AS PRECIPITAÇÕES DA CIDADE DE SOBRAL NO ANO DE 2015

                                     

                                        ¹ José Wilamy Carneiro Vasconcelos

 

 

 O ano de 2015 não começou bem. As pesquisas conforme a FUCEME e estudos e informações dos “Profetas das chuvas” mais uma vez frustraram o povo da conhecida “Princesa do Norte”.[1]

No primeiro mês, em janeiro já se percebe que o ano não emplacou. Diferentemente de ano anteriores que as chuvas caídas em janeiro já enchiam os reservatórios de toda região metropolitana e suas adjacências.

Janeiro de 2015 para os sobralenses somente um dia do bendito mês chove. Precisamente no dia dezenove deste, cai a primeira gota d’água na região semi-árida da Cidade Januária. [2]

Chega fevereiro, o tempo está quente e a população está apreensiva com a chegada do mês. Mas, São Pedro com as orações dos fieis resolveu abrir a torneirinha do Céu. Relembrando que quando Deus quer ninguém segura.

No primeiro dia chove muito. A alegria toma conta de toda gente. Muitos foram para as ruas, numa forma de agradecimento pela precipitação caída.  As crianças olham das janelas, os mais velhos se encantam olhando pela porta e varanda de suas casas. E uns bradavam “ela chegou”, agora sim vamos ter um bom inverno se Deus quiser.

                                                                      

Nesse mês a benevolência divina prevaleceu. Choveu quase a metade do tempo. Treze dias de boas chuvaradas. Dias 01, 02, 03 e 04 caíram boas cargas d’ água. Nos dia cinco e seguinte até o dia dezesseis o tempo deu uma paradinha. Uma gota d’água sequer caiu.  No carnaval, dia dezessete choveu, se prolongando para os dias 18, 19, 21, 22, 23, 24, 25 27 e 28, pois o mês conta somente com 28 dias em 2015.  

Março chegou, esse ciclo conhecido como mês de São José, padroeiro do Ceará é conhecido por ser chovedor. Vinte e dois dias de bons chuviscos. Mais da metade do mês nos dias 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09 e 10.  Dia onze não caiu nada do céu. Seguidos para os dias 12 e 13 com um pequeno intervalo até o dia 15. Segue com água nos dias 16, 19, 21 25, 26, 27, 28, 29, 30 e 31. A sociedade sobralense estava muita eufórica.

Abril também foi bom. Choveu mais da metade do mês. As precipitações foram no primeiro de abril, dia conhecido como “Dia da Mentira”, espécie de folclore na região, seguidos dias 02. Dia três, data da Paixão de Cristo no calendário não caiu nadinha de água. Geralmente nesse dia os cristãos se previnem com guarda-chuva, acompanhando a procissão do “Senhor Morto”, pois é comum chover. Segue chuvas nos dias 05, 07, 10, 11, 12, 13, 17, 19, 20, 21 (Dia de Tiradentes) e nos dias 22, 23, 24, e 28 do referido Abril. [3]

Primeiro de maio (Dia do Trabalhador), não choveu na terrinha do escritor Domingos Olímpio. Água caindo somente nos dias 07 e dia 08 seguidos só no dia 20 e dia 27. [4] [5]

As festas juninas chegaram. Nas ruas grandes fogueiras acesas mostram a alegria do povo cearense. Quadrilhas, pamonha, pé-de-moleque, canjica e milho. Mas o que é bom dura pouco. As chuvas somente caíram nos dias 03, 04, 05. Dias 07 e 08 dando uma trégua nos demais dias com sol forte. Somente no dia 23 foi cair uma chuvinha pra refrescar os sobralenses.

Férias, afinal ninguém é de ferro. Julho chega pra alegrias dos estudantes. A cidade fica deserta, muitos das regiões circunvizinhas vão para casa dos pais. Nas passarelas, na UFC (Universidade Federal do Ceará), Universidade Estadual Vale do Acaraú, Faculdades INTA e Luciano Feijão e Colégios dão uma trégua aos alunos. Também as chuvas deram trégua, somente caíram poucas águas nos dias 10, 17, 30 e dia 31. Acabou a brincadeira, é tempo de voltar às aulas.

A quadra invernosa acaba para os sobralenses, região do semi- árido cearense. Para a FUNCEME a metereologia e previsão do tempo da atmosfera  são muito pequenas e  a nebulosidade da região é praticamente curta. Aqui somente há “Verão e Inverno”. E na maioria, devido ser um clima seco e região semi-árida é verão com poucas precipitações na quadra chuvosa.

REFERÊNCIAS

 

[1] FUNCEME: Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos- É um órgão que visa fornecer conhecimento de precipitações, metereologia, pressão atmosférica e nebulosidade da região do semi-árido cearense.

[2] CIDADE JANUÁRIA: Conhecida como Sobral, município brasileiro do estado do Ceará. É a maior economia do Interior do Ceará e a terceira economia do interior nordestino. O clima de sobral é tipicamente tropical, quente e seco, com uma temperatura média de 30 graus Celsius.Acesso em 06 de março de 2016.

[3] DIA DA MENTIRA: A brincadeira surgiu na França no reinado de Carlos IX (1560-1574). O ano novo era comemorado no dia 25 de março. Em 1562 o Papa Gregório XIII instituiu um novo calendário para todo povo cristão. Chamado calendário gregoriano em que o ano novo caía no dia 1º de janeiro. Acesso em 04 de março de 2016.

[4] Dia do Trabalhador: o dia do trabalhador é comemorado no dia 1º de Maio em numerosos países do Mundo. Sendo feriado no Brasil e Portugal.

[5] Domingos Olímpio: Domingos Olimpio de Braga Cavalcanti, escritor, abolicionista, republicano nasceu em Sobral, no estado do Ceará, em 18 de setembro de 1850 e veio a falecer no Rio de Janeiro em 07 de  outubro de 1906. Acesso em 05 de março de 2016.

http.// www.infoescola.com/biografia/domingos-olimpio/.