RESUMO

Este artigo apresenta a relação entre o rendimento escolar  e a utilização das oficinas temáticas e experimentais como recurso metodológico na prática pedagógica do professor de Química. Buscando analisar as oficinas temática e experimentais frente ao rendimento escolar dos alunos no componente curricular de Química no CEEP do Chocolate Nelson Schaun em Ilhéus/Ba. Visando descrever as oficinas temáticas e experimentais do CEEP do Chocolate Nelson Schaun. Avaliar o rendimento escolar dos alunos no componente curricular de Química. Indagar as causas do rendimento dos alunos no componente curricular de Química. Neste contexto, a pesquisa trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com enfoque descritivo, não experimental,  que lança mão de uma entrevista, utilizando um questionário aberto aplicado para uma amostra de quatro gestores e quarenta e um alunos representantes do CEEP do Chocolate Nelson Schaun, quanto ao rendimento escolar e a utilização de oficinas temáticas e experimentais como um recursos metodológico dinâmico e contextualizado na pratica docente.

 

Palavras-chave: Oficinas temáticas e experimentais; aprendizagem significativa; rendimento escolar.

INTRODUÇÃO

O ensino da Química é questionado por muitos, pois é apresentado pela maioria dos professores com métodos convencionais de memorização de conceitos e fórmulas.

Segundo Filho et al (2011, p. 51)

Muitos alunos consideram que o aprendizado da química não é importante, pois os conteúdos muitas vezes são abordados de forma descontextualizada, sem relações com o cotidiano e assim, não despertando o interesse e nem a motivação em aprender.

Nessa conjuntura os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) definem que:

 Os objetivos do Ensino Médio em cada área do conhecimento devem envolver de forma combinada, o desenvolvimento de conhecimentos práticos e contextualizados, que relacionem as necessidades da vida, e o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo Brasil (2000, p. 6).

Para facilitar a construção de um aprendizado com caráter prático e crítico podem ser utilizadas diversas estratégias que sejam desenvolvidas em ambientes articulados e que permitam uma melhor interação entre o aprendiz, o professor/instrutor e o ensino em espaços formais e não formais.

Como a temática deste artigo é sobre a contribuição que as oficinas temáticas e experimentais podem trazer para o rendimento escolar dos alunos, é necessário conceituar o que é uma oficina temática.

Marcondes (2008, p. 69) afirma que:

A oficina temática procura tratar os conhecimentos de forma inter-relacionada e contextualizada e envolver os alunos em um processo ativo de construção de seu próprio conhecimento e de reflexão que possa contribuir para tomadas de decisões. Essas oficinas temáticas se baseiam em atividades experimentais sobre um dado tema de interesse social, sendo explorados conhecimentos químicos em estreita relação com suas aplicações e implicações sociais.

Dentro do contexto que é a educação em química, a oficina temática com é retratada por Marcondes (2008) suje como uma proposta de superação do ensino de Química com ênfase no modelo tradicional, para ações que buscam desenvolver nos alunos o senso crítico e a cidadania partindo de temas químicos sociais como instrumento para a construção do conhecimento químico pelos alunos. Assim as oficinas temáticas podem ser consideradas uma ferramenta metodológica usada para promover o desenvolvimento conceitual e a tomada de decisões dos alunos, pois o seu planejamento contempla apresentação e discussão dos conteúdos químicos articulados ao contexto social, além de contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades pelos alunos, especialmente pela diversidade de metodologias e estratégias usadas, tais como a experimentação, jogos didáticos, vídeos, softwares e textos.

Sendo assim as oficinas tornam as aulas de Química contextualizadas, levando em consideração não só as vivências, mas também o contexto sócio-cultural dos alunos, caracterizando um ensino de Química como meio de educação para a vida, relacionado aos conteúdos estudados e o dia a dia, levando-os a refletir, compreender, discutir e agir sobre o mundo. O ensino por meio de ferramentas que trazem a experiência do aluno para o aprendizado dá sentido ao conhecimento, uma vez que faz com que esse conhecimento se torne útil para o seu cotidiano.

O Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun (CEEP do Chocolate)  localizado em Ilhéus – Bahia – Brasil, foi fundado em 2010 com cursos técnicos nas modalidades integral, subsequente e proeja. Os alunos que ingressão no centro no turno matutino são oriundos da zona rural e urbana, vindos de escolas da rede estatual e municipal. Os alunos do turno matutino que ingressam no curso de eletromecânica, de um modo geral apresentam um baixo rendimento escolar no componente curricular de Química.

No ano de 2015  trinta e três (33) alunos foram matriculados no primeiro ano do Curso Técnico em Eletromecânica e ao final dos quatro bimestres 80% da turma apresentou rendimento abaixo da média requerida para aprovação, que é de cinco (numa escala de 0 a 10), necessitando de uma recuperação final para aprovação. Em 2016 dos trinta e quatro (34)  alunos matriculados  82% tiveram rendimento abaixo da média. Em 2017 a média anual das turmas chegou há 4,3.

Os alunos envolvidos neste problema são os matriculados no turno matutino, são todos entre 14 a 18 anos e não  trabalham. Eles realizam o curso na modalidade integral, que é o ensino médio e profissional juntos, com duração de 4 anos.

Diante do exposto a problemática da pesquisa é constituída pela seguinte pergunta: Quais as contribuições que as oficinas temáticas e experimentais podem trazer para o rendimento escolar dos alunos do primeiro ano da educação profissional no componente curricular de Química do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun em Ilhéus?

Com base na situação problema apresentada neste artigo, verifica-se a existência de uma necessidade de se buscar soluções, pois nos deparamos com uma instituição que aloca recursos financeiros para montar as turmas, recursos humanos, pois programa professores para lecionar nas turmas formadas. Ao realizar oficinas temáticas e experimentais pretende-se que o rendimento escolar aumente e o centro possa ter um melhor planejamento anual e uma redução dos custos financeiros e sociais.

Nesse sentido o Objetivo Geral desta pesquisa é analisar as oficinas temáticas e experimentais frente ao rendimento escolar dos alunos no componente curricular química no Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun.

E os Objetivos Específicos são:

 * Descrever as oficinas temáticas e experimentais.

* Avaliar o rendimento escolar dos alunos no componente curricular de química.

* Indagar as causas do rendimento dos alunos no componente curricular de química.

A metodologia utilizada nesta pesquisa é do tipo descritiva, não experimental, transversal e qualitativa.

A melhoria da qualidade de ensino traz beneficios para todos. Ganha o Centro que pode continuar funcionando sem ter que tomar medidas extremas, como a de fechar turmas. Ganham os professores que terão suas aulas programadas e mantidas ao longo do ano. Ganha o governo, pois desprende recursos que serão melhores aplicados para um maior número de beneficiados. Ganha a sociedade que poderá contar com um maior número de cidadãos formados. E, principalmente, ganha o aluno que não desiste de si mesmo e pode qualificar-se para o mundo do trabalho cada vez mais exigente.

Portanto, as reflexões aqui fomentadas permitirão a critica sobre que tipo de cidadão as instituições de ensino pretende colocar na sociedade e no mundo do trabalho, pois hoje vivemos na era do conhecimento e a cada dia se faz necessário interagir com precisão dentro do contexto social e com o meio ambiente.  Todos os dias  se faz necessário tomar decisões que estão intrínsecas o conhecimento químico, tais como: o tipo de tecido que usamos; o alimento que consumimos e  o combustível. Enfim a Química é uma ciência presente no cotidiano. [...]