1    DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Este projeto pertence o estudante ALINE ALMEIDA DE CARVALHO, estudante da Faculdade 2 de Julho, curso de Direito, sob a orientação da Professora Mercya Rose de Oliveira Carvalho. Tendo como objetivo adquirir conhecimentos técnicos e científicos baseados em princípios éticos e humanistas, bem como conscientes das demandas e dos fenômenos jurídicos e sociais, utilizando o Direito como instrumento de transformação social e de construção da cidadania.

2    TEMA
Aspectos Éticos e Legais da profissão do Advogado.Conhecer a profissão do advogado a fim de elucidar aos ingressantes, alunos, e profissionais da área, do curso de Direito as características desse ramo profissional, especialmente do ponto de vista ético e legal.

3    DELIMITAÇÃO DO TEMA
O foco desse projeto acadêmico científico é identificar vários dispositivos éticos legais a regerem a atuação profissional do advogado, visando interpretar os textos legais, tendo como uma necessidade permanente do exercício da profissão, pois estes textos podem comportar múltiplos sentidos. 
4    FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Em tempos de discussão do tema ética não só na política, mas na postura e no dia-a-dia do profissional, bem como no cotidiano do jurista, um dos maiores problemas entre os profissionais de advocacia é a falta de ética, principalmente, do dever de urbanidade, conduta que prejudica a moralidade da classe representada (OAB) e deixa de contribuir para a celeridade do Poder Judiciário, o que ocasiona a falta de estimulo para a prática de conciliação entre as partes. Frente ao exercício da profissão do advogado, existentes no mercado de trabalho, veremos o que pode motivar o profissional a manter os padrões éticos diante de suas atividades. 
É possível notar que um dos maiores problemas no exercício da advocacia é a falta de compromisso com a ética, moral e dos ensinamentos aprendidos na época da graduação.