa da Silva (da Equipe de Controle e Avaliação do hospital municipal de Uruará). Em muitos casos diz a psicóloga e a promotora de Assistência Social, os pais da vítima apóiam a situação, e os agravantes ficam por conta da pessoa lesada.
" A fina sintonia com a revolta urbana adolescente reúne vários registros e faz explodir a tragédia no circuito familiar sem horizontes, sem válvula de escape e sem alternativa alguma no mundo dos viciados, pois as drogas não são fenômenos isolados no município, mas são realidades profundamente reproduzidas dentro dos muros de cada adolescente e traz consigo a violência extrema e desajustes sociais externos". (Livro: bicho de sete cabeças, Luiz Bolognesi). De acordo com o Código Penal Brasileiro (Art.224), "A violência é sempre presumida em menores de quatorze anos, deficientes mentais ou quando a pessoa não pode, por qualquer outra causa, física ou psicológica oferecer resistência" (CPB, 2000).

1 Problemas sociais na saúde pública de Uruará

Os órgãos públicos que cuidam da saúde da população no setor epidemiológico em Uruará constataram diversos casos de tuberculose, hanseníase, dengue e pessoas infectadas com o vírus HIV nos últimos anos, mas existe certa restrição no tratamento por parte dos infectados, algumas pessoas levam o caso a serio, enquanto outras se recusam a procurar ajuda, afirma as secretárias do setor epidemiológico Arenilda de Souza e Dalva Aparecida S. da Conceição, pois mesmo em fase de tratamento, muitos pacientes abandonam a medicina. Com isso entra o trabalho "buscativo" desses agentes de saúde, aonde vão até o paciente adquirindo informações e tentando trazê-los de volta ao tratamento. Existem oficialmente cinco casos registrados de infectados com o vírus HIV. Segundo Arenilda de Souza, há outros casos, porém as pessoas têm medo de serem retratadas. É importante ressaltar que para assegurar que o fornecimento para os portadores do vírus HIV, o presidente Lula assinou o decreto que cria instrumento jurídico para a importação de genéricos pelo governo brasileiro em casos de emergência nacional ou interesse público. À medida vai permitir a importação na versão genérica e melhorar as exigências relativas à compra dos medicamentos, adequando o decreto a constituição federal e à lei nº 8.666/93 que regula as licitações públicas.
Foram constatados no período de 1º de Janeiro de 2009, a 30 de Julho de 2010, duzentos e quinze casos de dengue no município.
Há uma pré-disposição do governo no controle à natalidade, onde o Sistema de Informações Sobre Natalidade (SIM) e o Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (SINASC), coordena este tipo de controle a fim de tornar disponível um banco de dados essenciais para o município e para o país.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o percentual aceitável de óbitos fetais é cerca de 2% de nascidos vivos em determinado local e período, segundo o relatório do Hospital Municipal de Uruará, em 2010, o município se encontra com o percentual de 5.5 e óbitos não-fetais 94,4%, é importante lembrar que as regiões do Norte e Nordeste, possuem um acumulado de 40% de mortos fetais e que a nível nacional, apenas o estado do Paraná está na casa de um dígito, com 7,8% segundo o relatório.
Os dados referentes às causas externas de óbitos , mostram seus agentes causadores. Nota-se que o ferimento por arma de fogo e traumatismo craniano classificados como mortes violentas, lidera este ranking. Vale ressaltar que os traumatismos cranianos são em sua totalidade ocasionados por arma de fogo; as mortes naturais e hipertensão arterial figuram também com o numero considerável de ocorrências no primeiro semestre de 2010.
Esse cenário mostra óbitos ocorridos em Uruará, no segundo semestre de 2010, segundo zona de ocorrência, embora seja uma região rural, o maior número de óbitos ocorreu na zona urbana. Esse âmbito é decorrente dos acidentes de trânsitos, mortes violentas ocorridas por brigas em bares e outras semelhantes, sendo 73,3% de óbitos na zona urbana e 20 a 26,6% na zona rural, segundo consta no relatório.
De modo geral, seguindo a tendência nacional no município de Uruará (mensal) 46 óbitos masculinos que apresentam 85,1% contra 8 óbitos femininos que correspondem a 14,8% de óbitos ocorridos. Dessa forma, os óbitos masculinos representam cerca de 60% a mais que os femininos e isso ocorrem por inúmeros fatores culturais da região.
Em Uruará, o álcool faz partes da festas e dos rituais religiosos, seu consumo é admitido por parte da população e traz certo transtorno para a saúde pública quando o consumo é excessivo, causando acidentes de trânsito, violência associada a episódio de embriaguez, além de desenvolver dependências, segundo Equipe de Controle e Avaliação do Hospital Municipal de Uruará.

2 Programas sociais implantados em Uruará

O sistema implantou neste município, farmácia comunitária nos postos de saúde, com estrutura física, condições higiênico-sanitária, com sistema informatizado capacitado e com farmacêutico bioquímico Ezequias Ribeiro, flexibilizando o acesso ao medicamento com a implementação do cartão SUS, cumprindo dessa forma o artigo 196 da Constituição.
Foi implantada uma política única de assistência farmacêutica sob fiscalização dos conselhos de saúde, com planejamento participativo, sob critérios técnicos, englobando os medicamentos dos atuais programas fragmentados (PSF, Hiperdia, Saúde da Mulher, Saúde Mental, etc.) em um único incentivo, ampliando os recursos atuais e levando em consideração a etnia, orientação sexual, gênero e perfil epidemiológico regional, permanecendo os medicamentos estratégicos e excepcionais sob a competência do ministério da Saúde.
O órgão também garante a quantidade de preservativos e contraceptivos, para garantir que o medicamento seja considerado como insumo destinado à manutenção e recuperação da saúde pública e que seu acesso ocorra pela população independente de pressões públicas e interesses pessoais (Humberto Costa, Ministro da Saúde, 1ª Conferencia Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica ? Relatório final, Brasília-DF, 2005, pág. 47, par.4/7).
O Sistema Único de Saúde (SUS) dá assistência aos portadores do vírus da hepatite C, principalmente aqueles que sofrem os efeitos colaterais, necessitando de um acompanhamento complementar. A Secretaria de Saúde dá apoio aos portadores de doenças especiais como o mal de Parkinson e Alzheimer, providenciando transferência desses pacientes para hospitais especializados na região, para atender essas patologias. Há apoio também na assistência odontológica, campanha contra cárie e tratamentos da saúde bucal relata a enfermeira Odaia Costa da Silva.
O Ministério da Saúde, juntamente com parcerias municipais, visam programar e incentivar campanhas de formação e orientação a população quanto a vacinação (imunização) incentivando a sociedade no trato da saúde feminina como é o caso do Preventivo Contra o Câncer do Colo Uterino (PCCU), para a maioria da qualidade de vida.
Dentro dos aspectos sociais, podemos destacar como um dos principais fatos para o desenvolvimento social, os programas sociais, onde a população obtém benefícios conforme a necessidade de cada família ou individuo. Esses programas têm por finalidade, a melhor distribuição dos benefícios á população que mais necessita, gerando assim a inclusão social dos jovens e crianças, amparo para os deficientes, idosos, e gestantes.
Atualmente, o município conta com o PETI (programa de erradicação do trabalho infantil) na coordenação de Silvana Aparecida da Silva Ruy, que atende crianças e adolescentes de 07 a 15 anos. Segundo a coordenadora do programa, para participar do mesmo, as crianças e os adolescentes tem que obedecer alguns critérios, como ser beneficiado com o Bolsa Família, ser encaminhada pelo conselho tutelar ou pela justiça.
As principais atividades desenvolvidas são artesanato, danças, aulas de expressão corporal, músicas e esportes. Além das atividades desenvolvidas, tem por principal objetivo erradicar totalmente as diversas formas de trabalho infantil. Dessa forma as crianças e os adolescentes recebem um adicional de R$25,00 que é pago diretamente no programa Bolsa Família. Com o PETI, é possível diminuir gradativamente, o trabalho infantil, possibilitando essas crianças e adolescentes frequentarem a escola e ter uma profissão.
Outro programa social implantado no município é o CRAS-(CRAVO E ROSA), destinado aos idosos acima de 60 anos, onde os mesmos participam de danças, e aulas de artesanatos, através desses exercícios, pode-se evitar o sedentarismo e até mesmo problemas psicológicos. E ainda conta com uma instituição de apoio, CASA DE APOIO À GESTANTE, onde são atendidas diariamente gestantes carentes da zona urbana e da zona rural, quando as mesmas não têm onde ficar na cidade durante a gestação, são oferecidos treinamentos sobre gravidez e parto, e doação de enxovais básicos.

3 Aspecto trabalhista de Uruará

Há em Uruará, a carência de políticas de empregabilidade. Destaca-se um grande déficit de educação à formação profissional. Existe no mercado de trabalho que agora está se desenvolvendo lentamente com a ajuda de profissionais de fora do município, como médicos, professores, e autônomos, portanto, dos que aqui existem, a maioria foi submetida à rede escolar pública e uma das fontes de recursos é de natureza essencialmente privada. Muitas pessoas se inserem no mercado comercial, farmacêutico, no setor madeireiro, bem como na rede pública (que corresponde na maioria, professores do estado) o que ocupa a boa parte da folha de pagamento. Neste contexto de forte diminuição dos empregos formalmente registrados e protegidos, pois não há, sobretudo, setores industriais para dar suporte a grande maioria dos desempregados, entretanto, existe ainda um grande número de assalariados sem registro e sem carteira assinada, trabalhando por conta própria, alimentando ao mesmo tempo o crescimento das atividades de serviços e de "bicos", as maiorias das mulheres ativas trabalham em ocupações precárias ou informais.
"Este quadro completa-se com a falta de um forte envolvimento empresarial com formação profissional e treinamento adequado. Ao que tudo indica, o grande número de fatores institucionais que regula o mercado de trabalho no Brasil (CLT, FGTS, Seguro Desemprego, Regra de Reajuste Salarial) acabou por produzir um sistema que não incentivou os trabalhadores a investir em seus empregos e nem as firmas em investir em treinamento e qualificação aos seus empregados. Nisto residem, talvez as razões do pouco investimento empresarial no treinamento e qualificação das forças de trabalho".
(Texto de apoio de Sociologia, Docente Adailson Sena ? pág.70/71).

4 Associações e sindicatos
A contribuição das associações e sindicatos no desenvolvimento da sociedade de Uruará tem sido um fator de grande importância, pois tem contribuído para que as organizações adquiram seus benefícios através de sua força sindicalista, reivindicando seus direitos junto aos órgãos competentes e adquirindo parcerias que favorecem a população em geral. Existem várias entidades desses órgãos espalhados em todo o município uruaraense tanto governamental como de natureza filantrópica.
Segundo o presidente do STTR (sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais essa organização tem como principal objetivo, organizar, orientar, defender direitos de seus associados, que são os agricultores, proprietários, trabalhadores, prestadores de serviços na agricultura e eventuais que vivem em regime de agricultura familiar o, mesmo se organiza através de reuniões assembléia cursos de capacitação, os problemas mais atendido através do sindicato, crédito agrícola, benefício previdenciário (aposentadoria). Segundo "Joãozinho do PT", como é conhecido. O sindicato ajuda no desenvolvimento da sociedade através de orientação, capacitação com novas tecnologias assim transmitindo conhecimento ao homem que faz parte desta sociedade.O STTR foi fundado em 30 de julho de 1988.
SINSPRUR, (sindicato dos servidores públicos de Uruará, representada pela srª. Iranilda Miguel Sale, 180 fundada em Dezembro de 1995 antiga IPMU, tem como objetivo garantir o direito trabalhistas dos servidores públicos em geral, bem como melhoria de salários, carga horária, licenças, respeito a servidores na sua função e outros.Se organiza através de reuniões , assembléia , palestras e orientações . Os maiores problemas enfrentados pela associação em desenvolver seu trabalho, é a possibilidade dos servidores públicos reivindicar seus direitos, pois tem medo de sofrer coação. Há falta de aceitação por parte de muitos servidores em se associar ao sindicato. Existe uma inibição dos associados em relação ao enfraquecimento do órgão, pois se deparam com falta de apoio advocatício e falta de fundo monetário para melhor desenvolver seus objetivos.Também se depara com a lentidão da justiça; enfatiza que os maiores problemas com o funcionalismo são reclamações à favor de reajustes salariais, reivindicações de carga horária e reclamações com a falta de respeito à servidores devido o cargo que ocupa. Mesmo com tudo isso, o sindicato tem sua contribuição no desenvolvimento da sociedade através do conhecimento dos diretos e deveres transmitidos aos sócios.
SINRUR (sindicato rural de Uruará) foi fundada em 27/05/1989 tem sede própria na Rua Ana Maria De Jesus,255 centro, tem como presidente Edson Ferreira Sousa e secretária executiva, Geane Soares Silva e Souza a qual nos concedeu a entrevista.O principal objetivo e de defender a classe de produtores rurais, e pecuarista em geral.Se organiza através de reuniões , assembléias com a diretoria e sócios, ministrando cursos profissionalizantes.O que mais afeta seu desenvolvimento, é a falta de uma participação maior dos associados em vários aspectos, inclusive há muita inadimplência por parte dos associados em pagar a anuidade.Ela ressalta ainda que há falta de interesse governamental em apoiar o produtor , salienta; começando pelas vicinais que não tem condições de escoar suas produções e a participação dos bancos é muito precária pois não facilitam a liberação de financiamento e barram em muitos outros aspectos negativos;comenta ela. Os problemas mais atendidos pelo sindicato, é a falta de orientação sobre o que fazer para se enquadrar nas normas do IBAMA e a liberação de receituário para compra de inseticida e adubos e herbicidas. Por outro lado, as conquistas obtidas pelo sindicato foram muitas; uma delas é a emissão do( CAR) ? cadastro ambiental rural, que fica com um valor simbólico, para os associado, através do convênio firmado com a SEMA , FAEPA, SINRUR e a realização de vários cursos profissionalizantes para os agricultores. Sendo assim tendo sua grande contribuição dentro da sociedade, pois está profissionalizando orientando enquadrando nas normas da lei os cidadãos de nossa sociedade.
O SINTEPP (sindicato em educação pública do estado do Pará) tem como coordenadora geral Cleuma Gonçalves Matos Martins. Segundo a coordenadora o objetivo do sindicato é uma educação pública de qualidade e valorização dos trabalhadores em educação; professores, vigias, serventes, supervisores, secretários e auxiliares, merendeiras que procuram o órgão para resolver problemas de suas vidas funcionais no município e Estado.
O SINTEPP está presente em 110 municípios do Estado do Pará, em cada um deste município tem uma sub-sede que elege uma coordenação que tem autonomia para defender os interesses dos filiados. Pra isso o sindicato organiza reuniões, assembléias gerais, promove palestras, encontros, curso de formação, mobilização de negociação com as secretárias de educação, tanto municipal como estadual, greves, passeatas, bem como denúncias quando os recursos da educação são desviados etc. O SINTEPP na defesa da qualidade da educação pública no município de Uruará, tem participado ativamente no desenvolvimento da sociedade uruaraense. Existe participação nos planejamentos de ação do município como plano diretor,agenda 21, havendo contribuição ativamente dos mecanismos de controle social como conselhos de direito, da saúde, da Educação, do FUNDEB,do PTP e etc.
O maior problema enfrentado pelo sindicato é a apropriação de bens públicos pelos gestores, infelizmente a mentalidade da maioria destes é de que quando se assume o poder, pressupõe que os recursos públicos lhes pertence para utilizar da forma que convém, e com isso gera diversas situações de arbitrariedades, os quais o Sintepp é obrigado a intervir. Os maiores problemas da classe é a desvalorização profissional, baixos salários faltam de formação continuada, péssima condição de trabalho falta de concurso público com vagas suficientes. A própria forma como a escola está organizada que conduz a desunião entre os diferentes profissionais de educação, falta de uma política de saúde no trabalho, afirma a coordenadora geral deste órgão.
ASSUPROLE (associação dos produtores de leite) localizada na BR-230 km 185 faixa lado sul, fundada em 1999. Os objetivo da associação visa buscar conhecimento e capacitação para melhoramento genético para viabilizar maior produção de leite , através de cursos dados pelo SEBRAE e SENAI distribuídos o conhecimento para todos os sócios e produtores de leite. Assim como todos enfrentam problemas, a ASSUPROLE também sente dificuldades como a falta de um bom laticínio, desfalque financeiro, pois segundo o Sr. Irineu Novakoski,sócio administrativo, os banco não liberam financiamento, esbarrando na burocracia dos órgãos competentes os quais a associação depende diretamente como do IBAMA, SEMA, ADEPARÁ , e outros.
Através desta pesquisas, podemos observar inúmeras dificuldades sofridas por esses órgãos e que não afeta somente as instituições, mas o desenvolvimento de uma sociedade como um todo. Sobretudo existem pessoas empenhadas doando seu suor por estas instituições que trazem benefício para a sociedade uruaraense.

5 Associações e sindicatos atuantes no município de uruará

EMATER-PA - EMPRESA DE ASSISTÊNCIA E EXTENSÃO RURAL DO PARÁ - RUA PEDRO ÁLVARES CABRAL, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
COORDENADOR LOCAL: GILSON BARBOSA DE SOUZA
ADEPARÁ - AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO PARÁ - AVENIDA PERIMETRAL NORTE, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
COORDENADORA LOCAL: DRA. CELIJANE DINIZ
SESPA - SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE SAÚDE - AVENIDA PARÁ, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
DIRETORA: DRA. SILVANA BRANDÃO
SEDUC - SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - RUA PADRE CÍCERO, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
DIRETORA DA EEEM MELVIN JONES: CLEUMA GONÇALVES DE MATOS
CEPLAC - COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA - RU PEDRO ÁLVARES CABRAL, S/N. CENTRO, URUARÁ - PARÁ
COORDENADOR LOCAL: DORIVAL ALVES
EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - RUA PEDRO ÁLVARES CABRAL, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
COORDENADOR LOCAL: DARCÍSIO QUANZ
LOJA MAÇÔNICA ESTRELA DO URUARÁ, No 60 - RUA JOSÉ LOPES, S/N, BAIRRO VILA BRASIL, URUARÁ - PARÁ
VENERÁVEL MESTRE: ANACLETO COLLETO
FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE URUARÁ - FUNDASUR - RUA PEDRO ÁLVARES CABRAL, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: JAILSON ROCHA BRANDÃO
FUNDAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIO ANTENA LIVRE - FUNDALIVRE - RUA PADRE CÍCERO, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
COORDENADORA: MARIA NEIDE DE SOUZA HENRIQUE
FUNDAÇÃO TOCAIA - RUA PADRE CÍCERO, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
COORDENADORA: ENEIDA MELO
FUNDAÇÃO VIVER PRODUZIR PRESERVAR - FVPP - RUA PADRE CÍCERO, No 13, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
REPRESENTANTE: CARLINDO SILVA
COOPERATIVA MISTA AGROPECUÁRIA VALE DO URUARÁ LTDA - COOMAVUR - AVENIDA PERIMETRAL SUL, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: CIRILO NICOLODI
COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA - COODESTAG - RUA CASTRO ALVES, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
REPRESENTANTE: PEDRO PAULO MATOS
CDL - CLUBE DE DIRETORES LOJISTAS DE URUARÁ - AVENIDA PERIMETRAL NORTE, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: FRANCISCO CARLOS COSTA
COOPERATIVA AGRA FLORESTAL DO NORTE - CANOR - BR 230, KM 213 SUL, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: ADENILTON PAIXÃO DA SILVA
COOPERATIVA DOS EXTRATORES, REFLORESTADORES E EXPORTADORES DE URUARÁ - BR 230, KM 185 SUL, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: CARLOS ARAÚJO
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE URUARÁ - STTR - RUA PADRE CÍCERO, No 13, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: CARLINDO SILVA
SINDICATO RURAL DE URUARÁ - SINRUR - RUA ANA MARIA DE JESUS, S/N, VILA BRASIL, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: LAÉRCIO BARROS
SINDICATO DOS TRABALHADORES NA EDUCAÇÃO DO PARÁ - SINTEP - RUA PADRE CÍCERO, No 13, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: MARIA DULCE GONÇALVES DE MATOS
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE URUARÁ - SINSPUR - RUA RUI BARBOSA, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: GENI PINHEIRO
CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL - CMDRS - RUA PEDRO ÁLVARES CABRAL, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: JOÃO BATISTA DOS SANTOS
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE - AVENIDA PERIMETRAL NORTE, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: MARIA NAZARE DE OLIVEIRA
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - AVENIDA PERIMETRAL NORTE, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
REPRESENTANTE: DENISE RODRIGUES BRANDÃO
CONSELHO MUNICIPAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - AVENIDA PERIMETRAL SUL, S/N,
CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE:
CONSELHO MUNICIPAL DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA - AVENIDA PERIMETRAL NORTE, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: LUCIENE ALVES SILVA
CONSELHO TUTELAR - RUA RUI BARBOSA, S/N, CENTRO, URUARÁ ? PARÁ - PRESIDENTE: TEREZA BRAGA DA SILVA
SINE - SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO - AVENIDA PERIMETRAL NORTE, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
REPRESENTANTE: SILVANA APARECIDA DA SILVA RUI
COMISSÃO MUNICIPAL DE EMPREGO - AVENIDA PERIMETRAL NORTE, No 526, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: EDUVARD MOREIRA DA ROCHA FILHO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL, AGROSILVOPASTORIL DE URUARÁ - ACIAU - RUA ANA MARIA DE JESUS, S/N, BAIRRO VILA BRASIL, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: EDUVARD MOREIRA ROCHA FILHO
ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DO VALE DO URUARÁ - ACVU - AVENIDA PERIMETRAL SUL, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: SÉRGIO KARPINSKI
ASSOCIAÇÃO DE CONSUMO AGROPECUÁRIO DOS PRODUTORES DE URUARÁ - ACAPU - AVENIDA PERIMETRAL NORTE, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: LUIZ CURVINO MONTEIRO FILHO
ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DE URUARÁ - APRUR - RUA PADRE CÍCERO, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: ADALTO JESUS DE SOUZA
ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES DO VALE DO IPIRANGA - ASSAVI - BR 230, KM 165 FAIXA, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: ARNEIDES GUERRA
ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES DE SANTA MARINA - AGRASAMA - BR 230, KM 135 FAIXA, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: JOÃO MESSIAS FERRAZ ROCHA
ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES DO RIO LIGEIRINHO - ASSAGRIL - BR 230, KM 140 NORTE, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: GONÇALO DOS SANTOS
ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES DO KM 224 - ASSAG - RUA ANA MARIA DE JESUS, S/N, BAIRRO VILA BRASIL, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: JAIME ROSA DOS SANTOS
ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES FUTURO DO AMANHÃ - ASSAGRIFA - AVENIDA ÂNGELO DEBIASE, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: LUCIANO VARGAS
ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES FUTURO DE URUARÁ - ASSAGRIFUR - BR 230, KM 180 NORTE, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: MANOEL PEREIRA
ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS AGRICULTORES DA COMUNIDADE SÃO JOSÉ - ASPACOMJ ¬- BR 230, KM 185, NORTE, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: JOSÉ MANOEL DA SILVA
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DA TRANSIRIRI - APRT - BR 230, KM 185 SUL, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: HAMILTON SIPRIANO
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DA TRANSIRIRI - 185 SUL - APRTI - BR 230, KM 185 SUL, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: ARNALDO JOSÉ DELPINO
ASSOCIAÇÃO AGROAMBIENTAL E AGROFAMILIAR VALE DO URUARÁ - ASSAGFUR - BR 230, KM 185 SUL, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: ERALDINO CAVALCANTE DOS SANTOS
ASSOCIAÇÃO URUARAENSE DOS PRODUTORES DE LEITE - ASSUPROLE - BR 230, KM 185 NORTE, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: IRINEU NOVAKOSKI
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DO PARÁ - RIO DO PEIXE - ASPARP - BR 230, KM 190 NORTE, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: FRANCISCO PEREIRA DA SILVA
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DO PA UIRAPURU - APVU - BR 230, KM 165 SUL, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: MANOEL MARTINS FILHO
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DE SANTA FÉ - PA TRAIRÃO - APROSAF - BR 230
PRESIDENTE: GILDO DA SILVA
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DO PA TUTUÍ SUL - APAPTS - BR 230, KM 224 SUL, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: ADILSON EFIGÊNIO DIAS
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DO PA TUTUÍ NORTE - BR 230, KM 224 NORTE, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: EMERSON DE ALMEIDA
ASSOCIAÇÃO DE MÃES DOM OSCAR ROMERO - AMDOR - RUA JUSCELINO KUBTSCHEK, S/N, BAIRRO FLUMINENSE, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: ROSILDA DOS SANTOS
ASSOCIAÇÃO DE MÃES DE VILA ALVORADA - BR 230, KM 140 FAIXA, URUARÁ - PARÁ
ASSOCIAÇÃO DE MÃES DE VILA BELA VISTA - BR 230, KM 190 FAIXA, TAI, URUARÁ - PARÁ
ASSOCIAÇÃO DE MÃES DE VILA MONTE SINAI - BR 230, KM 201 FAIXA, TAI, URUARÁ - PARÁ
ASSOCIAÇÃO DE MÃES DE VILA NOVO JARDIM - BR 230, KM 224 FAIXA, TAI, URUARÁ - PARÁ
ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES DA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA - ASSABE - BR 230, KM 180 SUL, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: RUMÃO PEREIRA DA SILVA
ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES DA VICINAL185 NORTE - BR 230, KM 185 NORTE, TAI, URUARÁ - PARÁ
ASSOCIAÇÃO AGRO-EXTRATIVISTA VALE DO IRIRI - ASSAEVI - BR 230, KM 185 SUL, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: JAIME ANTÔNIO ZAFFARI
ASSOCIAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL DE URUARÁ - BR 230, KM 185 FAIXA, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: AGNALDO PATROCÍCIO DE OLIVEIRA
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DE VILA BELA VISTA - AMPRABV - BR 230, KM 190 FAIXA, TAI, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: LEONILO DOS SANTOS
CLUBE DE DIRETORES LOJISTAS - AVENIDA PERIMETRAL SUL, S/N, CENTRO, URUARÁ ? PARÁ
PRESIDENTE: JOÃO MARCOS CABRAL
COMISSÃO DE JUSTIÇA E PAZ - RUA PADRE CÍCERO, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
PRESIDENTE: VERA SILVA
COMISSÃO PASTORAL DA TERRA - RUA PADRE CÍCERO, S/N, CENTRO, URUARÁ - PARÁ
REPRESENTANTE: JOSÉ BALBIMO GENU

6 O objetivo da igreja na sociedade
A Igreja tem como objetivo levar a palavra de Deus para aqueles que necessitam de consolo para suas almas, alívio para o coração, descanso em cristo Jesus como ele mesmo disse: "Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."
Segundo pastor João Vicente o intuito da Igreja é mudar o caráter das pessoas na sociedade, onde busca resgatar os princípios e valores pessoais. Nos dias de hoje uma criança com quatro anos já está com caráter formado, más com o passar do tempo tem que ser trabalhado o caráter espiritual.A Igreja procura libertar as pessoas dos vícios como as drogas, alcoolismo,prostituição e outros.Na cidade de Uruará 45 % da população concentra da religião católica, 25% evangélicos, 10% seitas, 20% não frequentam à Igreja. A palavra de Deus vem divulgar sem heresia, alertar quando aos acontecimentos que precedem a segunda vinda de cristo Jesus para que todos tenham o pleno conhecimento da verdade e conheça ao Deus vivo.
7 O objetivo do salão de beleza na sociedade
Segundo a cabeleira Sônia Silva o objetivo e melhorar a imagem pessoal e estética, trazendo o bem estar no convívio social o auto - estima. Devido a importância que a aparência exerce em nossa sociedade, freqüentar o salão de beleza já faz parte do cotidiano do homem e mulher, que está cada dia mais vaidosos.Hoje em Uruará temos 28 salões de beleza que além de proporcionar o bem estar das pessoas, empregam vários profissionais na área. Analisamos também que o salão de beleza é uma espécie de "agência de notícias? onde a vida política, econômica e social da comunidade é apresentada pelas mulheres que narram outra versão da realidade urbana. É considerado um propagador de informações da cidade, dos bairros e dos grupos sociais.
8 Clubes
Há alguns anos existiu uma agremiação estudantil na qual se desfez no momento em que estes tiverem que prosseguir seus estudos no nível superior e outros não continuaram com a idéia; relatam estudantes daquela época, hoje a cidade conta com poucos clubes dentre eles o SOCRECA (sociedade recreativa castanheira) o qual foi fundado em 01 de junho de 1993, por 60 sócios proprietários. Este clube possui em seu corpo administrativo, presidente, vice-presidente, primeiro tesoureiro, segundo tesoureiro, primeiro secretário e segundo secretário. Este clube fornece seu espaço para a sociedade realizar eventos como casamentos, aniversários, reuniões políticas e shows. Seus sócios desfrutam de campo de futebol, quadras de vôlei, piscinas para adultos e crianças, boliche, quiosque e bar.Entretanto, muitos uruaraenses buscam lazer no rio Irirí, situado á 95km de Uruará, vicinal Transiriri. O rio apresenta em seu cenário um complexo de pequenas ilhas e variedades de peixes, fauna e flora diversificadas, formando uma grandeza da biodiversidade local, cujo cenário paradisíaco atrai pescadores da região e turistas para apreciar seus encantos.

9 Clube de desbravadores em Uruará

O Clube de Desbravadores surgiu nos Estados Unidos a partir da década de 40. Em Uruará os desbravadores surgiram em junto com o IATAI ? Instituto Adventista Transamazônico Agro-Industrial. É um clube de formado por adolescentes entre 10 a 15 anos com um líder que já tenha sido desbravador. Seu objetivo principal é pregar o evangelho. O símbolo dos desbravadores é um triângulo invertido que tem como significado o crescimento tri-dimensional: o físico, mental e espiritual.
Físico: acampamentos, com testes de sobrevivências, gincanas, atividades físicas como atletismos, trilhas..., de uma forma saudável sem apresentar riscos de vida. Sempre supervisionados. Mental: jogos estratégicos, enquetes de problemas familiares e sociais em busca de soluções, mudanças de classes ou hierarquia. Espiritual: Estudos da bíblia, atividades bíblicas e orações.
Os desbravadores são jovens missionários voluntários. Associação Geral adotou oficialmente o "Clube de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários" como um programa mundial. Em 1952 o Hino dos Desbravadores foi oficializado e passou a fazer parte do programa. Precisa ter domínio, ser membro ativo, decorar e explicar o Voto e Lei do Desbravador, ler o livro do Clube Juvenil do Ano em curso e ler o livro "Pela Graça de Deus". Decorar os livros do Antigo Testamento, e dividi-los em suas cinco áreas. Demonstrar habilidade em encontrar qualquer um destes livros. Dedicar pelo menos duas horas, ajudando alguém necessitado em sua comunidade, através de duas das seguintes atividades: visitar alguém que precisa de amizade e orar com essa pessoa; oferecer alimento a alguém carente; participar de um projeto ecológico ou educativo; demonstrar como ser um bom cidadão no lar e na escola. Mencionar dez qualidades de um bom amigo e apresentar quatro situações diárias onde você praticou a Regra Áurea de Mateus, duas horas 7:12. Conhecer o Hino Nacional de seu país e o que ele significa. Desenvolver a arte de acampar o estudo com a natureza, organização e liderança.

10. Clube Boate Pancha

Fundada em 11 de setembro de 2008, por Eleandro Nicolóde, situada à Av. Ângelo Debiase. A palavra "pancha" significa local de pessoas bonitas. É um clube privado com o propósito de fornecer entretenimento à sociedade, promovendo festas de diversos tipos e culturas, como: baladas, músicas country, dances, funks, sertanejas, eletrônicas..., promovendo também festas personalizadas e a fantasia. O clube também aluga seu espaço para eventos particulares como: aniversários, festas, eventos corporativos, reuniões e palestras.
O clube conta com um corpo administrativo composto por: bilheteria, caixa, operador de iluminações, operador de sons, administrador interno e o externo, no caso o de divulgação. Oferece além de shows, um bar para quem gosta de beber, jogo de luzes, DJs, segurança, é climatizado e comporta 350 pessoas. E também interage com o comércio, em divulgações e patrocínios.

11 Clube Centenário Rotary Clube

Fundado em Uruará em 2005, o clube tem como principal objetivo servir à sociedade. O corpo administrativo é composto por: Presidente, Vice-presidente, Primeiro secretário, Segundo secretário, Primeiro tesoureiro, Segundo tesoureiro e Diretor de protocolo. Para se tornar um rotariano, deve ser convidado por um membro do clube. Fazendo eventos beneficentes, doando cestas básicas, interagindo com a comunidade e busca de melhorias. Todo dinheiro arrecado pelo Rotary é destinado a causas sociais. Por César Piovesan (Ex-Presidente).
12. Dados Demográficos da cidade de Uruará
Há uma estimativa da população de 58.881 habitantes no ano de 2009, por decisão judicial. Sua área de unidade territorial é de 10.791 km quadrados, representando 0, 8649% do estado do Pará, e 0,2801% da região, sendo 0,127% de todo o território brasileiro. Seu índice de desenvolvimento humano (IDH) é de 0,713 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano (PNUD) 2000. Seu ano de instalação foi em 1989, sendo sua microrregião o município de Altamira, sudoeste paraense. Sua distância da capital é de 632.9114 km. A população rural abrange 29,1%, enquanto a urbana é 79%.Dados do IBGE(2009) .

Conclusão

Pretendeu-se neste artigo, registrar informações que possam ser úteis no cotidiano do estudante/pesquisador, ou a quem interessar, esperando que lhes sirva de apoio no que diz respeito a aspectos e problemas sociais da cidade de Uruará, servindo de conhecimentos as citações nelas contidas.
Podemos concluir que todas estas instituições governamentais não governamentais têm o mesmo objetivo de promover, apoiar, incentivar, estimular, coordenar, executar, gerar, proteger, buscar conhecimento, estimular a capacitação de mão de obras em diversos campos e classe, com ênfase para organização desenvolvimento sustentável do município, bem como o progresso econômico com justiça social, privilegiando o direito à cidadania e o combate à desigualdade social.

BIBLIOGRAFIA

OLIVEIRA, Maria Helena, Psicóloga (problemas sociais/criança e adolescente).
CTU- Conselho tutelar de Uruará.
SILVA, Odaia Costa- controle e avaliação do Hospital Municipal de Uruará, setor avaliativo dos problemas sociais.
BOLOGNESI, Luís- "Afina sintonia da revolta urbana adolescente reúne [...] livro: Bicho de sete cabeças.
CPB- Código penal brasileiro (art.224)??A violência é sempre presumida em [...].
SOUZA, Arenilda de setor epidemiológico, HMU.
CONCEIÇÃO, Dalva Aparecida s. do setor epidemiológico, HMU.
SIM-Sistema de Informação sobre Natalidade.
SINASC- Sistema de informações sobre nascidos vivos.
Relatório do HMU- Controle e Avaliação.
RIBEIRO, Ezequias- bioquímico
.COSTA, Humberto, ministro da saúde, " O órgão(SUS) garante a quantidade de preservativo e contraceptivos[...]1º Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica-Relatório Final- Brasília - DF, 2005, p. 47, Parágrafo 4/7.
SILVA, João Vicente da- Pastor igreja Deus de Israel.
RUY, Silvana Aparecida da Silva, Coordenadora PET I- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, CRAS- Cravo e Rosa.
SENA, Adailson- Docente FAI- Faculdade de Itaituba, texto de apoio de Sociologia-p. 70/71.
JUNIOR, Nelson Lauer - Líder dos desbravadores de Uruará.
NICOLÓDE, Eleandro- proprietário clube boate Pancha.
PIOVEZA, Cezar - ex-presidente, clube centenário Rotary clube.
IBGE- dados demográficos de Uruará -site oficial da prefeitura.
STTR- Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
SINSPRUR- Sindicato Rural de Uruará
SINTEP- Sindicato em Educação Pública do Estado do Pará
ASSUPROLE- Associação dos Produtores de Leite.