AS PROPRIEDADES DE UMA LEITURA PROVEITOSA

Josiane Holanda de Araújo[1].

RESUMO

Este artigo científico foi desenvolvido com base em uma pesquisa bibliográfica que abordou os principais aspectos relacionados com a importância da leitura e os benefícios que a prática da mesma pode trazer para o leitor. A escolha deste tema surgiu da necessidade de encontrarmos novos métodos que incentivem o hábito e o prazer de ler entre os nossos alunos, para que estes sejam capazes de explorar sozinhos o fascinante mundo da leitura sem necessitar do auxílio de uma pessoa adulta. Desse modo, o objeto de estudo de nosso trabalho estará voltado para o debate da seguinte problemática: Como o Pedagogo pode atuar melhor com a leitura para incentivar os discentes, principalmente os da Educação Infantil, a se tornarem leitores competentes e assim adquirirem o gosto pela leitura? Assim, o principal objetivo deste estudo é promover uma análise reflexiva sobre os principais aspectos relacionados com o trabalho pedagógico de estimular o gosto pela leitura e pelo mundo letrado nos alunos do nosso sistema de ensino. Como objetivos específicos, buscaremos definir o que é leitura, compreendendo sua importância para o aprendizado humano e apresentar algumas sugestões de práticas que ajudem o docente a estimular o hábito de ler entre seus educandos. Concluindo este estudo, esperamos ter conscientizado os educadores de que o livro tem a capacidade de incutir na criança leitora a sensibilidade, a criatividade, a sociabilidade, o senso crítico e a imaginação, conduzindo o educando ao aprendizado.

Palavras-chave: Importância. Leitura. Proveitosa.

1. INTRODUÇÃO

Como sabemos, o hábito de ler vem do processo de alfabetização, que por sua vez não deveria ser reduzido a simples compreensão das primeiras letras, ela também se relaciona ao uso da língua escrita nos instantes em que se faz necessária: na leitura e na produção textual. E é para esta nova situação que a escola precisa estar voltada, isto é, as instituições escolares devem ampliar seu conceito de alfabetização, pois muitas crianças mesmo alfabetizadas ainda não são letradas ou apresentam diferentes níveis de analfabetismo funcional, ou seja, não se encontram preparadas para fazer uso da linguagem escrita na própria escola, no aprendizado e na aquisição das diferentes habilidades e conteúdos.

Assim, o presente artigo científico, baseado em uma pesquisa bibliográfica, abordará os principais aspectos relacionados com a importância da leitura e os benefícios que a prática da mesma pode trazer para o leitor. Tendo como principal objetivo a promoção de uma análise reflexiva sobre os principais aspectos relacionados com o trabalho pedagógico dos professores, principalmente os da Educação Infantil, e sua atuação para promover um maior desenvolvimento da aprendizagem da leitura nas crianças que estão cursando esta modalidade de ensino. Especificamente, pretende-se também definir o que é leitura, compreendendo sua importância para a aprendizagem do indivíduo e apresentar algumas sugestões de práticas que ajudem o docente a estimular o hábito de ler entre seus educandos.

Para a realização da pesquisa bibliográfica que orientou o desenvolvimento deste trabalho, foi muito importante a realização de consultas às obras de Dinorah (2005), Ferreiro (1992), Freire (1993), Martins (2004), Perera (2004), Ramires (2015), Vygotsky (1993) Zilberman (2008). Também contamos com visitas às páginas da internet e leitura de apostilas do curso relacionadas às problemáticas que serão discutidas aqui.

Os avanços tecnológicos do mundo moderno fizeram com que as pessoas abandonassem a leitura dos livros, o que acabou gerando jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais fracos. A leitura é algo essencial para o aprendizado do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, adquirir novos conhecimentos, aperfeiçoar nosso raciocínio e interpretação do mundo. Muitas pessoas alegam que não têm paciência para ler um livro, isso acontece por falta do hábito, pois se a leitura fosse uma atividade diária as pessoas saberiam apreciar, por exemplo, uma boa obra literária.

Portanto, o hábito da leitura deve ser incentivado desde cedo, na infância, para que a pessoa aprenda desde pequeno que ler é algo prazeroso e importante, assim ela se tornará um adulto culto, dinâmico crítico. Desse modo, toda escola, pública ou particular, deve possibilitar uma educação de qualidade estimulando a leitura, pois desse modo a população se tornará mais informada e crítica.