As Piores Perguntas numa Entrevista de Emprego
Por Flademir dos passos Andrioli | 08/02/2014 | CrescimentoTudo bem, você já chegou na sala do entrevistador, aquela pessoa que vai lhe dar o veredito final: ou você entra ou você sai. É a sua tão esperada e batalhada entrevista, já que seu currículo foi selecionado. É agora!
Claro que você está nervoso (a) e a função do selecionador é lhe deixar pior ainda, mas muito pior: o que ele quer é confrontar você com você mesmo.
Ele quer que você gagueje, ele quer que você trema, ele quer lhe destruir (risos). Enfim, aquela “rica pessoinha” quer que você demonstre:
- Sua coragem para enfrentar desafios
- Sua destreza e habilidade para sair de situações de risco
- Sua honestidade para que você não minta e fale abertamente sobre o que escreveu no seu currículo
- Seu jogo de cintura para que você não chore (de raiva, de emoção, de vergonha) na entrevista de emprego. Sim, existe gente que treme e chora como uma criança. Chama-se isto de descontrole amocional
- O entrevistador quer ver se você aguenta o tranco, se você é valente, destemido (a), intrépido (a)
Ele não quer derrubar você, ele apenas quer conhecer suas fraquezas. Ah, e suas qualidades, também por isso saiba se portar em uma entrevista de emprego.
Tudo bem, e você quer a vaga na empresa, porquê?
Perguntinha calhorda, né? Mas, apenas recém começou a sequência de pegadinhas e perguntas fortes para lhe derrubar.
Para sua tranquilidade, os psicólogos são muito bem treinados ´para aprontar perguntas estilo metralhadora giratória contra você. Não fique com raiva, esta é a profissão deles!
Minha sugestão é que você responda com honestidade, mas com vibração e força de vontade, não se deixe abalar, não é o fim do mundo.
Se você entrar na vida deste avaliador, saiba que ele também já passou por isso, ele já foi avaliado, não tremeu, ficou firme como uma rocha e obteve sucesso.
Por que você acha que devo lhe contratar? É outro foguete. Sempre fale a verdade, não trema nas bases e procure usar “pausas que refrescam”. Estas pausas são chamadas de respiração. E respire enquanto separa uma frase da outra. Se o entrevistador escrever enquanto você fala, faça uma pausa, também.
Ele está processando o que está ouvindo. Se ele para e lhe olha fixo nos olhos, não desvie o olhar! Esta é uma técnica de psicologia. Como estratégia, olhe no meio das sobrancelhas do “monstro”. Ele apenas quer que você fique com vergonha e desvie o seu olhar de dentro do olhar dele. Olha, isto é apenas um “truque”. Fique tranquilo, porque quando você está lendo isto, você já sabe qual é a técnica.
O que você tem de melhor que os outros candidatos? É outra pegadinha. Não pense nos outros candidatos, você está ali não para falar dos outros e sim de você mesmo.
Mostre as suas qualidades para aquela empresa. (Sim, você tem que ver o site da empresa antes de ir para a entrevista).
Não se mostre perdido no meio da floresta de candidatos. Demonstre segurança, fale com pausas e se um joelho estiver batendo no outro, disfarçadamente, segure com uma de suas mãos o joelho que treme mais, assim ele para.
Não esqueça que o entrevistador não quer fazer você estremecer e apenas desconcentrar você do principal: saber quais as suas habilidades.
O que mais lhe irrita no ambiente de trabalho? É a pegadinha final, sossegue. Ele quer saber se você é um pavio curto, se briga com os outros, se xinga, se diz palavrões a toda hora, se desconserta, se é gritão ou gritona. Ele só quer saber uma coisa: se você não vai criar problemas para ele, o entrevistador. Afinal, é ele quem está admitindo você.
Se não criar um ambiente bom na entrevista, possivelmente, causará uma bagunça dentro da empresa dele.
Portanto, se você é um esquentadinho, é melhor se policiar e buscar – antes da entrevista – um lugar ou um local onde você vai se preparar mentalmente.
Não esqueça que um entrevistador tem muitas armas para fazer você cair em contradição – leia mentira – e daí, minha amiga, meu amigo, não tem salvação mesmo.
Diga a verdade, mesmo que esta verdade possa vir a diminuir suas “grandes qualidades” ou sua “grande performance”.
Ser mentiroso (a) é um dos piores defeitos que um ser humano pode apresentar. Só porque isto está ligado à confiança. E confiança não se compra na farmácia. Se adquire com o tempo.
Claro que você terá pouco tempo para demonstrar que é uma pessoa confiável, mas o olho-no-olho com o entrevistador fará com que você ganhe muitos pontos com ele.