As plantas e os cheiros: entendendo os compostos voláteis

As plantas eliminam substâncias para a atmosfera que as circundam. Em outras palavras, algumas substâncias presentes do interior das folhas passam para a atmosfera pois são voláteis, ou seja, se tornam vapor (gás).

Apesar dessa explicação acima parecer incomum no nosso cotidiano, muitos de nós já vivenciamos experiências que comprovam tal fato, mesmo sem ter consciência disso.

Ao aproximar nosso nariz em um copo com vinho (que vem da planta videira), o aroma que sentimos é oriundo de substâncias voláteis que deixam a solução líquida para se tornarem vapor. Esse vapor, por sua vez, atinge nosso nariz e, desse modo, sentimos o aroma, ou seja, o cheiro do vinho. O mesmo acontece com chás (erva-cidreira, capim limão, e etc...) e até mesmo com frutas.

Óleos essenciais oriundo de plantas são, por vezes, comercializados por conferirem odor agradável ao local em que são aplicados. Se eles conferem cheiro é porque eles volatilizam e atingem nossas narinas, fazendo sentir o cheiro. Um exemplo disso seria o óleo de lavanda.

Algumas pessoas relatam que, ao andar em plantações de eucalipto, sentem um cheiro agradável. Isso deve a alguns compostos presentes nas folhas do eucalipto que volatilizam, ou seja, viram gás facilmente. Tais compostos são conhecidos cientificamente como terpenos.  

Como podemos notar, o fato das plantas “lançarem” compostos na atmosfera não é algo tão incomum como poderíamos supor à primeira vista.

Preparado a partir de:

LISKENS, H.F.; JACKSON, J.F. Plant volatile analysis. New York: Springer, 1997.