Para quem gosta de praticar exercício físico e sente que com a chegada dos dias mais longos e solarentos, apetece tudo menos ficar a praticar num ginásio, porque não praticar na praia? Além de não pagar nem ter horários de abertura e de fecho, traz muitas vantagens para a nossa saúde. Vou indicar em seguida, algumas dessas vantagens:

  • Desenvolve e fortalece mais a nossa musculatura:

Sendo a areia um solo irregular, quando nos movimentamos nela, esta proporciona um impacto muito menor do que tratasse de um piso regular, ou seja, ao proporcionar um menor impacto vai fazer com tenhamos de fazer mais força de recuperação para impulsionar o corpo para a frente. Assim, estamos a obrigar a que os nossos musculos se esforcem mais. Após treinos regulares, os nossos musculos além de estarem mais desenvolvidos, estão também mais fortes.

  • Melhora a nossa capacidade respiratória:

Quando praticamos algum tipo de desporto debaixo da água, os movimentos que praticamos exigem de nós um maior esforço, isto deve-se ao sangue que circula na cavidade do peito e á compressão no corpo, o que nos obriga a respirar mais depressa num espaço de tempo mais curto. Ao praticarmos regularmente debaixo da água, o nosso sistema respiratório torna-se mais eficiente. Para além deste aspeto, a brisa do mar actua como um aerossol natural e rico em iodo, que ao actuar nas glândulas da tiróide e do nariz, facilita a expulsão do muco.

  • Acelera a perda de peso:

Muitas pessoas optam já por fazer um treino funcional na praia, este tipo de treino é composto por movimentos que trabalham todos os músculos e não apenas músculos isolados. Alargando este treino à praia e referenciando novamente o aumento do esforço físico que é feito sobre a areia, a perda de calorias aumenta, o que ajuda a perder peso.

  • Mantém a massa muscular:

Esta situação verifica-se mais nas pessoas idosas que praticam natação tanto em piscinas cobertas como na praia, porque ao manter a massa muscular, retarda o processo de envelhecimento. De sublinhar nesta situação, que nadar na água do mar traz mais vantagens devido aos seus compostos naturais.

  • Equilíbrio e coordenação motora:

Apesar de existir uma grande variedade de exercícios de equilíbrio e coordenação para o nosso corpo, quem melhor senão os praticantes de surf para nos falarem disso?

  • Melhora o nosso sistema imunitário:

Basta dizer que uma das grandes vantagens em praticar desporto ou exercício físico é o facto de ingerirmos mais água, o facto de praticarmos na praia aumenta esse consumo de água e percebemos de imediato como isso é saudável, atendendo á necessidade de água do nosso organismo, para um bom funcionamento do sistema renal.

  • Melhora o funcionamento do nosso organismo:

Isto devido à composição química da água do mar que se concentra em cloro, potássio, iodo, magnésio e sódio e isto é o que ajuda a combater as alergias.

  • Exfoliante natural:

Fazer exercício e ao mesmo tempo cuidar da pele é outra das grandes vantagens de treinar sobre a areia. Esta funciona como um agente de exfoliação natural que renova a pele das plantas dos pés, eliminando a pele seca e danificada.

  • Previne a perda da massa óssea:

Podemos falar da osteoporose, pois a prática de exercício na praia, permite um fortalecimento dos ossos além de aumentar o nível de cálcio nestes.

  • Aumenta os níveis de serotonina:

Devido aos átomos que compõem a brisa marítima e que têm uma energia negativa sobre o bem estar humano, o neurotransmissor que regula o humor, a sensibilidade e o sono transmite à pessoa uma diminuição da ansiedade o que vai proporcionar o relaxamento e um sono mais tranquilo.

Como se pode ver, existem inúmeras vantagens para passarmos a praticar exercício também na praia, principalmente agora que se aproximam os dias quentes e longos. O exercício físico deve ser sempre acompanhado por um regime alimentar saudável e nunca esquecer dos protetores solares.