Autores:
Leandro Francisco Alves
Maria Luanna da Silva Leite Alves

Aspectos educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A língua Brasileira de Sinais

RESUMO: A comunicação é de suma importância para o desenvolvimento humano e o mesmo se dá com os alunos surdos, onde embora os mesmos não tenham a comunicação de forma oralizada mas conseguem se expressar de forma gestual existindo assim a comunicação.

Atrelado a educação outro campo em que é importante dar atenção é a psicologia da educação, onde ela vem a ser uma ferramenta em desenvolvimento, que ao longo do tempo e sofre modificações contínuas de acordo com as práticas pedagógicas aplicadas, e fornece ou ajuda a certas instituições de educadores a tomar como partido um modo de ver e pensar sobre o método adequado a ser usado no processo de aprendizagem.

Estas etapas do desenvolvimento compreendem analisar todo o fator relacionado com ao estudante, onde o aluno ao entrar em contato com os primeiros procedimentos do ensino sofrem certo desconforto, e com isso são estabelecida medidas necessárias que irão favorecer individualmente cada ser humano em seu estado inicial, para que possa obter um melhor raciocínio do que esta sendo transmitido e ajuda-lo de alguma maneira que todo este aprendizado seja absorvido da forma que aja uma verdadeira compreensão do que foi e/ou está sendo estabelecido pelo programa escolar.

A inclusão dos alunos surdos vem acontecendo no Brasil de forma gradativa, embora seja necessário algumas adaptações mas que para os surdos é uma grande conquista ser visto como um sujeito ativo na sociedade.

PALAVRAS-CHAVES: Pounds, Inclusion and Deafness

ABSTRACT: Communication is very important for human development and the same with the deaf students, which although they do not have the communication oralized form but can be expressed in gestural form so there communication.

Trailer education another field in which it is important to pay attention is the psychology of education, where it is to be a development tool, which over time and undergoes continuous modifications in accordance with the teaching practices applied, and provides or helps certain educators institutions to take advantage as a way of seeing and thinking about the appropriate method to be used in the learning process.

These stages of development include analyze all related factor with the student, where the student to contact the first procedures of teaching suffer some discomfort, and thus are established necessary measures that will individually promote each human being in its initial state, so you can get a better reasoning than is being transmitted and help you in any way that all this learning is absorbed the way you act a true understanding of what was and / or is being established by the school program.

1 - INTRODUÇÃO

Objetivamos aprofundar o conhecimento e os fundamentos históricos da Educação dos Surdos, para que seja possível identificar seus espaços, seus direitos.

O tema enfocado para dar base científica para este artigo é Aspectos Educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A Língua Brasileira de Sinais, sendo considerado surdo quando tem uma perda auditiva, podendo ser profunda quando impede a fala , linguagem oral devido a sua perca auditiva total.

Segundo Davis e Silverman (1970):

             [...] Surdez significa audição socialmente incapacitante. O surdo é incapaz de desenvolver a linguagem oral, evidentemente porque não ouve. Os limiares auditivos desses pacientes são de tal forma elevados que não conseguem escutar o som de modo adequado. Escutam ruídos, mas não são sons. As perdas de audição são maiores que 93Db nas freqüências de 500, 1 000 e 2 000Hz.

A Lei N. 8.160, de 08 de janeiro de 1991, dispõe sobre a caracterização de símbolo que permita a identificação de pessoas portadoras de deficiência auditiva.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil aproximadamente 5,7 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.

No primeiro capitulo deste trabalho de pesquisa, estaremos realizando uma contextualização histórica da historia do surdo desde o seu inicio, mostrando as dificuldades enfrentadas até os dias atuais.

Em seguida vamos explanar  a  inclusão dos surdos , analisando a realidade das políticas sociais brasileiras se estas estão atendendo as necessidades da população beneficiaria e se estas políticas estão sendo  aplicadas de forma eficaz no que diz respeito a educação e inclusão social.

E por ultimo finalizaremos esta pesquisa fazendo uma analise sobre as políticas públicas e inclusão social dos, e a importância da atuação do professor, e também  abrangera de forma geral o que se refere a Língua de Sinais Brasileira.

[...]