A história de Roma Antiga é geralmente dividida em dois grandes períodos: República e Império (também denominado Principado). A República estendeu-se de 508 a 27 a.C., e o Império de 27 a.C. até 476 d.C. Um período formador, denominado Monarquia Romana, antecedeu a República. Para compreender a organização, desenvolvimento e queda faz-se necessária uma leitura minuciosa, bem como uma análise profunda de como era o mundo naquela época, especialmente na região onde ocorreram tais fatos.
Sabe-se que nesse período, em sua primeira fase (república) aconteceu uma grande expansão territorial de Roma - inicialmente pela Itália, em seguida sobre os territórios pertencentes a Cartago (na Espanha, Sicília e norte da
África), e finalmente sobre a Macedônia, a Grécia, e os territórios pertencentes aos três grandes. Durante esse período pode-se perceber a grandiosidade do império romano, para o mundo conhecido na época. Quando se fala em 'república', refere-se a forma de governo, muito diferente do que conhecemos, uma vez que os mesmos adotavam uma forma "imperialista", ou seja conquistando outras regiões através de conflitos e guerras. Quanto aos aspectos geográficos, a civilização romana surgiu na região do Lácio, um pequeno território que situava-se na parte baixa do vale do rio Tibre, cercado por montanhas a norte, leste e sul. A partir do Lácio, os romanos estenderam-se por toda a Itália e depois conquistaram grande parte da orla do Mar Mediterrâneo e da Europa ocidental. Dessa forma o império ficou assim formado:
Roma era a cidade sede; Lácio a primeira região integrada; Itália uma península que adentrava ao Mar Mediterrâneo, onde houve grande parte da atividade imperialista romana: (Grécia, Ásia Menor, Síria, Fenícia, Palestina, Egito, Cirenaica, Cartago, Espanha e sul da França.). Como percebemos uma região enorme, portanto dificilmente der ser controlada.