As organizações de Terceiro Setor quanto a sua forma e dimensão
Por Raysa Dias | 09/06/2015 | AdmAs organizações de Terceiro Setor quanto a sua forma e dimensão
As organizações de terceiro setor correspondem às associações e entidades sem fim lucrativo e não governamentais, que possuem como objetivo produzir serviços de caráter público, como a melhoria da qualidade de vida. As organizações sem fim lucrativo em sua maioria são mantidas através de participações voluntárias e consistem em iniciativas privadas, e até mesmo incentivadas pelo Governo com repasse de verbas publicas, onde não visam lucros. São basicamente cidadãos participando de forma espontânea em ações que possuem um interesse em comum. As características das organizações que compõem o terceiro setor segundo Scheunemann (2013, p. 32), “estão pautadas na formalidade, na autonomia, na voluntariedade e na obrigatoriedade da existência de uma função social”.
Embora o terceiro setor seja composto por associações e fundações que buscam suprir as falhas deixadas pelo Estado, o terceiro setor não pode ser substituto dessa obrigação. Ele é apenas um auxilio que visa diminuir os tantos problemas presentes hoje na sociedade, o que se caracteriza como uma alternativa eficiente. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo site Filantropia.Org, o terceiro setor possui 12 milhões de pessoas beneficiados por entidades beneficentes, entre elas gestores, voluntários, doadores e uma estimativa de 45 milhões de jovens voluntários que enxergam como uma missão ajudar o terceiro setor, o que nos dá uma dimensão do tamanho do terceiro setor no Brasil.
Entretanto, é importante estar ciente dos tipos de organizações do terceiro setor que existem, que segundo Scheunemann (2013, p. 55) são “entidades, organizações, associações, instituições”. Em suma são organizações privadas e que atuam no interesse publico. Porém, o terceiro setor ainda é composto de segmentos, que são associações, sindicatos, fundações, igrejas, cooperativas e ONGs. Trata-se de organizações não governamentais que abrangem todas as organizações de natureza não estatal. Dentre os segmentos, os principais e com maior atuação na sociedade são as associações, as fundações e as organizações religiosas, que podem ser consideradas também as principais formas de atuação do terceiro setor.
Terceiro setor quanto a sua forma:
Associações: são as que mais representam o terceiro setor, totalizando mais de 70% do setor. De acordo com Scheunemann (2013, p. 56) “são legalmente constituídas como entidades jurídicas de direito privado, destinadas à prática de atividades culturais, sociais, religiosas e recreativas”. As associações são baseadas em ideias e objetivos comuns que partem de reunião de pessoas associadas para a obtenção de fins, onde não se visa a lucratividade financeira, mas sim a social. O foco das associações está nas pessoas voltadas para as mais diversas possibilidades de qualificar a vida em sociedade.
Fundações: financiam o terceiro setor através de doações às entidades beneficentes. Existem também as fundações que doam para terceiros e ao mesmo tempo executam projetos próprios, as chamadas fundações mistas. Fundação é ainda um patrimônio, que, associado a uma ideia do instituidor, é colocado a serviço de um fim determinado. Para Scheunemann (2013, p. 58) “o foco está nos bens que saem da esfera privada e que devem ser destinados unicamente ao fim social. Os objetivos das fundações devem estar voltados para a cultura, a moral, assistência social, a educação, a saúde, a ecologia e a religião”.
Organizações religiosas: são constituídas por pessoas que se juntam para demonstrarem através de ações a fé que confessam, caracterizando as organizações religiosas pela vivência e propagação de uma fé fundamentada em uma ideologia, doutrina ou filosofia religiosa.
Terceiro setor quanto a sua dimensão:
Filantropia: o conceito de filantropia acaba muitas vezes sendo associado ao de responsabilidade social das empresas. Porém, filantropia significa segundo Mostardeiro, citado por Scheunemann (2013, p. 47) “a ação social voluntária da empresa na comunidade, realizada de forma pontual, pouco profissional, pouco planejada e com pequeno impacto de mudança da realidade daqueles que são beneficiados”.
Filantropia caracteriza-se por: paternalismo, só atende às necessidades, sem buscar as causas e contextualizá-las histórica, política e culturalmente; reagir ao presente, os problemas que aparecem hoje são aqueles que se tentam resolver; preocupa-se com a organização em si; depende de problemas para continuar a existir como organização; centrado no doador; satisfação do doador.
Voluntariado: é um serviço para com a sociedade, baseado na livre iniciativa e impulso emocional. Porém, o serviço voluntário não deve substituir o papel do Estado e nem entrar em conflito com o trabalho remunerado. A iniciativa do voluntariado demonstra a capacidade da sociedade em assumir responsabilidade de agir por si mesma. A motivação pelo voluntariado acontece pelo impulso emocional e pela convicção de fazer a diferença para todos os envolvidos.
Responsabilidade Social: é considerada como uma das principais dimensões a serem contempladas por uma empresa/organização. A responsabilidade social é o acordo que a empresa tem com o desenvolvimento, com o bem-estar e melhoria da qualidade de vida na sociedade. Deve ser compreendida ainda como a implementação de ações que vão além do que a legislação exige e que podem contribuir positivamente para a sociedade, mesmo que não colaborem para o lucro da empresa.
REFERÊNCIAS
ARANTES, Elaine Cristina. Empreendedorismo e responsabilidade social. 2. ed. rev. Curitiba: InterSaberes, 2014.
BOCCHI, Olsen Henrique. O terceiro setor: uma visão estratégica para projetos de interesse público. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2013.
SCHEUNEMANN, Arno Vorpagel. RHEINHEIMER, Ivone. Administração do Terceiro Setor. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2013.
FILANTROPIA.ORG. O que é o Terceiro Setor? Disponível em: http://www.filantropia.org/
OqueeTerceiroSetor.htm. <Acesso em: 20/05/15>.
MEREGE&MOUSSALLEM. As organizações do terceiro setor: para que servem, o que fazem. Disponível em: http://mmterceirosetor.com.br/as-organizacoes-do-terceiro-setor-para-que-servem-o-que-fazem/. <Acesso em: 20/05/15>.