E Elisama, e Eliada, e Elifelete (2Samuel 5.16). 

Introdução: Na cultura judaica, normalmente, o nome escolhido para um filho que nasce, entre outros, têm como objetivo dar testemunho da crença dos pais em relação a Deus. Elisama, Eliada e Elifelete foram nomes que Davi colocou em três de seus filhos, que revela as convicções que Davi tinha em seu relacionamento com Deus.

Vejamos através dos significados dos nomes “Elisama, Eliada, e Elifelete” as três convicções de Davi.

I. DEUS OUVE.

a. Deus ouviu as orações de Davi  Elisama” significa Deus ouve, ou Deus me ouve. Ao escolher este nome Davi revela sua primeira convicção de que Deus o ouvia. Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. (Salmos 40.1)A oração que Deus ouve não é a que é feita em apenas um momento sem expectativa de resposta, mas feita com paciência e perseverança no Senhor. Muitos não têm obtido vitorias na vida de oração por faltar convicção de que Deus ouve (Hebreus 11.6). No entanto, Davi nos ensina que o sucesso depende da convicção que conduz as orações com paciência e perseverança em Deus (Salmos 40.1). A paciência é sem dúvida, uma das mais importantes virtudes que levam o homem à conquista dos seus sonhos e à realização dos seus objetivos. Se as pessoas tivessem mais paciência, muitas confusões e muitos acidentes seriam evitados e muitas vitorias seriam alcançadas. É na oração com paciência que conquistamos os nossos objetivos. O Senhor se agrada dos que esperam nele com paciência.

Não importam quais são os nossos problemas ou tribulações, Deus quer ouvir o nosso clamor, nossa oração. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16).

b. Deus ouviu a adoração de Davi – Quem ora com convicção recebe resposta e adora de coração. E Falou Davi ao SENHOR as palavras deste cântico, no dia em que o SENHOR o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul. (2 Samuel 22.1).

Em 2 Samuel 22, há o cântico de Davi depois que o Senhor o ajudou a derrotar os inimigos. Neste cântico, Davi agradeceu ao Senhor as muitas vitórias que lhe havia dado e sua bondosa atuação ao conduzi-lo ao trono de Israel. Davi começou seu cântico louvando ao Senhor por aquilo que ele é: uma rocha, uma fortaleza, um libertador (v. 2), imagens sem dúvida provenientes dos anos que Davi passou no deserto, quando ele e seus homens esconderam-se em cavernas e em fortalezas naturais. Deus deseja ouvir louvor e adoração da igreja.  Louve a Deus pelo que ele faz, mas o adore pelo que ele é. Deus é digno de toda honra e toda gloria. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade. (Salmos 29.2).

II. DEUS CONHECE.

a. Deus conhece Davi - A segunda convicção de Davi era a respeito do conhecimento de Deus. Esta afirmação é corroborada pelo nome “Eliada”, significa Deus conhece. SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. (Salmos 139.1-4).
Durante a caminhada difícil de Davi, além de Deus ouvir suas orações e cânticos, estava também observando suas atitudes. Deus sonda e conhece o nosso coração, e Seus olhos estão voltados para nós, observando cada momento de nossa vida.

b. Deus conhece quando seus filhos pecam e os conduz ao arrependimento (2Sm 11.1-27; 12.1-13). Após Davi cometer pecado de adultério, e ser informado que Bete-Seba engravidou, mais que depressa desenvolveu um plano para ocultar seu pecado. Chamou Urias do campo de batalha, na esperança de que esse soldado valente fosse para casa e passasse algum tempo com a esposa, mas Urias não foi para casa. Então Davi deu um banquete e embebedou Urias, mas a tarde Urias foi deitar-se na sua maca recusando deitar-se com sua mulher (2Sm 11.13). Davi, então, encomendou a morte de Urias (2Sm 11.14-24). Passado o tempo do luto, Davi casou-se com Bete-Seba pensado ter eliminado todas as provas de seu pecado. Porém Deus estava observando e reprovando as atitudes de Davi (2Samuel 11.27). Davi adoecia a cada dia enquanto escondia seu pecado. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Salmos 32.3-4). Podemos até esconder pecado dos homens mais nunca de Deus (Salmos 139.1-4)). O pecado faz separação entre Deus é o homem (Isaias 59.1-2). Não viva separado de Deus, lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te...; (Ap 2.5).  Para conduzir Davi ao arrependimento, Deus enviou o profeta Natã que o confrontou dizendo que ele era digno de morte, imediatamente Davi arrependeu-se e o Senhor o perdoou. (cf 2Samuel 12.1-13). Deus está usando esta mensagem para conduzir seu coração ao arrependimento. 

III. Deus salva

a. Deus salvou Davi. A terceira convicção de Davi era a respeito da salvação de Deus. Por isso colocou o nome na criança de “Elifelete”, significa “Deus salva, ou Deus faz”. Deus ouve nossas orações e conhece nossas situações. Mas ele tem algo melhor. Ele tem solução. Após um momento de provas, ele finalmente mostra o que nós já sabemos bem. Ele é Deus de vitória, e está sempre pronto a nos abençoar. Observe o que Deus fez por Davi.

·         Deus salvou Davi das garras do Urso e do leão (1Samuel 17.36).

·         Deus salvou Davi usando-o para matar o gigante Golias (1Samuel 17.45-51).

·         Deus salvou Davi dos ataques do rei Saul (2 Samuel 22.1).

·         Deus salvou Davi da condenação eterna conduzindo-o ao arrependimento (2Samuel 12.1-13).

O mesmo que Deus fez por Davi, faz por mim e por você. Não sei qual o urso ou leão que têm se levantado contra sua vida. Mas sei que o Deus de Davi vai ajuda-lo vencer. Avance contra os gigantes que se levantam contra sua vida em nome do Senhor dos exércitos. Não tema os invejosos, Deus os tirará de seu caminho assim como tirou Saul para Davi reinar. Mas o mais importante, é que Deus salva da condenação eterna. Receba como salvador de sua vida o Deus que ouve, conhece e salva. 

Conclusão: Davi foi vencedor devido suas inabaláveis convicções em Deus. Diante dos revezes da vida, a semelhança de o rei Davi, creia que você serve um Deus que ouve, conhece e salva.

 Autor: Antônio Pacifico