As mídias sociais expõem a realidade sobre o surto do coronavírus na China

                                                          

Francisco Hermes Batista Alencar

                                                                                Maria Cilene Gomes Vieira[1]

 

Desde o surgimento de doenças como gripe aviária, peste suína e corona vírus e por que a China ainda é tão suscetível a surtos de doenças.[2] Mais de 20.000 mil pessoas estão infectadas em território chinês e há casos da doença em outros 24 países.

No entanto, nesse momento se exigia uma ampla divulgação pela quarentena dos infectados, evitando que a doenças se espalhasse, e que as primeiras providências fossem tomadas quanto ao coronavírus, pois o impacto na economia global será pior que a SARS.

Pois, os acasos do coronavírus ocultos podem impedir esforços de contenção, isso é o alerta dos especialistas: A falta de sintomas leves, combinada com a natureza altamente contagiosa da doença, aumenta o medo de que os números existentes sejam a ponta do iceberg, afirma o jornalista Bóris Casoy (2019).

Como o coronavírus explode na China, os países lutam para controlar sua disseminação; mas agora é hora de evitar mais epidemias, e os países estão tentando aproveitar o momento. Muitos órgãos de imprensa já noticiaram que os casos de coronavírus se originaram no mercado, na província de Wuhan, onde eles acreditam que surgiu este surto.

Mas como que o vírus saltou de animais infectados para humanos? De acordo como jornal médico Lancet, o primeiro paciente com o coronavírus não estava em contato com algumas pessoas contaminadas que, notificadamente, visitaram o mercado. A suspeita é de que morcegos sejam os primeiros transmissores do vírus antes de ser transmitidos para humanos.

Mas há também uma outra teoria: Outros dizem que o vírus pode ter vasado de um laboratório de nível 4 de biossegurança, há apenas 12 milhas do mercado. O assim chamado, laboratório P4, que estuda os vírus mais perigosos do mundo, incluindo Ebola, SARS e o coronavírus.

E, o médico chinês que foi punido pelo governo após alertar colegas depois do novo coronavírus veio a óbito, Li Wenliang, do Hospital Central de Wahan, o oftalmologista tinha 34 anos, foi o primeiro a enxergar o perigo já em dezembro do ano passado.

Para o pensamento do jornalistaHerácles[3] Germano (2019):

O governo chinês diz que esse vírus é um demônio mas se esqueceu de dizer de quem criou esse demônio foi o próprio homem. E, o Brasil está preparando uma grande festa para receber esse demônio com muita festa e farra que é o carnavalno momento como esse de extrema gravidade não se deve arriscar pois o preço e muito alto a se pagar e não vejo a impressa e as autoridades falarem em proibir o carnaval no momento de extrema gravidade.

As pessoas cobraram na internet um pedido de desculpas ao médico e à liberdade de expressão, o que é muito forte, as hastags que dominaram a principal rede social da China. Mas as censuras foram apagadas pelo governo da China; e, há muita gente inconformada com a atitude do governo na China.

O que trouxe à tona questionamento raríssimos: As pessoas tiveram coragem de criticarem publicamente o governo chinês. Mas o partido comunista tenta responder essa comoção, a China já declarou que irá abrir uma investigação sobre o caso do médico oftalmologista Dr. Li Wenliang. Inclusive o governo prometeu ouvir o principal órgão anti-corrupção do governo.

Esta ilustração é vista como a morte de um herói, pois essa ilustração do Dr, Li foi amplamente compartilhadaonline. Onde mostra a sua face coberta com arame farpado. A hastag, eu quero liberdade de expressão, começou a ser trending. Mas os censores chineses foram rápidos em remover todos os posts.

Enfim, no Webo, os netizens chineses exigiram desculpas do governo em Wuhan. Alguém na China até mesmo escreveu no seu telhado: Para sempre Li Wenliang. Há raiva na China contra o governo, e está crescendo. A morte do Dr. Li Wenliang trouxe de volta ao foco de Xi Jinping a repressão aos dissidentes.

 

Referências:

China: A verdade pode te assustar: https://www.youtube.com/watch?v=loz1FXUQEdU

O informante - novo projeto: https://www.starday.com.br/as?fbclid=...

 

 

[1] Alencar e Vieira são pesquisadores em Ciências da Educação pelo IESCECAP-Brasília/DF: [email protected]

[2] Canal só mais 1: Como você e todos nós já sabemos, aqui no youtube a uma grande censura contra os canais que tentam mostrar a verdade as pessoas. E por esse motivo a uns meses atrás eu tive o meu canal prejudicado. Fui obrigado a apagar todos os vídeos do meu canal e recomeçar. Inclusive um vídeo de 200 mil views que estava ajudando o meu canal a crescer. Então desanimei e quase desisti! Meu canal perdeu quase toda a visibilidade e relevância... Hoje da vergonha de ver as visualizações dos meus vídeos. E está sendo muito difícil reverter isso. Más não quero desistir e deixar o canal morrer, amo fazer isso. Então quem puder e quiser ajudar eu peço que de uma passada no meu canal para conhecer.

 

[3] Na dúvida fique longe das grandes aglomerações de pessoas se possível.