ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA GESTÃO ESCOLAR: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ALÉM DO ENSINO 

SARA LORENA SOUZA DE OLIVEIRA 

Resumo

O tema abordado neste artigo tem como título Aspectos Pedagógicos da Gestão Escolar: Projeto Político Pedagógico Além do Ensino. Com o foco em discutir a importância do Projeto Político Pedagógico- PPP, os itens que compõe o PPP e a importância do Projeto Político Pedagógico para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na escola. Sendo essencial para o desenvolvimento das escolas, o PPP tem como função nortear os profissionais juntamente com a família e a comunidade, ao auxiliar o aluno a se tornar um cidadão completo atuante individualmente e coletivamente na sociedade.

 

A importância do Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico - PPP tem como importância ir além do ensino. Através de um diagnóstico internamente pelas escolas, ressaltando o contexto social e a realidade em que está, é elaborado um Projeto Político Pedagógico.

Paulo Freire reforça que:

“Todo planejamento educacional, para qualquer sociedade, tem que responder às marcas e aos valores dessa sociedade. Só assim é que pode funcionar o processo educativo, ora como força estabilizadora, ora como fator de mudança. Às vezes preservando determinadas formas de cultura. Outras, interferindo no processo histórico, instrumentalmente.” (FREIRE, 2003, apud SILVA 2015, p.160)

Sendo assim, deverá atender e inserir o aluno na comunidade de forma que venha a contribuir. É papel da escola e seus profissionais elaborarem tais projetos para que na prática o aluno vivencie a atuação e a sua importância no contexto social.

 

Os itens que compõem o PPP

O documento Projeto Político Pedagógico – PPP, consta como obrigatório para todas as escolas pela Lei de Diretrizes e Bases – LDB. Composto por itens sendo esses essenciais para a elaboração do documento:

  • Identificação da escola;
  • Missão;
  • Contexto das famílias dos alunos;
  • Dados do ensino-aprendizagem;
  • Recursos disponíveis;

Para Veiga (2004, pág. 38) o projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade.

Desta forma PPP é um documento democrático, que deve ser escrito em conjunto, sendo essencial que as escolas sigam intencionalmente e detalhadamente cada item, como também

 “garantir a participação de todos, é o melhor roteiro para elaborar um Projeto Político-Pedagógico includente.” (MELO. 2009, p. 393)

 

A importância do PPP para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na escola

O Projeto Político Pedagógico – PPP como vimos é um documento que deve ser escrito de forma democrática em conjunto com a sociedade. Tem como função nortear os profissionais juntamente com a família e a comunidade, ao auxiliar o aluno a se tornar um cidadão completo atuante individualmente e coletivamente na sociedade. Para tal função ser realizada com sucesso, o corpo estudantil precisa estar em sintonia para aplicar tais projetos em prol do benefício do aluno/cidadão. Posteriormente dar o apoio que ele necessita perante a sociedade, desenvolvendo sua aprendizagem e transformando-o em um cidadão crítico que contribuirá de forma significativa, indo além do ensino. 

 

REFERÊNCIAS

 

Descubra o que deve conter em um Projeto Político Pedagógico (PPP). Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2022.

Elementos do Projeto Político-Pedagógico. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2022.

HANNAH. Projeto Político Pedagógico: o que é e qual a importância. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2022.

A Importância do Projeto Político Pedagógico na Escola. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2022.

A importância do projeto político pedagógico. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2022.