AS PRECIPITAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS DA CIDADE DE SOBRAL NO ANO DE 2020.                                     

José Wilamy Carneiro Vasconcelos

RESUMO:

O Ceará é uma região semiárida do sertão nordestino. Sua quadra invernosa (pluviometria é irregular). Devido sua escassez de chuvas nosso estado já registrou grandes secas ao longo de sua história. Quem já ouviu falar por nossos historiadores das secas dos  anos terminados em (sete).

Fato ocorrido que foi escrito por autores e escritores renomados a citar Rachel de Queiroz, em (O QUINZE) publicado em 1930, (OS SERTÕES), de Euclides de Cunha que veio em 1902 e fala de Antônio Conselheiro e a Guerra dos Canudos, no sertão da Bahia e (LUZIA-HOMEM -1903), uma obra naturalista do escritor sobralense Domingos Olímpio falando da retirante Luzia, mulher forte e dos cassacos da seca, na construção da cadeia  

Na música, as estrofes da “Triste Partida” de Patativa do Assaré cantada, interpretada por inúmeros intelectuais de nossa cultura: Luiz Gonzaga, Raimundo Fagner, Zé Ramalho, dentre outros.

AS PRECIPITAÇÕES DA CIDADE DE SOBRAL NO ANO DE 2020.

Sobral, município brasileiro, situado na região Noroeste do estado do Ceará. Sua população em 2020 chega a 230 mil habitantes segundo dados do IBGE. Conhecida por seus codinomes, Sobral é a nossa “Princesinha do Norte”. Terra de cenas fortes – e Cidade Luz – por seus filhos ilustres e intelectuais. Sobral terra da luz – conhecida pela Relatividade de Einstein. 

Diferentemente do ano de 2015, que não começou bem conforme pesquisas da FUCEME, e dos estudiosos “Profetas das chuvas” mais uma vez acertaram na pluviometria de nossa querida e heráldica cidade. 

Neste disto ano foi descrito por esse mortal que o inverno não emplacou, vejamos um dos relatos: 

“No primeiro mês, em janeiro já se percebe que o ano não emplacou. Para os sobralenses, somente um dia do bendito mês choveu... Chega fevereiro, o tempo está quente e a população está apreensiva com a chegada do mês.” Op. Cit. (CARNEIRO, J.Wilamy. 2016).

Diferente dos anos anteriores, o ano de 2020 despertou a esperança dos cearenses.  Aqui registrados por jornais locais e órgãos como A FUCEME, o Ceará registra chuvas acima da média. “Entre a quarta-feira (4) e quinta-feira (5) foram registrados um aporte de 90 reservatórios, com recarga de 33 milhões de metros cúbicos. O Ceará já registra 17 açudes sangrando. Os dados são da COGERH (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos). Portal G1. 06/03/2020.

Em Sobral, nos jornais locais, nas rádios, em coluna e blog a notícia é uma só. Chuvas fortes com ventanias e relâmpagos. Bairros alagados com as precipitações caídas nos últimos dias. Desde os primeiros dias de janeiro os profetas das chuvas já falavam nas redes sociais e em entrevistas que o tempo seria de bom inverno. Em fevereiro foi de muita chuva e, março começou com força total.

No dia 06 deste, registramos a maior chuva de todo o inverno. À tardinha, no nascente via-se o céu carregado de nuvens pesadas. Por volta das 17hs e 45 min a chuva despencou. Ventos fortes, trovoadas e relâmpagos fazia parte da apoteose chuva. Benditas águas caída em nosso torrão. O centro da cidade ficou inundado e alguns bairros com alagamentos. Mas, nada que nos preocupasse, pois logo tudo se normalizou.

Em toda cidade, além da região metropolitana de Sobral, os distritos circunvizinhos registram boa pluviometria. Os reservatórios estão com boa capacidade. Registros são feitos diariamente por populares em seus celulares e repassando para a comunidade, a imprensa e até mesmo via WattsApp.

 

Vale salientar, que além do município de Sobral, outros municípios registram grandes índices pluviométricos. É o caso do Rio Coreaú, na Cidade de Granja que ameaça moradores com a barragem Lima Brandão sangrando. O Açude Jenipapo em Meruoca sangrou, O Ipaguassú - Mirim em Massapê.

Na Serra da Ibiapaba, um ponto turístico da região a Cachoeira do Boi Morto sangrou já no mês de fevereiro. Em Ipu, terra de Iracema no Ceará com sua bica. Fortaleza, a capital cearense com ruas alagadas entre a Rua Raul Barbosa, Alberto Craveiro e Heráclito Graça.

Toda região norte do estado do Ceará é bastante chovedor. Cito Camocim, Massapê, Ararendá, Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Coreaú, Frecherinha, Cariré, Forquilha e Groaíras. Neste mês de março a passagem do equinócio com sol na perpendicular no hemisfério sul atrai ao sertanejo a esperança dos plantios para a Semana Santa, no mês de abril e se estendendo para o mês de maio.

Fato que todo o mês de março para nós sobralense e região é um mês de muita chuva. Os mais crentes acredita por ser o mês do Padroeiro São José. Dia 19 de março é considerado o dia do santo.

SITES:

http:// g1.globo.com/ce/ceara/notícias/2020/03/05/06/com chuvas-acima-da-media-ceará.

Domingos Olímpio de Braga Cavalcanti, escritor, abolicionista, republicano, nasceu em Sobral em 18 de setembro de 1850. Faleceu no Rio de janeiro no dia 07 de outubro de 1906.

___________________

Wilamy Carneiro é professor, palestrante, escritor. Membro da ALMECE – Academia de Letras do Município do Ceará. Autor do Livro Tempo de Sol – Tudo se pode Sonhar. Autor da Literatura de Cordel de “Patativa do Assaré – Poeta Nordestino”. Autor da poesia “ Soneto do Amor” e “ Quando Amar é pra Valer”.