ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA A FIXAÇÃO DE PROFISSIONAIS CONTÁBEIS NO BRASIL

Dara Rodrigues Gouveia Silva

RESUMO

Tendo em vista que o trabalho contábil no Brasil vem se diversificando e passando por mudanças estruturais, este artigo tem como objetivo identificar aspectos que cooperam para a fixação de profissionais da área contábil nas distintas regiões do Brasil. Determinou-se como objetivos específicos identificar características referentes aos locais com aglomeração e ausência de profissionais contábeis; investigar motivos que proporcionam maior demanda de serviços de um profissional contábil em determinada região. Sendo assim, a questão norteadora deste trabalho é: Quais os aspectos que cooperam para a fixação de profissionais da área contábil nas distintas regiões do Brasil?

Palavras – chave: Profissional Contábil. Trabalho Contábil. Mercado de trabalho.

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho contábil no Brasil vem se diversificado e passando por mudanças estruturais, influencia disso são os avanços tecnológicos e as transformações da globalização, de órgãos reguladores e entidades. Sendo assim, pode-se afirmar que o profissional deve conter além de seus conhecimentos acadêmicos, entendimentos e/ou conhecimentos sobre as alterações que vem ocorrendo na atualidade, para que ele seja um bom profissional e obtenha sucesso na execução de suas tarefas (PIRES, OTT & DAMACENA, 2010).

As organizações e o mercado de trabalho contábil brasileiro buscam profissionais mais qualificados que estão sempre acompanhando as atualizações e as mudanças no campo da profissão. O Conselho Federal de Contabilidade realizou uma pesquisa nos anos (2016 – 2017), constatando queda na quantidade de profissionais contábeis habilitados (aproximadamente 8.000 profissionais a menos de um ano para o outro). Porém houve aumento de organizações contábeis (cerca de 5.500 novos empreendimentos da área contábil registrados).

A redução de profissionais habilitados pode ser proveniente do interesse que os novos profissionais têm em criar sua respectiva organização. Outra hipótese é que talvez esses profissionais terminem a graduação e queiram se especializar e atuar em outra área (LEITE e SANTORO, 2003).

Vários estudos apontam que em várias regiões brasileiras há escassez de profissionais da área contábil, isso se justifica devido a diversidade de cursos ofertados, número de organizações que demandam serviços contábeis, entre outros (TAMER, VIANA, SOARES & LIMA, 2013).

Ao analisar o perfil do profissional da área contábil, os avanços tecnológicos e a influência à profissão contábil, as adaptações do profissional decorrente esses avanços, habilidades, competências, conhecimentos e o perfil que é exigido pelo mercado de trabalho, conclui-se que a fixação de bons profissionais depende não só de aspectos educacionais, mas também a disponibilidade e facilidade em se adaptar a mudanças (REAIS, SEDIYAMA, MOREIRA & MOREIRA, 2015).

Nesta direção, a questão norteadora deste trabalho é: Quais os aspectos que cooperam para a fixação de profissionais da área contábil nas distintas regiões do Brasil? Seguindo a questão do trabalho estabeleceu-se como objetivo geral desse estudo verificar os aspectos que contribuem para a fixação de profissionais da área contábil nas distintas regiões do país, além de especificamente identificar características referentes aos locais com aglomeração de profissionais contábeis; investigar e analisar motivos que proporcionam maior demanda de serviços de um contador em uma certa região.

O estudo está dividido em sessões. Primeiramente uma breve introdução sobre o que será discutido; em seguida o referencial teórico fundamentando o tema; depois uma especificação dos procedimentos metodológicos que foram utilizados; e por último as considerações finais, sugestões para pesquisas futuras sobre o tema e as referências bibliográficas utilizadas para desenvolver o trabalho. [...]