FACULDADES INTEGRADAS DE NAVIRAÍ - FINAV  

FILOSOFIA – PROF. Me. CIRO TOALDO

 

ORIGENS DA FILOSOFIA

 

     A Filosofia se desenvolveu a partir de uma separação dos elementos mítico-religiosos. Para o homem ocidental, filosofar significou e significa exercitar a crítica, ou seja, pensar livremente, sem as limitações dos dogmas religiosos ou culturais.

    De modo como entendemos hoje, a Filosofia tem sua origem na Grécia, nos últimos cinco séculos antes de Cristo. Foram os Gregos que sistematizaram uma forma de conhecimento, um modo de reflexão e uma teoria de compreensão da realidade definida como Filosofia.

    Para compreender a cultura grega, e a origem da Filosofia, é preciso buscar auxílio na História que também surgiu como ciência sistematizada no seio da cultura grega. Os gregos nasceram de uma mistura étnica e cultural de várias tribos: Aqueus, Eólios e Jônios. As estruturas sociais eram rudimentares desenvolveram uma consciência mágica de mundo explicitada em uma criatividade mitológica rica e intensa, desenvolveram um extremo universo mitológico que se tornou um rico legado para a humanidade. Neste estágio primitivo predominou uma explicação mitológica do universo e da origem das principais significações da realidade. Os mitos gregos são antropomorfos (formas de vida semelhante aos homens). Este saber mitológico explicava para a época àquele momento histórico as principais questões da existência humana, da natureza e sociedade; explicava origem do homem, dos gregos,  guerras,  amores, doença e morte.

A Filosofia nasceu como reação ao pensamento mitológico.

 

DIVISÃO DA FILOSOFIA

 Filosofia Antiga – Desde suas origens até Roma;

Principais filósofos: Tales, Heráclito, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Cícero, Sêneca e Plotino.

Características: Superação do mito; leitura racional do mundo e valorização do homem.

 

Filosofia Medieval – Desde a filosofia cristã até o período renascentista, se estabelecem as bases da modernidade.

Principais filósofos: Agostinho, Pedro Abelardo, Alberto Magno e Tomás de Aquino.

Características: Busca da conciliação entre verdades da fé e as verdades da razão.

 

Filosofia Moderna – Desde o desenvolvimento das técnicas, da reforma religiosa, da formação dos Estados modernos até a Revolução Francesa.

Principais filósofos: Bacon, Descartes, Pascal, Hobbes, Locke, Hume, Montesquieu, Rousseau, Voltaire e Kant. Características: Separação entre fé e razão, rejeição ao passado; desenvolvimento da crítica; confiança na razão e antropocentrismo.

 

Filosofia Contemporânea – Surge com o movimento Iluminista. Os Iluministas pregaram a plena liberdade, ruptura com o absolutismo do passado. Isto significou a independência do homem frente aos modelos tradicionais de leitura do mundo e implicou na busca de novas formas de pensar; chega até os dias de hoje é marcada pelo pluralismo de ideias.

Principais filósofos – Hegel, Marx, Comte, Nietzsche, Jaspers e Sartre.

Características – Pluralismo de ideias, historicidade e antidogmatismo.