Galileu.

 Foi muito mais que um simples astrônomo; homem muito inteligente,  ficou famoso como cientista pelo fato de ter descoberto a lei dos corpos em  queda.

  Introduziu ao mundo das ciências a experiência empírica, como metodologia para o desenvolvimento do conhecimento.

 Se não fosse  a teoria de Galileu, Newton Jamais teria conseguido formular a teoria da gravidade, praticamente copiou os princípios da sua descoberta, veja, com efeito, a importância desse grande filósofo iluminista.

 Ele foi naturalmente, filósofo astrônomo, cientista e matemático. Sem duvida tornou-se muito famoso em razão de ter defendido as ideias de Nicolau Copérnico, a mais absoluta defesa da teoria Heliocêntrica. A terra não poderia mais ser o centro do universo.

 Como seria o sistema solar defendido por Copérnico, essa  teoria não é inteiramente original de Copérnico, pois o mesmo recebe como herança de Aristarco. Contrariando naturalmente a visão de Ptolomeu e Aristóteles da terra como centro do universo.

 Galileu ao defender a teoria copernicana, transformando o sol com centro do universo, passou a ter problemas com a inquisição.

 Teve que empenhar para salvar a própria vida. O que fez com objetividade diante do perigo da exposição  da  sua teoria, retratou-se com a inquisição isso pelo ano 1633.

 Negando a própria teoria de Copérnico, pronunciado como erro a proposição, admitiu em publico que a terra não girava em torno do seu próprio eixo.

 Muito  menos em torno do sol. Entretanto, Galileu estava plenamente convencido da veracidade da sua teoria herdada de Copérnico.

 É mais que provável que sua retratação não tenho sido um ato científico, ele estava convicto que Vaticano vivia da ilusão e não entendia de ciência e que sempre fora uma fonte de atraso para o mundo.

  Mas mesmo assim, era melhor para ele  a renúncia das ideias de Copérnico e aceitar viver a prisão domiciliar. Estava muito velho e doente e não tinha força para ser queimado na fogueira.

 Com a invenção do telescópio em 1608, Galileu começou a fazer uso desse instrumento, através de suas observações percebeu então que a teoria  Ptolomaica, ou   geocêntrica, desenvolvida também por Aristóteles estava completamente  errada.

 Segunda  a qual a terra estava no centro do universo.  Ele entendeu que essa teoria além de ser falha não tinha valor empírico e que, portanto, não era de fato científica.

 Teria  que necessariamente ser substituída por uma nova teoria, aquela desenvolvida por Aristarco  e Copérnico.

Ao observar a Via Láctea, descobriu na verdade que era formada por milhares de estrelas individuais, com tamanhos e brilhos diferentes, com energias próprias semelhantes ao nosso sol.

 Observou as fazes de Vênus  e descobriu os satélites de júpiter. Percebeu então que o universo não era nada daquilo previsto por Aristóteles.

 As descobertas de Galileu atraíram sobre ele grandes críticas, sobretudo referente ao mundo eclesiástico, argumentava que não deveria misturar os campos do saber, aquilo que era especificamente das ciências, contrariamente da religião.

 A  diferença do caminho metafísico para o mundo empírico, disse claramente que a ciência não poderia lançar duvidas a respeito dos preceitos religiosos, mesmo assim, nada lhe fora favorável da parte do vaticano.

 Apesar de tudo isso ele foi condenado pela inquisição, primeiro uma comunicação dada ao mesmo em 1616, como forma de intimidação com objetivo de cerceá-lo, o que não significou muito, sendo que em 1633 teve que fazer sua retratação publica.

 Apesar de que sua obra efetiva tenha apenas favorecido ao sistema de Copérnico, Galileu foi muito mais que um simples astrônomo, contrariamente um grande filósofo e físico, seu trabalho versa a respeito da dinâmica dos princípios dos movimentos.

 Foi sem dúvida o primeiro a descobrir a lei dos corpos em movimento e da aceleração constante de um corpo, publicada em Discursos sobre duas novas ciências.

 Posteriormente o que seria a celebrada primeira lei do movimentoem Newton. Comefeito, Newton não teria sido o grande físico que fora sem colaboração de Galileu.

 O que foi tirada diretamente do princípio da inércia de Galileu, de um corpo que se move em linha reta, com velocidade uniforme, menos que haja  alguma ação sobre ele.

 Os críticos dele haviam afirmado se o corpo de fato caísse em linha reta, deveria cair em posição oposta ao seu lançamento.

 Devido  naturalmente ao ponto de onde foi lançado,  em razão  a rotação da terra em direção ao leste, o objeto teria que cair ao oeste.

 A obra de Galileu a respeito à dinâmica,  necessário mostrar que a predição não se confirmava, posto de forma simples, o objeto em queda era levado juntamente com a velocidade rotacional da terra.

 Sem duvida Galileu foi um grande cientista,  que sem medo procurou descobrir as verdades, ajudando desenvolver a pesquisa no uso do método empírico, contrariando as cadeias do  conhecimento metafísico preso ao dogmatismo ligado aos princípios da religião .  

 

 Edjar Dias de Vasconcelos.