As redes sociais existem muito antes da Internet. Trata-se de um fenômeno sociológico que congrega a união de grupos para a constituição de relacionamentos e outros fins comuns (esse é o motivo de alguns classificarem sites como o Orkut, por exemplo, como site de relacionamento). A questão é que com o advento e o poder de abrangência da Internet essas redes aproximaram pessoas que antes dependiam de um vínculo social físico como clubes, igrejas, eventos em geral, para a congregação de objetivos.

É importante também diferenciar redes sociais, sites de redes sociais e comunidades. Os sites de redes sociais reúnem através da Internet as ligações sociais que uma pessoa possui como amigos, colegas de trabalho, entre outros atores que não necessariamente são conhecidos do usuário no mundo físico, mas irão ter algum contato com o usuário através da Internet. Enquanto, através das comunidades as pessoas irão discutir sobre determinados temas como:

  • Profissionais: onde especialistas em determinados seguimentos debatem sobre seu campo profissional;
  • Lazer: onde pessoas falam sobre interesses comuns como times, hobby, jogos, etc;
  • Apoio: reunião de temas relacionados a doenças, dificuldades, vícios, etc.

Há também aquelas comunidades onde os usuários procuram por informações sobre determinados produtos, serviços ou mesmo para reclamar.

Sendo assim, a Internet constitui-se como uma importante ferramenta para as redes sociais e a aproximação daqueles que antes dependiam de eventos físicos (fora do ciberespaço) para constituição de suas comunidades.