ASPECTOS FISIOLÓGICOS E MOTIVACIONAIS RESPONSÁVEIS PELA ADESÃO DO IDOSO AO TREINO RESISTIDO

FARNEY GLEISON ALMEIDA LIMA

Orientador Prof. Me. FRANCISCO MARLON DA SILVA GOMES

Co-Orientador Prof. Esp. MARCELO GOMES GONZÁLEZ

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharel em Educação Física (0112) – Trabalho de Graduação

24/11/2018

RESUMO

O treinamento resistido está sendo alvo de estudos constantes, os quais apontam o quanto os benefícios para a saúde física do idoso vêm contribuindo para sua autoestima, tendo como problema de pesquisa a necessidade que essa população tem em manter uma boa qualidade de vida, otimizando suas atividades do dia-a-dia. Então, este estudo buscou averiguar através da análise de resultados os motivos que levam o idoso a engajar e permanecer em uma rotina de exercícios físicos, além de explicitar os benefícios da prática e evidenciar alguns aspectos motivacionais. Sendo assim, partiu-se do pressuposto que, quando o idoso executa exercícios resistidos se torna bem mais autônomo em atividades diárias, contribuindo fisiologicamente para uma melhor expectativa de vida. Dito isso, o artigo compreende o treinamento resistido como alternativa segura para promover a saúde e bem-estar. Para tanto, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e análise de artigos relacionados ao tema.

Palavras-chave: Idoso. Exercício. Engajar. Motivacionais.

ABSTRACT

Resistance training is being the subject of constant studies, which point out how much the benefits to the physical health of the elderly contribute to the self-esteem, having as a research problem what the population has maintained a good quality of life, the activities of the day -a-day. Thus, this is a study sought through the analysis of results that leads an elderly to engage and maintain a routine of physical exercises, in addition to explaining the benefits of practice and evidence some motivational aspects. Thus, it was assumed that when the elderly perform resisted exercises, they become much more autonomous in daily activities, contributing physiologically to a better life expectancy. That said, the article understands safe weathered training to promote health and wellness. For this, the methodology used was a bibliographical review and an analysis of articles related to the theme.

Keywords: Elderly. Exercise. Engaging. Motivational.

1 INTRODUÇÃO

O trabalho exposto aborda um dos assuntos mais pontuados da atualidade, que é o treinamento resistido na terceira idade, pois a população idosa no Brasil vem crescendo substancialmente. Por isso, existe uma preocupação constante de profissionais que atuam no campo da saúde em procurar alternativas com o intuito de tornar essa parcela da população mais saudável e independente.

Partindo desse pressuposto, surgiu como problema a importância dos idosos em iniciar e manter-se em constante aprimoramento ou manutenção em treinos que possam lhe proporcionar uma vida mais ativa, contribuindo para uma melhora fisiológica e um aumento na expectativa de vida.

O presente estudo tem a intenção de trazer uma abordagem que aponte o quão importante é o engajamento do idoso e a sua permanência em rotinas de treinamento resistido, já que essa prática tem se mostrado eficiente na melhoria de vida dessa população, tornando-os mais emancipados e realizados, sendo essa atividade segura, quando se tem a orientação de professores capacitados. Também busca-se comprovar a eficiência do treinamento resistido no aprimoramento motor para desenvolvimento de trabalhos diários, além da melhora dos padrões cardiovasculares e fisiológicos como um todo, além de expor os motivos pelos quais essa clientela inicia e se mantem nessa atividade.

Sendo assim, este artigo está delimitado em colher informações sobre o estímulo dado aos idosos para iniciar o treinamento resistido, assim como a persistência nessa atividade. Ainda, buscam-se os mais diversos benefícios que essa rotina de exercícios pode ocasionar.

Dessa forma, a construção da pesquisa se deu em duas fases. A primeira com o levantamento do material analisado, artigos e livros; e a segunda ocorreu com a leitura e resumo dos trabalhos e apresentação dos resultados de pesquisas com gráficos e tabelas, referentes ao assunto, possibilitando um maior entendimento acerca do tema.

Este artigo estrutura-se em cinco pontos fundamentais: história e definições acerca do treinamento resistido, aspectos fisiológicos do treinamento resistido no idoso, atendimento adequado ao idoso, motivação e discussões dos dados expostos. [...]