Giordano Bruno.

Um exuberante padre, muito inteligente veementemente perseguido pelo Vaticano, foi queimado pela inquisição exatamente por desenvolver os conceitos básicos das Ciências modernas particularmente da Física.

Vejamos o que Disse Giordano, a respeito do infinito, do universo e os mundos diversos. Por eu ser um formulador da Ciência da natureza, por estar preocupado de como alimentar a alma, interessado, sobretudo, pela cultura do espírito.

 Dedicado às atividades da razão, eis que os atingidos tentam me destruir, os analisados me atacam com violência, como se fosse prejudicial à sociedade.

  Eles me mordem e comportam como devoradores, os desmascarados desejam me assassinar, referia essa metáfora ao vaticano.  

Numa ocasião disse Giordano a um amigo, é inútil pedir perdão ao Vaticano, porque essa Instituição se julga acima do bem e do mal. Retratar seria uma perda de tempo, porque não vou alcançar o efeito desejado.  A  perspectiva da nova Ciência será atrasada no seu desenvolvimento rumo a um novo mundo.

Talvez seja necessário morrer para que possa surgir um novo tempo histórico, cujo centro do mundo seja o homem e não mais o espírito da religião.  Estou disposto ao sacrifício em nome da modernidade.  Era a forma de pensar desse magnífico padre.

A transição do pensamento medieval para a mentalidade científica moderna, não foi um processo natural e todos aqueles que lutaram em defesa da nova mentalidade sofreram perseguições terríveis.

 Entre eles Giordano Bruno, Galileu teve que retratar diante da Instituição do atraso, dessa forma se não procedesse teria uma história semelhante à de Bruno.

As forças políticas ligadas ao passado medieval lutaram contra a nova forma de entender o mundo, a modernidade era entendida como satânico, seria um mundo cujo objetivo visava essencialmente destruir os preceitos de Deus.

Viver a esse período de transição era como se vivesse a um mundo das trevas. Se já é insuportável aceitar certas ideologias da contemporaneidade.

Então as pessoas inteligentes eram perseguidas, por pessoas desqualificadas do ponto vista da cultura, punidos e mortos, seus livros eram proibidos  colocados na relação do Índex.  Giordano foi vítima do que descrevo.

 Os grandes formuladores da Ciência moderna, particularmente a Ciência da natureza, sofreram uma terrível perseguição da Inquisição, o Vaticano fazia de tudo para que o mundo continuasse reproduzindo apenas suas trevas.

A Inquisição foi um órgão político de defesa do Estado Feudal, dissimulados como se defendesse as coisas de Deus, sobre esse aspecto é que guardava a grande mascara.

 Procurava descobrir os formuladores das propagandas heréticas, mas as heresias eram todas formulações científicas ao bem do mundo moderno, não apenas concepções contra os dogmas católicos.

Dogmas sempre foram fundamentos sustentados em cima de mitos, com o desenvolvimento das Ciências sustentam se hoje apenas nas cabeças de pessoas que não tem nenhuma visão científica da realidade do mundo empírico.

Exemplo à ideia que Maria a mãe de Jesus teria se engravidado por ação de um espírito, e com isso formulou o mistério da santíssima trindade, essa ideologia só foi possível diante de um mundo, que não se tinha explicação para explicar cientificamente como se dava o processo científico da reprodução humana, hoje qualquer pessoa relativamente simples, sabe que Jesus é filho de Maria e Jose e que o mistério da santíssima trindade é um mito.

Nesse contexto de ignorância e estupidez do clero, particularmente do alto clero com baixo nível de entendimento científico da realidade, que deram as perseguições a Giordano Bruno. Condenado a morte por contestar o pensamente atrasado da Igreja católica.

Bruno tinha sido profundamente influenciado por outro padre cientista, que não fora condenado, dado a ignorância do Vaticano na época, por não ter entendido a princípio as consequências da Física de Copérnico.

Antes de Copérnico imaginavam que a terra era o centro imóvel do universo, essas crenças geocêntricas se fundamentavam em outro físico que influenciou profundamente o ocidente por meio do cristianismo, o astrônomo grego Ptolomeu.

Aristóteles sofreu também grande influência do pensamento de Ptolomeu, formulando sua física com o mesmo espírito de defesa, certas interpretações da bíblia também tinha a visão geocêntrica do universo. Bruno insurgiu contra essas ideias, analisadas com supertição do clero.

Contra essas concepções, Giordano argumentava fazendo recurso a Copérnico, no desenvolvimento da teoria heliocêntrica formulando a nova teoria que serviria para sustentação da nova ordem, ou seja, constituição do mundo moderno.

Mas a grande questão de tudo isso, é que se a nova concepção científica do mundo estivesse certa, a bíblia estaria errada, e Deus não poderia ser Deus, porque foi  ele o inspirador da bíblia.

 Isso significava se foi Deus quem fez o mundo, ele desenvolveu o fundamento das leis da física, mas o mesmo desconhecia o próprio fundamento elaborado, isso significa na prática a produção dos textos bíblicos não foram inspirados por Deus.

 Então a visão heliocêntrica destruía a fé, porque a bíblia não teria fundamento, como Deus pode ser Deus, um Deus que não entende o que faz, e como Giordano não quis retratar com o Vaticano num ato de coragem exuberante foi queimado na fogueira, mas nada disso resolveu, porque mais tarde, nascia revolucionariamente o mundo moderno. Giordano foi sem duvida um dos seus formuladores.

Edjar Dias de Vasconcelos.