As reivindicações da nação serão atendidas?
Por J Barros | 19/06/2013 | SociedadeQual é o significado desse momento que o Brasil enfrenta? Desde o movimento pelas diretas já em 1984 o Brasil não tinha passado por grandes manifestações como estas que vemos agora. Quando o povo para suas atividades e sai para as ruas em grandes multidões é um claro sinal de que muita coisa já passou dos limites.
Na primeira semana de julho houve uma grande manifestação pacífica em Brasília realizada pelos evangélicos e católicos. Lá eles reivindicaram a conservação do direito de liberdade de expressão, a proteção da família heterossexual e protestaram contra a prática do aborto. Foram aproximadamente 70.000 manifestantes.
As manifestações que vemos hoje, embora não tenham nada a ver com a dos evangélicos elas tem um ponto em comum: o parlamento brasileiro precisa acordar para atender as reivindicações do povo. Tanto o executivo como o legislativo não podem ir contra a vontade do povo. O Brasil acordou finalmente. Esses protestos e manifestações precisam ser levados em consideração urgentemente antes que se instale um caos social no país.
Não sabemos até que dia haverá manifestações. Pelo que se vê, a tendência é aumentar mais. Tudo começou de maneira pacífica até que se tornou conhecida em todo o Brasil e os protestos não pararam mais. Outras capitais tomaram o mesmo rumo e agora se fala inclusive em protestos nas cidades de menor porte.
Qual é a principal reivindicação dos manifestantes? Apenas contra os 0,20 centavos que relativo ao aumento dos transportes coletivos? Não absolutamente. Todo mundo conhece as dificuldades do Brasil em matéria de saúde. Faltam médicos nos hospitais, medicamentos e estrutura para atender os pacientes etc. Falta investimento na educação e a população exige o engavetamento da PEC 37 que tira o poder do ministério público, entre outros problemas. Uma vultosa quantidade de dinheiro poderia ser investido na educação e saúde no Brasil, o povo quer saber porque as prioridades estão invertidas. Os gastos com as preparações para a copa do mundo não se justificam. Os aumentos abusivos da tarifa dos transportes públicos foi apenas o estopim para revelar toda a indignação do povo brasileiro. Em fim, todas essas reivindicações podem ser resumidas em uma única frase: qualidade de vida para a nação brasileira. Abaixo o desperdício e o desvio do dinheiro público. A Nação será atendida?