School of Education and Human Development

2016

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: Estudo de caso numa escola pública da cidade de João Pessoa -PB

Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ciências da Educação de Olford Walters College and University, como parte dos requisitos para obtenção do título de Master of Arts in Education

RESUMO

Esta dissertação buscou identificar as práticas docentes em educação ambiental e de que forma os/as alunos/as do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Escola Municipal Carlos Neves da Franca na cidade de João Pessoa-PB percebe, aprende e age em relação ao meio ambiente a partir do que aprendem na escola. Toma-se como ponto de partida o referencial teórico com o qual identifica-se os fatos históricos que marcaram a trajetória da educação ambiental no Brasil e as teorias que explicam as necessidades, os desafios, avanços e retrocessos desse processo educacional. A metodologia do trabalho caracteriza-se como qualitativa na perspectiva de um estudo de caso discutido a luz da análise de conteúdo.  O instrumento de pesquisa foi a entrevista realizada com os/as aluno/as e professores/as da escola e permitiu que se conhecesse o trabalho realizado pelos/as docentes ao mesmo tempo em que verificou-se como os/as discentes recebem a aprendizagem em torno das questões ambientais. No tocante ao trabalho do/a professor/a identificou-se que existe um esforço individual para a concretização da Educação Ambiental e as informações de como a escola trabalha a questão não se evidenciou visto que a descrição dos/as professores/as divergem, ou seja alguns/algumas confirmam o trabalho individual em suas salas de aulas, outros/as falam dos projetos e da interdisciplinaridade e quando se trata deste último aspecto percebe-se que o entendimento dos/as docentes ainda não é claro. A visão dos/as professores/as quanto a participação dos/s alunos/as nas atividades sobre educação ambiental é positiva e segundo eles/as o tema é bem aceito e sendo assim a aprendizagem se concretiza. As razões para isso pode estar relacionadas a prática escolar em relação a educação, a falta de recursos e a preparação do/a professor/a que como se revela não é suficiente para responder as demandas apresentadas pela educação ambiental. Diante do Enfim, os resultados encontrados na pesquisa são justificados pelas próprias condições de ensino-aprendizagem característicos da escola pública que ainda necessita de maior atenção por parte das leis e políticas que regem a educação para que dessa forma possa colaborar com o trabalho do professor/a e da aprendizagem dos/das alunos/as no que se refere a educação ambiental e a educação como todo.

Palavra chaves: Conscientização. Educação ambiental. Ensino-aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Os problemas ambientais tem se agravado muito nos últimos tempos e essa situação só faz aumentar ainda mais a necessidade de conscientização por parte dos seres humanos que é o maior responsável pela degradação dos recursos naturais. Diante dos resultados das pesquisas realizadas sobre o tema verifica-se que não é mais possível ignorar a situação do meio ambiente e a maneira como tem sido tratado.

A boa notícia é que muitas pessoas, grupos e entidades vem se mobilizando no sentido de conscientizar a sociedade para a preservação do que ainda é possível preservar e neste contexto os debates, as leis, as conferências contribuem, ainda que sejam questionados, para que a sociedade reflita e tome atitudes corretas em relação à questão ambiental.

Nesse processo de conscientização para a conservação do meio ambiente a escola tem papel importante e segundo a Lei 9.795 de 27 de abril de 1999, sobre Educação Ambiental (E.A),tem como propósito desenvolver a conscientização dos indivíduos a respeito dos problemas ambientais e como determina a lei deve estar presente em todos os níveis de ensino nas escolas públicas e privadas do Brasil, essa determinação exige que a escola garanta ao seu/sua aluno/a um/a aprendizado a partir da qual ele/ela seja capaz de atuar respeitando o meio ambiente evitando danos à natureza e intervir quando for necessário (BRASIL, 1999).

A compreensão dos/as alunos/as a esse respeito passa necessariamente pelo tipo de formação que recebe na escola e pelo contato com a diversidade e as diferentes realidades que possam vivenciar dessa forma, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: de que forma os/as alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Escola Municipal Carlos Neves da Franca na cidade de João Pessoa-PB percebe, aprende e age em relação ao meio ambiente a partir do que aprendem na escola mediante as práticas pedagógicas?

A preservação do meio ambiente diz respeito a todos/as, comunidades, sociedade, Estado, escola e família e cada um/a tem um papel a desempenhar nessa tarefa de cuidar, no caso da escola sua responsabilidade consolida-se com sua função social e ambiental e sendo assim seu compromisso é muito mais do que informar, é estimular o/a aluno/a desenvolver atitudes, valores e se posicionar como cidadão/ã participante e praticante de ações que venha a contribuir para a preservação do meio ambiente.

Considerando o exposto acima se define como objetivo geral: analisar a aprendizagem e a prática dos/as alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carlos Neves da Franca na cidade de João Pessoa-PB em relação à preservação do meio ambiente.

Como objetivos específicos definem-se: identificar como a escola trabalha na prática a educação ambiental com seus/as alunos/as considerando o papel do professor/a e suas práticas pedagógicas, descrever como se dá o processo de aquisição do conhecimento sobre meio ambiente, apresentar como os/as alunos/as articulam os conhecimentos escolares com sua realidade na comunidade na perspectiva da educação ambiental.

A discussão do problema apresentado se justifica pela compreensão de que todos são responsáveis cabendo à educação aprimorar suas práticas para que se possa reverter a atual situação do meio ambiente, dessa forma pesquisar e divulgar os resultados contribui para a conscientização dos indivíduos. Outra justificativa é que sendo a educação ambiental um meio de conscientizar as pessoas, deve ser ressaltada, analisada como forma de alcançar não somente o/a aluno/a, mas família e a comunidade a qual pertença, sem também esquecer o papel do Estado e das políticas ambientais.

Esta dissertação é composta por esta introdução e quatro capítulos. No primeiro capítulo apresenta-se o referencial teórico e discute-se o panorama geral das questões ambientais com o intuito de entender o processo histórico na qual se insere passando pelas conferências que trouxeram contribuições significativas para a problemática ambiental, pela legislação, política, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e a própria educação ambiental com seus desdobramentos e implantação.

O segundo capítulo aborda a relação entre meio ambiente, educação e escola tratando de relacionar a abordagem escolar sobre o tema e como seus/suas profissionais trabalham para alcançar seus objetivos, seu processo de formação e os desafios que é trabalhar a educação ambiental na perspectiva da transversalidade no ensino fundamental e as percepções ambientais.

No terceiro capítulo apresenta-se o caminho metodológico percorrido destacando de que forma se trabalhou para a construção final desta pesquisa, a mesma se caracteriza como estudo de caso, de caráter qualitativo e utiliza-se como instrumento de coleta de dados a entrevista realizada com aluno/as e professores/as da escola em questão, para as discussões do resultado da pesquisa toma-se como referência a análise de conteúdo por considerá-la a mais adequada aos objetivos deste estudo.

O quarto capítulo apresenta os resultados obtidos com a aplicação das entrevistas, instrumento este escolhido para a coleta de dados, neste capítulo discute-se o olhar do/a professor/a e do/a aluno/a respeito da educação ambiental e, sobretudo as ideias que permeiam suas práticas docentes e discentes.

Pela complexidade que envolve o tema não é possível esgotar a discussão e sendo assim na conclusão registra-se os principais aspectos identificados ao longo do estudo que embora não se esgote, abre caminhos para outras discussões que possivelmente venha a colaborar para a tomada de consciência dos indivíduos a respeito das questões ambientais.

[...]